Na próxima terça-feira (11/09), a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) reunirá representantes da área de educação dos principais candidatos à Presidência da República para debater sobre políticas públicas para a educação superior.
O evento, que será coordenado pelo diretor presidente da Associação, Janguiê Diniz, tem como objetivo contribuir para que o setor particular de educação superior conheça as principais propostas dos candidatos relacionadas a aspectos estratégicos para o desenvolvimento dessa etapa educacional. Foram convidados para a ocasião os seis primeiros partidos que aparecem nas pesquisas de intenção de votos realizadas em agosto.
Participantes
- O professor e ex-prefeito de Sobral/CE Veveu Arruda, representará o partido PDT, que tem Ciro Gomes como candidato à Presidência da República e Kátia Abreu como vice;
- Ana Paula de Oliveira, coordenadora do Plano de Governo da coligação Mudar de Verdade, que tem Alvaro Dias como candidato à presidência e Paulo Rabello como vice, representará o Pode;
- O PSDB será representado por Washington Bonfim, membro da coordenação do plano de governo do setor educacional do candidato à Presidência da República Geraldo Alckmin e vice Ana Amélia;
- Pelo PSL, participará Stavros Xanthopoylos, principal consultor educacional do candidato Jair Bolsonaro, que tem como vice General Mourão;
- O PT ainda não confirmou representante;
- O partido Rede, da candidata Marina Silva e vice Eduardo Jorge, será representado pelo coordenador de programa no setor de educação, André Stábile.
Decálogo
Os debates que ocorrerão no evento serão pautados no documento “Eleições 2018 – 10 propostas relevantes para a educação superior brasileira”, organizado pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, que reúne as principais reivindicações do setor particular de educação superior.
Elaborado pelo jornalista, professor, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Arnaldo Niskier, pelo educador e membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), Antonio Carbonari Netto, e pelo reitor e membro da Câmara de Educação Superior do CNE, Gilberto Garcia, o decálogo contempla propostas que são fruto de deliberação política do Fórum. Os três estarão presentes no debate para apresentar o documento e as propostas do setor.
Além da ABMES, o evento contará com a presença de representantes da Associação Brasileira das Faculdades (Abrafi); Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu); Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen); Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep); Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj) e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), entidades que compõe o Fórum.
Inscrições
O evento é gratuito e aberto ao público. As vagas são limitadas. Para participar, basta realizar inscrição por meio de formulário no site da ABMES.
Serviço
Data: 11 de setembro de 2018
Local: Auditório Victorio Lanza (Sede da ABMES) – Ed. Vision Work & Live - SHN Q. 1 - 9º andar – Brasília/DF.
Horário: 8h30 (credenciamento) a 13h
Inscrições: clique aqui e preencha o formulário