Como resultado de articulações realizadas no âmbito do projeto ABMES Internacional, a Associação Internacional de Universidades (IAU), iniciativa comandada pela UNESCO, convida os associados da entidade para participarem da "5ª Pesquisa Global sobre Internacionalização da Educação Superior".
Este levantamento, realizado desde 2003, conta com questões que permitem uma análise de dados exclusiva das tendências e desenvolvimentos globais e regionais no campo da educação superior internacional e políticas da área.
O documento é conduzido pela iniciativa da IAU e conta com o apoio da Agência Universitária para a Francofonia (AUF), da Academia de Pesquisa e Ensino Superior (ARES), do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e da Associação de Educadores Internacionais (NAFSA).
A ABMES incentiva seus associados a participarem e contribuírem com a pesquisa para, principalmente, tornar a educação particular brasileira cada vez mais visível no mundo. Além disso, acreditamos que tal ferramenta pode ser útil para outros trabalhos das IES brasileiras. A participação é gratuita.
É importante ressaltar que o questionário só deve ser respondido uma vez por cada instituição. Por isso, é recomendado que as respostas sejam articuladas entre os coordenadores e demais interessados antes do envio final.
Para responder a pesquisa em inglês, clique aqui.
Em francês, clique aqui.
Em espanhol, clique aqui.
Documento: Documentos de colaboração internacional entre instituições de educação superior
Data: 25/10/2017
Autor: ABMES
DownloadO convite para participar do webinar foi resultado do artigo Student Loans in Brazil: Investment or Expenditure?. O evento acontecerá na terça-feira (12/6) às 15h (horário brasileiro)
Os detalhes, datas, informações e demais procedimentos sobre os programas na área de educação internacional são atualizados rotineiramente no documento "Chamadas Públicas" elaborado pela ABMES
A Associação falou sobre as IES brasileiras e o cenário da educação superior particular no Brasil
Estudo quer investigar o comportamento das lideranças acadêmicas brasileiras na perspectiva da liderança transformacional
Durante cinco dias, de 22 a 27 de abril, a iniciativa reuniu 600 participantes. A ABMES foi um dos palestrantes do evento
Artigo da consultora de parceria internacional da ABMES, Lioudmila Batourina, contando sua experiência durante a 30ª edição da conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), ocorrida de 14 a 18 de maior, no Rio de Janeiro/RJ
Cronogramas e instruções sobre os programas na área de educação internacional são atualizados rotineiramente pela ABMES
Cronogramas e instruções sobre os programas na área de educação internacional são atualizados rotineiramente pela ABMES
Associação levará os participantes para conhecerem as universidades de referência de Israel, um dos países mais inovadores do mundo
Assinatura do convênio é resultado da 1ª Delegação ABMES Internacional, que visitou a Rússia entre os dias 1º e 10 de setembro de 2017