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93% da população atribui ao governo a responsabilidade pela educação superior, diz pesquisa da ABMES

11/09/2018 | Por: ABMES | 4129

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) mostra que para 93% das pessoas entrevistadas a responsabilidade pelo acesso à educação superior é, majoritariamente, governamental. Para elas, é papel do poder público desenvolver políticas que estimulem e viabilizem a continuidade do fluxo de formação educacional.

Realizada em parceria com a empresa de pesquisas educacionais Educa Insights, a pesquisa Eleições 2018 e Educação – Percepções sobre políticas públicas e o processo educacional do Brasil mostra ainda que para 80% dos entrevistados as faculdades particulares são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e deveriam receber mais apoio do Ministério da Educação.

O levantamento teve como objetivo mapear o que pensam e desejam pessoas que pretendem cursar a educação superior nos próximos 12 meses e aquelas que já estão matriculadas na graduação. Foram entrevistados 1.012 homens e mulheres de todas as regiões do país, com idades entre 18 e 50 anos e pertencentes a todas as classes sociais.

Acesso à educação superior

A maior parte das pessoas ouvidas considerou que o Programa Universidade para Todos (ProUni) é a iniciativa que oferece melhores condições de acesso à educação superior, superando inclusive o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), forma de ingresso nas universidades públicas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Essa constatação reflete o atual cenário da educação superior no país, composto em sua maioria por instituições particulares cujas mensalidades consistem em impeditivo para que grande parte da população brasileira consiga cursar a almejada graduação.

A relevância atribuída ao ProUni também foi manifestada quando as pessoas foram questionadas sobre qual programa de acesso à educação superior deveria receber mais atenção do governo.

Nesse ponto, também o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi bastante mencionando, superando em muito as menções ao Sisu, consolidando o entendimento de que o fortalecimento do setor particular na educação superior é permanente e de que ou o governo valoriza as políticas públicas que utilizam a rede de instituições privadas ou o país continuará negligenciando o direito à educação e estagnado entre as nações com os piores índices educacionais do globo.

Qualidade da educação superior

De acordo com o levantamento, 44% da população consideram regular a educação superior ofertada no país. No entanto, de modo geral, as instituições particulares são mais bem avaliadas do que as públicas. Chama a atenção ainda o fato de as universidades públicas terem sido classificadas como péssimas em um percentual duas vezes maior do que o verificado para as privadas. Ainda na linha da qualidade das graduações ofertadas, a pesquisa constatou que a maior parte dos entrevistados indicariam uma instituição particular a parentes ou amigos.

Embora os entrevistados reconheçam as instituições particulares de educação superior como agentes fundamentais para o desenvolvimento nacional, a maior parte dos entrevistados (65%) acredita que a educação básica deveria ser a prioridade do governo federal, principalmente o ensino fundamental.


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