Educação Superior: tecnologia, inovação e criatividade

Autor: Gabriel Mario Rodrigues

Reúne artigos de autoria de Gabriel Mario Rodrigues, enquanto presidente da ABMES, publicados no Blog da ABMES no período compreendido entre 4 de outubro de 2009 e 1º de dezembro de 2015.


Sumário

  1. Apresentação
  2. Prefácio
  3. Artigos
  4. A representatividade do ensino superior
  5. Como são fabricados as leis, as salsichas e os rankings universitários
  6. Para onde vão as nossas universidades?
  7. A modernidade obriga a repensar os modelos de avaliação educacional existentes
  8. Ideias de Domenico de Masi para mudar o mundo e a universidade
  9. A tecnologia não é tudo… E depende de gente
  10. Tecnologias, tendências e desafios no ensino superior até 2018
  11. A Universidade de Nalanda e a universidade dos novos tempos: duas visões
  12. O poder da internet como demolidora de mitos
  13. O simulacro da avaliação do ensino superior brasileiro
  14. IES brilham no Dia da Responsabilidade Social
  15. Por uma nova educação para o século XXI
  16. Globalização, universalização do ensino superior e novas tecnologias de educação
  17. Educação como matriz de desenvolvimento do país
  18. Educação particular: o filho adotivo do sistema
  19. Seis tendências apontam a nova realidade universitária
  20. Transformação do papel do professor na era da internet
  21. As mensalidades devem ser gratuitas nas universidades públicas?
  22. O Plano Nacional de Educação e o parto da montanha
  23. A seleção perdeu a Copa, mas ela não é o Brasil
  24. Inovação — questão bastante falada e pouco entendida
  25. Criatividade e inovação aplicadas ao ensino superior
  26. O desafio de melhorar o Ensino Básico público brasileiro
  27. Mesmo com aquisições e fusões de IES… a vida continua
  28. Educação – maior protagonista da era da comunicação
  29. Qualidade e expansão no atual cenário da educação superior brasileira
  30. Brasil, Pátria Educadora – qualificação sim, exclusão não
  31. Ensino superior: o setor privado é parte da solução, não do problema
  32. A propósito de atitudes, valores, escola da vida e sucesso profissional
  33. A “Pátria Educadora” agoniza?
  34. Empreendedorismo caboclo: a vontade de empreender é grande, mas a
  35. vontade de ser grande é pequena
  36. O descompasso entre universidade e realidade empresarial
  37. A crise brasileira, as instituições de ensino e a formação para a cidadania
  38. Economia colaborativa não é o futuro, é o agora!
  39. Crowdfunding arrecada milhões na internet
  40. Cidades criativas — importância no desenvolvimento urbano e regional
  41. Competências e lideranças — inatas ou aprendidas na escola e na vida
  42. Fotos


Conteúdo Relacionado

Notícias

Imagem do ensino a distância melhora

O tempo cada vez mais escasso e a sofisticação das escolas ajudam a moldar uma nova imagem para o ensino on-line

Coluna

Educação Superior Comentada | A figura dos "cursos híbridos"

Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, comenta sobre o crescimento dos chamados "cursos híbridos". Segundo o especialista, embora o marco regulatório para a educação superior não contemple a figura do “curso híbrido”, prevendo, exclusivamente, as modalidades de educação presencial ou a distância, a utilização dessa expressão, conquanto inadequada, por capaz de facilmente induzir a erro os consumidores, não configura ilegalidade.