O 9º dia de viagem da Delegação Internacional da ABMES em Portugal foi marcado por visitas a instituições históricas do país. O grupo iniciou a quarta-feira (2/11) com um seminário temático na Universidade Lusíada de Lisboa, localizada na Casa Nobre de Lázaro Leitão Aranha, construída em 1734, e, logo após, os participantes almoçaram no Grêmio Literário de Lisboa, fundado em 1846, a convite da Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado (APESP).
Durante o seminário na Universidade Lusíada, os gestores educacionais brasileiros assistiram uma apresentação sobre o sistema de ensino superior português. João Redondo, chanceler da Universidade Lusíada, apresentou fatos e números do setor, bem como explicou sobre o funcionamento do modelo de avaliação e acreditação das instituições portuguesas e finalizou contextualizando o ensino superior de Portugal dentro do modelo europeu.
Ordem do Mérito ABMES
Em seguida, Celso Niskier, diretor presidente da ABMES e Grão Mestre da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior, conferiu o grau de Oficial a João Redondo. Assim, ele entra na lista de personalidades educacionais internacionais que foram prestigiados com a medalha.
Grêmio Literário
No almoço, a convite da APESP, a Delegação Internacional da ABMES conheceu o Grêmio Literário de Lisboa, um dos locais mais bonitos e históricos de Lisboa. Fundado em 1846, o Grêmio teve entre os seus fundadores as duas principais figuras do Romantismo nacional, o historiador Alexandre Herculano (Sócio nº 1) e o poeta e dramaturgo Almeida Garrett. O local é citado em diversas obras de Eça de Queiroz.
Na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação entre a ABMES e a APESP. O documento servirá como um "guarda-chuva", porém, dentro do acordo, as IES poderão criar termos aditivos individuais para atender a seus interesses específicos. Além disso, as instituições brasileiras que possuem interesse em parcerias com instituições que compõem a APESP puderam também assinar o acordo e sinalizar a pretensão.
António Manuel de Almeida-Dias, presidente da APESP, foi o responsável por receber a missão da ABMES e assinar o convênio, juntamente com Domingos Oliveira Silva, presidente do Conselho Fiscal da entidade.
Web summit
Para finalizar o dia, alguns integrantes da Delegação Internacional da ABMES foram ainda no Web Summit Lisboa, principal e maior feira de tecnologia e inovação do mundo.