Vídeos

09/11/2017 | Por: ABMES TV | 7321

Reformulação do Decreto 5.773 e os novos instrumentos de avaliação (matéria)

O novo decreto que regulamentará a educação superior no Brasil e os novos instrumentos de avaliação foram debatidos no último Seminário ABMES.

O evento contou com a presença da presidente do Inep, Maria Inês Fini, e do secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Henrique Sartori, além de outros especialistas. 



Conteúdo Relacionado

Vídeos

Seminário ABMES | Novos instrumentos de avaliação

Os instrumentos de avaliação da educação superior no contexto da nova legislação foram o tema debatido no Seminário ABMES de fevereiro. Coordenado pelo diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, a iniciativa contou com a participação de Celso Niskier, vice-presidente da Associação; Paulo Chanan, membro do Conselho de Administração da ABMES; Maximiliano Damas, especialista em avaliação da educação superior; José Roberto Covac, consultor jurídico da ABMES e Iara Xavier, consultora especializada na área educacional e assessora da presidência da ABMES.

 

Novos instrumentos de avaliação

Entenda mais sobre o novos instrumentos de avaliação para o monitorar a qualidade dos cursos de graduação presenciais e a distância, bem como das instituições de educação superior, que serão adotados a partir de março de 2018 pelo Inep

Reformulação do Decreto 5.773 e os novos instrumentos de avaliação (Henrique Sartori)

Vídeo de Henrique Sartori, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), sobre a reformulação do decreto 5.773.

Reformulação do Decreto 5.773 e os novos instrumentos de avaliação (Paulo Chanan)

Vídeo de Paulo Chanan, membro do Conselho de Administração da ABMES, sobre os novos instrumentos de avaliação.

 

Reformulação do Decreto 5.773 e os novos instrumentos de avaliação (Maximiliano Damas)

Vídeo de Maximiliano Damas, especialista em avaliação da educação superior, sobre os novos instrumentos de avaliação.

 

Reformulação do Decreto 5.773 e os novos instrumentos de avaliação (Maria Inês e Sueli Macedo)

Vídeo de Maria Inês Fini (presidente do Inep/MEC) e Sueli Macedo (Coordenadora-Geral de Avaliação dos cursos de Graduação  e Instituições de Ensino Superior) sobre os novos instrumentos de avaliação.

Reformulação do Decreto 5.773 e os novos instrumentos de avaliação (Debate)

Vídeo do debate sobre a reformulação do decreto 5.773.

Reformulação do Decreto 5.773 e os novos instrumentos de avaliação (José Roberto Covac)

Vídeo de José Roberto Covac, Consultor Jurídico da ABMES, sobre a reformulação do decreto 5.773.

Novos Instrumentos de Avaliação

Tendo em vista a reformulação dos Instrumentos de Avaliação dos Cursos de Graduação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), a ABMES realizou no dia 4 de julho, em Brasília, seminário com o objetivo de analisar e discutir as principais mudanças, evolução dos indicadores e pontos polêmicos dos novos instrumentos e com isso dirimir as dúvidas dos participantes.

Legislação

PORTARIA MEC Nº 1.382, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017

Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica nas modalidades presencial e a distância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes.


PORTARIA MEC Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017

Aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação para os atos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento nas modalidades presencial e a distância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes.


DECRETO Nº 5.773, DE 09 DE MAIO DE 2006

Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino.

 


Notícias

MEC destaca transparência e celeridade na nova legislação que regulará a educação superior no Brasil

Fala ocorreu durante o seminário Mudanças na Educação Superior: Reformulação do Decreto 5.773 e o Novos Instrumentos de Avaliação, promovido pela ABMES

Coluna

Educação Superior Comentada | A nova sistemática de avaliação dos indicadores relativos às bibliografias básica e complementar nos instrumentos de avaliação de cursos de graduação

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, comenta a mudança na sistemática de avaliação dos indicadores relativos às bibliografias básica e complementar nos instrumentos de avaliação de cursos de graduação. Segundo o especialista, o afastamento da utilização de parâmetros objetivos uniformes e impeditivos do pleno exercício da autonomia didático-científico das instituições representa um inegável avanço no respeito aos projetos pedagógicos das IES