Fundada em 1918 e aberta oficialmente apenas sete anos depois, em 1925, a Hebrew University of Jerusalem (HUJI) conta hoje com mais de 23 mil alunos; 973 pesquisadores; 7 faculdades; 6 campi; 14 escolas; mais de 200 programas e mais de 5 mil cursos.
Ela figura entre as 100 principais universidades do mundo e a primeira entre as universidades israelenses. Albert Einstein, Martin Buber, Chaim Weitzman e Sigmund Freud foram alguns dos membros que compuseram a primeira diretoria da Hebrew University of Jerusalem.
Os participantes da 2ª Delegação ABMES Internacional – Israel Experience visitarão o campus Mount Scopus para as ciências humanas e sociais da HUJI, que fica localizado em uma montanha com elevação de 834 metros acima do nível do mar, no nordeste de Jerusalem.
Entre os institutos da HUJI reconhecidos internacionalmente destacam-se:
- A principal faculdade de Medicina de Israel, a Hadassa;
- As faculdades de Agricultura, Nutrição e Meio Ambiente, que são as únicas do país, e, por isso, são credenciadas para desenvolver todos os projetos governamentais nestas áreas;
- O Instituto Rothberg para estudantes estrangeiros, que atrai milhares de jovens do mundo todo e combina estudos acadêmicos com vivência israelense;
- O Centro Samuel Mendel Melton de Educação Judaica para a Diáspora, que capacita educadores e elabora currículos inovadores e criativos de acordo com a necessidade da educação moderna judaica;
- A Biblioteca Nacional e Universitária. Considerada o centro do testemunho escrito do povo judeu e possui mais de 3 milhões de livros e revistas, incluindo manuscritos e exemplares únicos;
- Arquivo Steven Spielberg de Cinema Judaico, que é a instituição acadêmica mais importante de Israel na área de preservação e catalogação de filmes israelenses e judaicos.
Pesquisa
O setor de pesquisas científicas da HUJI arrecada para a instituição dezenas de milhões de dólares em receitas anuais. Yissum, a companhia de transferência de tecnologia da universidade, já registrou mais de 1.600 patentes, principalmente para tratamentos contra o Alzheimer, Parkinson e câncer, e conta com mais de 530 licenças de tecnologia.
Números globais da HUJI
- 208 programas de intercâmbio em parceria com 95 instituições acadêmicas de 24 países;
- 220 pesquisadores de pós-doutorado de 26 países;
- 320 acordos acadêmicos com instituições em 44 países;
- 2.000 estudantes de 90 países frequentam anualmente a Escola Internacional de Rothberg;
A delegação brasileira conhecerá mais sobre os seguintes aspectos da instituição:
Desenvolvimento Internacional Glocal
Glocal International Development é um programa de mestrado da Faculdade de Ciências Sociais da Hebrew University of Jerusalem (HUJI). Com duração de 18 meses, o objetivo é fornecer aos alunos a teoria, história e habilidades profissionais para trabalhar com comunidades no mundo todo.
Seção de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos
A Hebrew University of Jerusalem é a única instituição de Israel que oferece programas de BA, MA e PhD em Estudos Ibéricos e Latino-Americanos. Concentrada nas áreas de história, literatura, línguas e cultura das populações da América Latina, Caraíbas e da Península Ibérica, o setor reúne estudos sobre mais de 20 países.
MBA Internacional em Empreendedorismo e Inovação
O objetivo da instituição é que todos os alunos, não importa de qual curso, estudem sobre empreendedorismo. Para saber mais, clique aqui e confira essa entrevista (em inglês) com o diretor administrativo do centro de inovação da HUJI.
Outros links
Clique aqui e confira a página da instituição no MOOC Coursera.
Clique aqui e conheça a organização “Amigos brasileiros da Universidade Hebraica de Jerusalém”.