Detalhe

Matrículas em faculdades à distância devem superar as presenciais em 4 anos

03/06/2019 | Por: Estado de Minas | 4855
Foto: Divulgação/ Estado de Minas

Se a tecnologia dita cada vez mais os rumos das carreiras do futuro, a sala de aula não pode ficar de fora. No mundo inteiro, o lugar de formação dos profissionais já reflete novos meios de vida e as adaptações necessárias às exigências do mercado. Em meio a essas transformações, o ensino ganha cada vez mais terreno na plataforma digital. No Brasil, enquanto as matrículas nos cursos presenciais registraram decréscimo por dois anos seguidos, nas graduações a distância elas explodiram. Em Minas Gerais, o maior crescimento da Região Sudeste de acordo com os últimos dados disponíveis, os registros feitos para cursos on-line já respondiam por mais de um quarto das matrículas da educação superior. Por trás do computador, as mudanças na forma de estudar encontram histórias de pessoas que conseguiram superar barreiras financeiras, de tempo, idade e até de locomoção para dar asas ao sonho do diploma universitário.

A previsão é de que em 2023 a formação on-line já responda por mais alunos do que aquela feita em sala de aula. A explosão da modalidade coincidiu ainda com a expansão de polos de ensino, mas há quem acredite que esse movimento não seja sustentável. A tendência seria de consolidação e redução, restando apenas aqueles que têm uma base significativa de estudantes. “A virada pode ocorrer dentro dos próximos quatro anos, mas é preciso considerar que o ensino presencial pode retomar o crescimento”, informa o presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, Celso Niskier.

Entre 2010 e 2017, ano do último censo da educação superior, a taxa de novas matrículas presenciais e a distância em instituições públicas e particulares de Minas Gerais cresceu em média 3,4% ao ano. No Rio de Janeiro, o avanço foi de 3,1% no período; no Espírito Santo, de 3%; em São Paulo, 2,9%. Os dados fazem parte da pesquisa Educação Superior em Minas Gerais – Contexto e perspectivas, encomendada pela ABMES e feita pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights.

O levantamento mostra que, no período, o maior crescimento se dá no setor particular, que saltou de pouco mais de 157 mil novas vagas, em 2010, para quase 250 mil novas vagas ao ano, em 2017, crescimento médio anual de 6,8%. No mesmo período, o setor público de ensino superior cresceu somente 3%, saindo de pouco mais de 46 mil novas vagas, em 2010, para cerca de 57 mil novas vagas, em 2017.

De acordo com o estudo, a educação a distância em Minas Gerais tem fatia expressiva do setor particular. Em 2010, o ensino presencial correspondia a 81% das matrículas mineiras, contra 19% de EAD. Em 2017, o número de matrículas presenciais recuou sete pontos percentuais (74%), enquanto a modalidade EAD registrou crescimento dos mesmos sete pontos percentuais, encerrando o ano com 26% de todas as matrículas do mercado privado de educação superior.

A perspectiva das instituições é aumentar o público presencial e ainda mais o da educação a distância. No médio prazo, a previsão é de que os alunos com mais dificuldade financeira migrem para a EAD, principalmente diante do cenário desfavorável do financiamento estudantil, e permaneçam na sala de aula convencional aqueles com mais disponibilidade de tempo e recursos. E, diante dessa “concorrência” com o ensino on-line e antevendo uma alteração no perfil, os estabelecimentos de educação superior estão mudando metodologias e buscando inovar com a didática da EAD, na intenção de captar um grupo mais diverso de alunos.

Nesse contexto, as fronteiras entre presencial e a distância estão se tornando menos nítidas. Atualmente, na chamada sala de aula invertida, que tem sido adotada em universidades e faculdades, os alunos estudam antes em casa e vão para a escola desenvolver a prática sob orientação do professor. “Nesse modelo, o conhecimento pode ser obtido onde o aluno estiver, com apoio de metodologia e materiais oferecidos a distância. Sala de aula é prática. Em um modelo híbrido, a prática é presencial e a teoria é a distância, como ocorre no mundo inteiro”, diz Celso Niskier. No fim do ano passado, portaria do Ministério da Educação (MEC) dobrou o limite para aulas a distância nos cursos de graduação, de 20% para 40%.

“O mundo caminha para o modelo misto, que combina presencial e a distância de acordo com a necessidade de cada aluno e de cada curso. Para algumas graduações, como as da área de saúde, ninguém defende o curso totalmente a distância. O mercado saberá encontrar o caminho que combine interesse do aluno com diretrizes do curso. Tecnologia não é mais opção, mas uma diretriz”, afirma o presidente da ABMES. Assim, cada instituição estabelece seu modelo dentro dos limites das diretrizes nacionais curriculares. Alguns cursos podem ser feitos on-line dentro ainda do que estabelecem os respectivos conselhos profissionais.

No Brasil, apenas quatro cursos não têm a modalidade EAD, por proibição legal: direito, odontologia, medicina e psicologia. “Alguns conselhos têm se oposto à EAD como um todo, com o pretexto de cursos oferecidos 100% a distância. Mas não podem negar a realidade. Além disso, todos os cursos regularizados e autorizados funcionam sob a fiscalização do MEC. Fora disso, é querer andar para trás. Toda área tem potencial para EAD, mas nunca 100%. O debate que deve ser travado via Conselho Nacional de Educação (CNE) é o quanto se pode ter de EAD e o quanto estamos abertos a ela”, afirma Celso Niskier.

Perfis da EAD

Acessibilidade
Júnio Carlos Silva, 47, aposentado, 8º período de administração da Faculdade Arnaldo

Ele se aposentou depois de um acidente de carro, em 1997. Aos 25 anos, Júnio Silva ficou tetraplégico devido à lesão na cervical. Mas não se deixou abater: voltou a estudar em 2007. Terminou o ensino médio e começou a fazer concurso. Mas, para poder almejar cargos melhores e considerando suas limitações físicas, escolheu a educação a distância.

“Minha intenção sempre foi voltar a trabalhar e não ser visto como alguém incapaz. Sempre gostei muito de direito. Em 2013, fiz Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e tentei vaga na faculdade. Administração foi o que consegui. Não era minha vontade, mas passei a gostar muito durante o curso. Era para ter terminado ano passado, mas tive dificuldades por causa de minha lesão. Fiquei internado durante quatro meses e não tinha como fazer as provas. Deixei o TCC (trabalho de conclusão de curso) para este semestre. Quero voltar a fazer concurso ou trabalhar na minha área em empresa privada. A EAD foi a alternativa que tive para fazer graduação, com tudo igual a uma faculdade convencional, porém, com mais comodidade. Tenho todo o material em formato digital e vou à faculdade fazer provas. Minha crítica é em relação aos próprios alunos, que ficam se enganando e não valorizam a EAD. Estudam só para as provas, pegam os testes com turmas anteriores e não entram no ambiente virtual para se aprofundar. Hoje recebo um salário mínimo de aposentadoria. Quem cuidou de mim a vida inteira foi minha mãe. Mas eu envelheci, e ela também. A necessidade de pagar alguém que me ajude é a motivação para ter uma renda melhor. Há nuances da EAD que precisam ser melhoradas, inclusive, o entendimento do que é e o fato de ela ter que ser mais respeitada.”

Congresso
Belo Horizonte sedia de quinta-feira até sábado a 12ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP). Promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (Fórum) e pela Linha Direta. As discussões serão pautadas pelo tema “Educação superior: inovação e diversidade na construção de um Brasil plural”. São esperadas cerca de 500 pessoas entre reitores, mantenedores, autoridades, educadores e formuladores de políticas públicas para educação de todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas no site do evento (https://cbesp.com.br/).

EAD: o desafio da reputação
Ensino a distância demanda sobretudo disciplina dos estudantes, que aderem ao modelo pela comodidade e por ser mais acessível. Esforço e qualidade vêm vencendo resistências.

De um lado, a corda bamba da economia fez dispararem as matrículas na educação a distância. De outro, a mudança no financiamento estudantil foi determinante para a mudança de perfil do universitário brasileiro. Mas a tendência que impulsiona a EAD vai além de fatores socioeconômicos. Tem a ver também com a flexibilidade de se poder estudar a qualquer hora, não importa onde; com a capilaridade dos polos (presentes em pequenos municípios, onde não há universidades ou faculdades); e com a nova geração de estudantes com familiaridade com a tecnologia. Aliadas a isso, as características do estudante – disciplinado, que estuda sozinho e tem determinação – têm ganhado espaço no mercado de trabalho, reduzindo um preconceito que ainda existe.

“Há ainda um desconhecimento de alguns setores sobre o perfil do profissional formado a distância. O diploma é exatamente igual ao presencial. Acreditamos que são alunos que, por vencer tantos obstáculos nos estudos, têm essa capacidade de superação. Já ouço algumas empresas testemunharem sobre esse diferencial de graduação”, conta o presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, Celso Niskier.

Apesar de atualmente o estudante ser preponderantemente mais velho e de a EAD atingir, muitas vezes, quem já estava no mercado e não tem como voltar a estudar, é notada a ascensão gradual de um outro grupo: o de alunos recém-formados no ensino médio. O perfil também é bem específico: jovem, com habilidades para a tecnologia, que já quer ou precisa trabalhar e tem dificuldade financeira e, por isso, quer um diploma mais acessível.

Embora sejam muitas as razões, as questões econômicas continuam pesando na escolha. E, por isso, o aumento nas matrículas em EAD, que em Minas Gerais representam pouco mais de um quarto da fatia desse mercado no setor privado, tem a ver com o fato de ela ser opção economicamente mais viável para muita gente. Essa motivação pega, principalmente, o público que teve de parar de estudar e encontrou no ensino on-line a possibilidade de cursar a graduação a preço mais acessível. Enquanto nos cursos presenciais o preço médio da mensalidade varia de R$ 529 a R$ 5.269, na EAD vai de R$ 127 (gestão comercial) a R$ 270 (serviço social).

O crescimento da EAD coincide, aliás, com o período de redução no número de vagas e de mudanças nas regras do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Em 2015, quando começaram as dificuldades com o Fies, as matrículas presenciais saíram de 486.924 para 468.821, em 2017. No mesmo período, a EAD subiu de 127.060 para 167.060 novos alunos.

Por isso, a base da interlocução das associações com o governo passa pelo resgate da ideia do crédito estudantil, presente no mundo inteiro, e fazer isso não levando em conta critérios financeiros, mas o valor social do programa. “O retorno desse aluno para a sociedade vai muito além do financiamento. Depois de formado, vai pagar impostos e ter renda. Esse estudante está no melhor momento para adquirir competências, mas no pior momento em termo de caixa. Não é um investimento financeiro. É social.”

Palavra de especialista
Luiz Cláudio Costa – presidente do Observatório de Rankings Acadêmicos e de Excelência (IREG, na sigla em inglês), ligado à Unesco, e vice-reitor do Instituto de Educação Superior em Brasília

Tendência sem volta
“Discutimos em um congresso em Bolonha (Itália) e é preocupação do mundo inteiro a necessidade de se trabalhar a reputação da EAD, porque, culturalmente, até pouco tempo, educação era presencial. Há muitos aspectos a serem vencidos para mostrar a importância, seriedade e capacidade de ela atender demandas da sociedade. Organizações europeias e norte-americanas estão trabalhando nisso. Os Estados Unidos estão começando os primeiros cursos de educação a distância – lá, é para atender ao pessoal mais velho, que já tenha tido algum crédito numa instituição superior. A partir do ano que vem, as chamadas big leagues, as universidades famosas, vão começar a oferecer ensino a distância. Quando bem-feita, a EAD pode contribuir para formação do estudante, mas é preciso responsabilidade das instituições para buscar professores que saibam fazer e material e mecanismos adequados, pois o estudante tem que ter muito mais que autonomia e disciplina. No Brasil, as provas são feitas presencialmente. No exterior, há mecanismos que verificam se o entorno do estudante sentado em frente ao computador, para onde ele está olhando, se está com uma fonte extra de consulta. Devemos falar em educação em diferentes níveis de presencialidade e, não tenho dúvida, a do futuro será assim. Temos tecnologia disponível, mas a mudança é cultural.”

Perfis da EAD

Malabarismo
Kênia Cristina Cristo Silva Freitas, de 33 anos, 5º período de pedagogia da Faculdade Pitágoras.

Ela começou o curso dos sonhos em fevereiro de 2017. Faz todo dia a ginástica de estudar, trabalhar, ser dona de casa e mãe de três filhos de 13, 9 e 8 anos.

"O curso EAD foi a minha única opção, por questão de valor e tempo. Não tenho condições de pagar a mensalidade do curso presencial e nem de arcar com passagem. Com família, é complicado ficar fora de casa por muito tempo. Mas conciliar tudo é um verdadeiro malabarismo. Estudo em casa à noite e tenho aulas presenciais aos sábados. Eu me considero muito disciplinada. Tenho conseguido adquirir os conhecimentos necessários de maneira qualitativa. Porém, às vezes, é irritante não ter um tutor ou professor para atender sua demanda no momento. E é aí que entra a questão do computador, pois uma dúvida que você tem leva até 48 horas para ser sanada. Então, requer paciência também. Na atual conjuntura, prefiro a EAD, porque consegui me adequar. Terei mais tempo com minha família, pois, mesmo estudando em casa, estou presente numa eventual emergência. Pretendo terminar a graduação em dezembro de 2020 e já iniciar, no mesmo formato, uma pós em tutoria e gestão escolar em fevereiro do ano seguinte. Para uma mulher parda e pobre como eu, a educação é a única saída pra almejar uma vida melhor."

Aplicação
Darcy Campos Maciel, de 58 anos, 8º período de ciências econômicas da Faculdade Arnaldo.

Ele sempre trabalhou com contabilidade. Está quase se aposentando e quase se formando ao mesmo tempo. Pai de cinco filhos, dos quais quatro já formados e um prestes a entrar no curso superior, decidiu cursar EAD para futuramente abrir o próprio negócio.

“Eu precisava de mais conhecimento para desenvolver o que o mercado exige. Vinha trabalhando em escritório para conseguir fazer curso superior, primeiro pelo fator financeiro e também por ser arrimo de família. Fiz ciências da religião, sou bacharel em teologia, mas precisava fazer economia ou contabilidade. Economia era mais completo para a minha atividade. Faço análises, balancete, mas aprendi tudo na prática. Com o curso de economia, passei a entender o porquê de cada documento e sua importância. Antes, apenas classificava, sem saber o motivo. O sucesso do curso a distância é a disciplina. Tem que abrir mão de ver televisão, da internet e outros atrativos para se aplicar aos estudos. Reparei que essa modalidade de ensino exige muita pesquisa, muito mais do que a aula presencial. É sabe ou não sabe. Não tem professor em sala para te dar dois pontinhos e um empurrãozinho. Se perder média, perdeu mesmo. É gratificante o curso. E eu não podia ficar para trás. Tive que entrar também para ajudar meus filhos e incentivá-los.”


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Debate | Expressão Nacional - Qualidade do Ensino a Distância

Em 5 de novembro de 2019, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, participou do programa Expressão Nacional, da TV Câmara, com o tema "Qualidade do Ensino a Distância". Além dele, o debate contou com a presença dos deputados federais Gastão Vieira e Átila Lira, bem como do gerente de Políticas Educacionais do Movimento Todos Pela Educação, Gabriel Correa

ABMES apresenta mitos e verdades sobre EAD na Câmara dos Deputados

Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, participou na terça-feira (27/08) de audiência pública na Câmara dos Deputados para debater EAD na área da Saúde. Na ocasião, Caldas desmentiu algumas informações irreais relacionadas à modalidade e ressaltou a importância da observação dos critérios regulamentares do MEC para a utilização plena e responsável da tecnologia

XII CBESP | Resumo do congresso

Com número recorde de inscrições, a 12ª edição do CBESP contou mais de 500 congressistas de todo o país. Foram três dias  com a presença de 23 palestrantes que somaram cerca de 22 horas de conteúdo sobre os caminhos que a educação superior deve tomar na 4ª revolução industrial

XII CBESP | Dia 3

O último dia do XII CBESP foi marcado pela leitura da Carta de Belo Horizonte. O momento encerrou uma manhã intensa de atividades, que contou com pesquisas inéditas, palestra sobre meditação e mesa-redonda com conselheiros do CNE. O Congresso reuniu mais de 500 pessoas entre mantenedores, reitores, especialistas em educação e autoridades governamentais na capital mineira, Belo Horizonte/MG

XII CBESP | Confira quem são os apoiadores do evento

Conheça um pouco mais sobre os apoiadores da 12ª edição do principal congresso da educação superior brasileira, o CBESP 2019. Alguns deles acompanham a iniciativa desde sua primeira edição!

XII CBESP | Dia 2

O segundo dia do XII CBESP foi marcado por palestras e debates sobre inclus~soa e diversidade centradas no tema "Educação superior: inovação e diversidade na construção de um Brasil plural". O Congresso reuniu mais de 500 pessoas entre mantenedores, reitores, especialistas em educação e autoridades governamentais na capital mineira, Belo Horizonte/MG

XII CBESP | Dia 1

A abertura da 12ª edição do CBESP contou com a presença do ministro da Educação e palestras que deram a tônica dos outros dias do evento. O Congresso reuniu mais de 500 pessoas entre mantenedores, reitores, especialistas em educação e autoridades governamentais na capital mineira, Belo Horizonte/MG

Inovação e diversidade darão o tom do XII CBESP

Dando continuidade aos debates sobre inovação ocorridos no último Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), a 12ª edição do evento terá como tema “Educação superior: inovação e diversidade na construção de um Brasil plural”. O encontro acontecerá de 6 a 8 de junho de 2019, em Belo Horizonte/MG

Cordel da EAD

Utilizando a linguagem de cordel, a ABMES explica um pouco mais sobre a educação a distância (EAD) e a importância dela para o ensino superior brasileiro

XII CBESP | Belo Horizonte sediará principal congresso da educação superior brasileira

Reconhecido como o principal evento da educação superior brasileira, o Congresso será realizado nos dias 6, 7 e 8 de junho de 2019. Diversidade, inovação, políticas públicas e modelos de sucesso são destaques na programação, que, além de palestras e debates com a presença de renomados especialistas e gestores da educação brasileira, contará com workshops práticos para os participantes. 

EAD para pós-graduação e ampliação da modalidade em cursos presenciais

No fim de 2018 algumas notícias importantes movimentaram a educação superior brasileira: a regulamentação de programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade EAD e a ampliação de aulas nessa modalidade que podem ser ofertadas nos cursos de graduação presenciais, o limite passou de 20% para 40%. Confira neste vídeo alguns pontos importantes dessas medidas e tire suas dúvidas

Um ano do Decreto da EAD - o que mudou?

Após um ano da publicação do Decreto Nº 9.057, que regulamentou a educação a distância no Brasil, a modalidade se tornou ainda mais popular. Confira mais informações sobre a EAD neste vídeo produzido pela ABMES TV.

Legislação

PORTARIA CAPES Nº 90, DE 24 DE ABRIL DE 2019

Dispõe sobre os programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade de educação a distância.


PORTARIA MEC Nº 1.428, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018

Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial.


INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 14 DE JANEIRO DE 2013

Dispõe sobre os procedimentos do fluxo dos processos de regulação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos na modalidade EAD.


INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 14 DE JANEIRO DE 2013

Disciplina os procedimentos para os processos de mudança de local de oferta de cursos superiores, na modalidade presencial, oferecidos por Instituições de Educação Superior (IES) sem autonomia universitária do Sistema Federal de Ensino.


Notícias

MEC libera 40% de ensino a distância para cursos da área da saúde e engenharias

A maior flexibilização para o uso da modalidade nos cursos presenciais atende a uma demanda de donos de faculdades privadas

Ronaldo Mota: 'Qualquer profissão que dispensar a educação digital está fadada ao fracasso'

Ex-secretário nacional de educação a distância afirma que é 'um crime' formar médicos, professores ou advogados sem habilidades da educação digital

A importância da educação a distância

Estadão: Em artigo, Celso Niskier explica que, em um país como o Brasil, é fundamental a existência de um sistema educacional hibrido, combinando atividades e cursos presenciais e à distância

A EAD e o ingresso no Ensino Superior

Modalidade a distância cresce nos cursos de graduação do País

Cursos de licenciatura EAD terão que oferecer estágio presencial a partir de 2022, define conselho

G1: Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, afirma que é preciso modernizar as licenciaturas e introduzir novas tecnologias

EAD, parte 4: apesar de boom de matrículas, faturamento das faculdades privadas com modalidade ainda é 'aposta'

O Globo: Em entrevista, o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, comenta sobre o crescimento da educação a distância

Graduação na sala de casa? Educação a distância avança mais rápido no Brasil

Estado de Minas: Matéria com participação do diretor presidente da ABMES faz análise da situação da educação superior brasileira com destaque para o estado de Minas Gerais

As mudanças necessárias no ensino e o conceito híbrido

Terra: Em levantamento apresentado pela ABMES , o crescimento na modalidade EAD tem redefinido o perfil acadêmico atualmente

Matrículas na educação a distância devem superar cursos presenciais em 2023

Hoje em dia: Matéria traz dados de pesquisa da ABMES mostrando que a EAD será a preferência de mais de 2,2 milhões de estudantes em 2023

Conselhos profissionais podem vetar alunos com formação EaD?

Quero Bolsa: Matéria com participação da ABMES fala sobre restrições que alguns conselhos profissionais querem impor ao registro de alunos formados em cursos a distância

Onde melhorar a educação

O Globo: Em artigo, Arnaldo Niskier apresenta alguns problemas enfrentados pela educação brasileira em todos os níveis

Este ranking inédito traz os melhores cursos a distância no Brasil

Exame: Em levantamento realizado pela ABMES, aponta o crescimento de estudantes interessados na modalidade a distância

Capes autoriza programas de mestrado e doutorado a distância

Quero Bolsa: Em entrevista, o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, comenta sobre a ampliação dos cursos EAD

"Meu filho quer fazer EAD, e agora?"

SEGS: Em levantamento feito pela ABMES, a modalidade a distância tem captado o público mais jovem nos últimos anos.

Ranking inédito traz lista dos melhores cursos a distância do país

TI Inside: Em pesquisa feita pela ABMES, mostra o crescimento na educação a distância

Alunos de farmácia, veterinária e arquitetura EaD podem ficar sem registro

Folha de S.Paulo: Em entrevista, o diretor executivo da ABMES, comenta sobre a decisão dos conselhos de barrar as inscrições de profissionais formados por cursos a distância

Faculdades vão oferecer mestrado e doutorado a distância a partir de 2020

Folha de S.Paulo: Em entrevista, o diretor-presidente da ABMES, Celso Niskier, comenta sobre a demanda por mestrados e doutorados a distância

Capes permitirá pela primeira vez cursos de pós-graduação a distância

O Globo: Em entrevista , o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, comenta sobre a pós-graduação stricto sensu na modalidade a distância

Fórum entrega a Abraham Weintraub propostas para melhorias na regulamentação do setor

Documento reúne medidas para otimizar a supervisão e a avaliação IES e promover a desobstrução regulatória

CBESP 2019: Ensino a distância deve ganhar força nos próximos anos

Correio Braziliense: No 12°Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, comenta sobre a EAD

CBESP 2019: MEC estuda rever suspensão de abertura de novos cursos de medicina

O Globo: Durante o CBESP, representante do MEC falaram da possibilidade de ampliação da oferta de vagas dos cursos de medicina

CBESP 2019: MEC estuda abrir novos cursos de medicina

Correio Braziliense: O secretário substituto da Seres/MEC, Marco Aurélio de Oliveira, falou durante o Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular que estão sendo feito estudos para a abertura de novas vagas nos cursos de medicina

CBESP 2019: MEC estuda rever suspensão de novos cursos de Medicina

Estadão: Durante o Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular, o secretário da Seres/MEC, Marco Aurélio de Oliveira, comenta sobre a ampliação da oferta de vagas de medicina

CBESP 2019: Ministro da Educação diz que ensino superior particular será fortalecido

Exame: No Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, o ministro Abraham Weintraub defendeu o setor particular e disse que dará mais liberdade para as instituições de ensino

CBESP 2019: Com Fies em baixa, universidades particulares consolidam crédito estudantil próprio

Zero Hora: Na abertura do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular,o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, defendeu a importância do financiamento estudantil

Metade das bolsas integrais do ProUni é em cursos a distância

Agência Brasil: Em entrevista, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, comenta sobre a EAD

CBESP 2019: Universidade particular quer mudar avaliação pela pasta

Valor Econômico: Durante o CBESP, o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, garante que vai apresentar propostas par mudanças no processo de avaliação

CBESP 2019: Em MG, MEC defende desburocratização para liberar cursos de Educação Superior

Ministério da Educação: Abraham Weintraub, durante a participação no Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular, disse que dará mais liberdade ao ensino superior particular

CBESP 2019: MEC estuda rever suspensão para criação de novos cursos de medicina no país

Folha de S.Paulo: Marco Aurélio de Oliveira, o diretor da Seres/MEC, em participação no Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, disse que está em análise a possibilidade de aumento de vagas de medicina

CBESP 2019: MEC estuda liberar vagas e ofertas de cursos de medicina

Agência Brasil: No Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, o diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC, Marco Aurélio de Oliveira, diz que o governo estuda novas possibilidades de ampliação de ofertas dos cursos de medicina

CBESP 2019: Ensino superior oferece meditação para ajudar na formação de alunos

Agência Brasil: No Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, instituições de ensino superior buscam benefícios para estudantes através de cursos de meditação

Weintraub: crescimento econômico elevará procura por ensino superior

Yahoo Notícias: No Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, foi desafiado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, a apresentar ao MEC uma proposta para formação de professores em prol da educação básica

12º CBESP: Carta de Belo Horizonte

Propostas trazidas pelo 12º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, realizado nos dias 6,7 e 8 de junho de 2019, em Belo Horizonte/MG

CBESP 2019: políticas públicas estão na contramão da inclusão

Ampliação do número de estudantes passa pelo fortalecimento do financiamento estudantil e pela educação a distância

CBESP 2019: Gamificação, marketing digital e design thinking: o futuro (breve) da educação

Painel realizado no XII CBESP provocou os congressistas a refletirem sobre a transformação digital necessária à educação para sobreviver em um contexto inovador

CBESP 2019: Caminhos para inovar a partir do investimento em diversidade

Experiências mostram como internacionalização e diversidade racial podem conduzir as IES a novos patamares de inovação e inclusão

CBESP 2019: Enem 2019 está garantido, diz ministro

Jornal Floripa: O ministro participou nesta quinta-feira da abertura do 12ª Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, que ocorre em Belo Horizonte

CBESP 2019: Após confronto com universidades federais, Weintraub fala em fortalecer setor privado

Terra: Na abertura do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, defende do fortalecimento do ensino superior particular

CBESP 2019: Enem 2019 está garantido, diz ministro

Agência Brasil: Na abertura do CBESP,o ministro da Educação participou do evento e garantiu o crescimento do ensino superior particular

CBESP 2019: Ministro diz que rede federal não conseguirá atender demanda

Correio Braziliense: Durante a abertura do 12°Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), que ocorre em Belo Horizonte, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que a demanda do ensino superior deve crescer nos próximos anos

CBESP 2019: Ministro da Educação defende fortalecimento do ensino superior privado

O Globo: Durante a participação no CBESP, o ministro da Educação fala da importância da educação superior particular

CBESP 2019: Seres/MEC afirma que EAD é a chave para incluir milhões de brasileiros na educação superior

Posicionamento foi apresentado pelo diretor de Políticas Regulatórias durante a 12ª edição do CBESP

CBESP 2019: Ministro da Educação defende fortalecimento de ensino superior particular

Folha de S.Paulo: Em CBESP, o diretor presidente a ABMES, Celso Niskier, ressaltou em discurso de abertura que defenderá a educação superior particular como instrumento para a libertação das amarras que prendem o desenvolvimento do país

CBESP 2019: Weintraub garante que o Enem vai acontecer, mesmo após mais uma baixa no Inep

CBN: Em Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, comenta que as instituições superiores particulares são responsáveis por 80% da formação superior

CBESP 2019: Ministro da educação defende ensino superior privado em abertura de congresso do setor em BH

G1: O ministro da Educação, Abraham Weintraub, compareceu ao CBESP, realizado em Belo Horizonte, e em seu discurso garantiu que dará liberdade ao ensino superior particular

Weintraub: crescimento econômico elevará procura por ensino superior

Agência Brasil: Em Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, realizado em Belo Horizonte, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, defendeu hoje o setor particular como principal agente na expansão do ensino superior

CBESP 2019: Diretora do Google Brasil convoca IES a agirem pela diversidade

Gleidys Salvanha foi a responsável pela palestra magna na noite de abertura do 12º CBESP

CBESP 2019: Na abertura do CBESP, ministro da Educação fala em crescimento e liberdade para o setor

Abraham Weintraub fez a abertura solene do Congresso e discursou para mais de 500 pessoas presentes ao evento que acontece em Belo Horizonte

ABMES lança 43ª edição da revista Estudos no XII CBESP

Produzida por especialistas em educação superior, a publicação traz análises, debates e reflexões sobre os indicadores de qualidade da educação superior

Diversidade é chave para inovar no ensino superior; tema será debatido em congresso em BH

Hoje em Dia: Em entrevista, o secretário executivo do Fórum e diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, fala sobre os debates que acontecerão durante o XII CBESP

A nova sala de aula

SEGS: Em dados apresentados pela ABMES mostra que as instituições particulares passarão a receber mais alunos para estudar em cursos a distância do que presencialmente

EAD se consolida no Brasil

Destak: Em estudos realizados pela ABMES, o número de alunos matriculados na modalidade EAD quase dobrou em 10 anos

Cursos de Educação a Distância da UFPE são bem avaliados pelo MEC

Diário de Pernambuco: Pesquisa divulgada pela ABMES mostra que 44% dos entrevistados optariam pela modalidade EAD

Aluno deve ser ressarcido se curso a distância não for válido

O Tempo: Em entrevista, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, comenta sobre o cursos EAD

Projeto Seres em Ação realizará atendimentos durante o XII CBESP

O serviço será oferecido na sexta-feira, 7 de junho, mediante agendamento prévio. Vagas limitadas

ABMES repudia informações infundadas divulgadas pelo CFMV

Atitudes de desinformação e até enganosas comprometem absurdamente a segurança jurídica de alunos, professores, profissionais e toda a sociedade

Mitos e realidades da EAD será tema de palestra no CNE

Presidente da Abed apresentará os desafios, conquistas e a importância da educação a distância

Ensino a distância é alvo de polêmica

A Tribuna: em entrevista, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, comenta sobre a falta compreensão técnica dos Conselhos

Nova portaria esclarece critérios para criação de curso de pós-graduação stricto sensu a distância

A instituição interessada deverá enviar à Capes documentação comprobatória dos critérios exigidos durante a apresentação da proposta de novo curso

Entidades de educação superior processam conselhos que vetam EAD

Folha de S.Paulo: Em entrevista, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, comenta sobre a decisão arbitrária dos conselhos de não reconhecer cursos EAD

ABMES entra na Justiça após conselhos barrarem alunos de EAD

Decisão da Associação de Mantenedoras do Ensino Superior acontece após entidades decidirem barrar registro de formandos em cursos à distância

Cursos a distância: Conselhos barram registro de alunos

Jornal da Band: Em entrevista, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, comenta sobre os cursos EAD

Restrição a registro de formados por EAD provoca queda de braço entre universidades e conselhos

Zero Hora: Em notícia, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, comenta sobre a modalidade EAD

Ensino a distância vai superar alunos dentro de sala de aula

A Tribuna ES: Em entrevista, o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, fala sobre o crescimento do ensino a distância

ABMES aciona legalmente conselhos profissionais que se opõem a cursos EAD

Prática usurpa competência do MEC e vai contra a legislação educacional vigente no país

Redução de burocracia garante melhor andamento de processos

O cenário ideal para o ensino superior privado do Brasil seria a autorregulação desempenhada pelas próprias instituições

Educação a distância cresce e novas modalidades são oferecidas no estado

Diário de Pernambuco: Em levantamento realizado pela ABMES mostrou ainda que, se informados de que os cursos a distância podem ter etapas presenciais, a aceitação aumenta para 93% dos estudantes pesquisados

Diversidade, inovação, políticas públicas e modelos de sucesso são destaques na programação do XII CBESP

Além de palestras e debates com a presença de renomados especialistas e gestores da educação brasileira, a programação conta com workshops práticos para os participantes

Veterinários formados a distância vão poder exercer a profissão

Canal Rural: Em entrevista, o assessor jurídico da ABMES, Bruno Coimbra, comenta sobre as novas regras do Fies, que dificultam o acesso ao programa

Veterinários formados a distância não terão registro profissional

Agência Brasil: Em entrevista, o consultor jurídico da ABMES, Bruno Coimbra, fala sobre os cursos a distância

Mestrado e doutorado a distância

Programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade EAD são regulamentados no País

Banda Jota Quest fará show de abertura do XII CBESP

Apresentação será realizada após conferência especial sobre o tema central do congresso, que acontecerá em Belo Horizonte/MG, de 6 a 8 de junho

XII CBESP: Maiores delegações ganharão cortesias para a edição seguinte

Grupos com até 10 pessoas ganharão o benefício, que varia de acordo com o número de integrantes. Não é permitida a junção de duas instituições para constituir uma delegação

Inovação e diversidade darão o tom do XII CBESP

Evento, que será realizado em Belo Horizontes/MG nos dias 6, 7 e 8 de junho de 2019, aprofundará discussões realizadas na 11ª edição. Inscrições abertas

Inscrições abertas para a 12ª edição do CBESP

Interessados têm até o dia 14 de janeiro de 2019 para garantir os valores promocionais do 1º lote de inscrições. O Congresso será realizado em Belo Horizonte/MG nos dias 6, 7 e 8 de junho

Em 2019, Belo Horizonte sediará o XII CBESP

Reconhecido como o maior evento do setor educacional no país, o Congresso será realizado nos dias 6, 7 e 8 de junho de 2019. Associados de entidades que compõem o Fórum terão descontos especiais. Inscrições em breve

Coluna

Educação Superior Comentada| O descabimento da decisão do CAU/BR que veda a inscrição e registro de egressos de cursos de Arquitetura e Urbanismo ofertados em EAD

Para falar sobre a perseguição dos conselhos profissionais ao ensino a distância, Gustavo Fagundes comenta na edição desta semana sobre a decisão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, que decidiu que os conselhos estaduais não admitirão o registro de egressos de cursos de graduação EAD. O especialista ressalta que é preciso que os conselhos entendam que não cabe a eles distinguir entre as modalidades de oferta da educação superior

Educação Superior Comentada| A ampliação do credenciamento provisório para oferta de EAD

Na edição desta semana são abordadas as normas que promoveram a ampliação do alcance do credenciamento provisório para oferta de educação a distância (EAD). Na opinião de Gustavo Fagundes, isso permitirá de fato uma atuação mais adequada das instituições de educação superior. "Vale lembrar contudo que o credenciamento provisório deve ser ratificado depois da avaliação in loco e com a publicação do ato definitivo"

Educação Superior Comentada| Inviabilidade da oferta de cursos de graduação integralmente a distância

Na edição desta semana, Gustavo Fagundes faz uma análise histórica sobre a regulação da educação a distância com o objetivo de explicar a evolução das normas aplicadas à modalidade. Segundo o especialista, “não será mais viável a obtenção de autorização de funcionamento de cursos de graduação a distância sem previsão de atividades presenciais obrigatórias”

Educação Superior Comentada | Carga horária para a extensão na EAD e o percentual de atividades presenciais

Na edição desta semana, Gustavo Fagundes responde algumas dúvidas de leitores da Coluna Educação Superior Comentada sobre a inclusão ou não da carga horária destinada à extensão dentro do limite de 30% de carga horária para atividades presenciais nos cursos a distância. O especialista esclarece a questão por meio de uma interpretação sistêmica, compreendendo o contexto regulatório vigente, sobretudo do artigo 100 da Portaria Normativa n° 23/2017

Educação Superior Comentada | A resolução do Crefito 3 que proíbe o registro de egressos de cursos de Fisioterapia EAD

Na edição desta semana, Gustavo Fagundes afirma ser descabida a atitude do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito 3) – com atuação no estado de São Paulo/SP, que editou a Resolução n° 68/2019 para proibir a inscrição de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais oriundos de cursos realizados na modalidade a distância