Detalhe

Em 5 anos, 50% das matrículas do ensino superior particular serão na modalidade EAD

06/12/2016 | Por: ABMES | 5337
Augusto Coelho/ABMES Édson Franco (ABMES), Gabriel Mario Rodrigues (ABMES), Janguiê Diniz (ABMES), Maurício Romão (Seres/MEC) e Maria Helena Guimarães (MEC)

O protagonismo do setor privado no ensino superior permeou a inauguração da sede própria da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), na manhã desta terça-feira, 6 de dezembro, em Brasília/DF. Na solenidade, a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães, e o titular da secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), Maurício Romão, ressaltaram a relevância do ensino superior privado no cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), com destaque para o crescimento da modalidade de ensino a distância, intitulada atualmente como aprendizagem flexível.

Hoje, segundo dirigentes do MEC, 26% das matrículas do ensino superior particular são em EAD, com perspectiva de crescimento para 30%, em 2017. Estima-se que, em 5 anos, 10 milhões de estudantes estejam matriculados no ensino superior particular e, 50% desse total, serão na modalidade de ensino a distância. “Até 2024, temos a meta de atingir 33% de matrículas da população de 18 a 24 anos na educação superior. Em 2014, essa porcentagem foi de 17,7%, número muito abaixo de países circunvizinhos com menor desenvolvimento social e econômico que o Brasil. Precisamos nos equilibrar”, ressaltou o titular da Seres.

Para Romão, vários fatores influenciam no crescimento exponencial do EAD. Nessa modalidade, o aluno define o ritmo e o lugar onde quer aprender e tem mais acesso a experiências menos rígidas que a graduação formal. O ensino a distância também possui preços mais acessíveis e meios de aprendizagem diversificados. Além disso, a oferta da internet sem fio aumenta a cada dia. “O EAD é uma oportunidade às classes menos favorecidas e, nesse contexto, há um ganho de escala muito alto. Todos esses aspectos propõe novos desafios ao setor, como o desenvolvimento de um modelo pedagógico ideal”, ressaltou.

Os dirigentes também projetaram que a educação flexível também deverá ser incorporada não só no ensino superior, como também na educação básica, no ensino médio e nos programas de formação continuada. “É impossível imaginar avanços na educação sem a interação permanente com as plataformas digitais”, afirmou a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães.

Casa nova

Cerca de 200 convidados participaram da inauguração da sede da ABMES que, depois de 24 anos de atuação na torre do shopping Pátio Brasil, agora ocupa o nono andar Edifício Vision, no Setor Hoteleiro Norte (SHN). Na oportunidade, também foram realizadas as cerimônias de premiação da 9ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES e da 22ª edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério.

A entrega foi feita pelo diretor presidente da Associação, José Janguiê Diniz, ao lado do atual presidente do Conselho de Administração da ABMES, o professor Gabriel Mario Rodrigues, que por 12 anos atuou como presidente da Associação, e o professor Édson Franco, membro nato do Conselho de Administração da ABMES, e que presidiu a entidade entre os anos 1992 e 2004.

Em um discurso aclamado, o professor Gabriel Mario Rodrigues, falou sobre o sonho compartilhado da Associação pela conquista da sede própria. Ele também ressaltou o empenho e a determinação do novo presidente na inauguração do novo espaço. “Em 2017, vamos comemorar 35 anos de ABMES. A nova casa é resultado de um trabalho de todas as diretorias ao longo desses anos, sempre juntos com foco nesse sonho de ter uma sede própria”, disse.

O diretor Janguiê Diniz, em seu discurso final, reafirmou o compromisso da ABMES com a qualidade do ensino das instituições associadas, a formação do aluno como profissional e cidadão, a inclusão social e com a sustentabilidade nas organizações. Ressaltou, ainda, o papel do setor superior particular como fator de mobilidade social. “Tenho muito orgulho, honra e satisfação de fazer parte dessa história de luta pela valorização do ensino superior particular no Brasil”, ressaltou.

No final da solenidade, foi feito descerramento da placa de inauguração da sede própria da ABMES pelo diretor presidente da ABMES, o presidente do Conselho de Administração e a secretária executiva do MEC.

Também participaram da inauguração o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gastão Vieira; o secretário de Educação Superior (SESu/MEC), Paulo Barone; a chefe de gabinete do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Alessandra Regina Brasca; a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Ivana Siqueira; entre outros representantes do MEC e associados.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

Cerimônia de premiações 2016

Durante a inauguração da sede própria da ABMES, foi realizada também a cerimônia de premiação do Top Educacional Professor Mário Palmério e do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES. Mais uma vez, parabenizamos a todas as IES participantes e em especial as vencedoras. Confira a reportagem!

ABMES de casa nova! Conheça nossas instalações

A ABMES está de casa nova! No vídeo a seguir, conheça nosso novo espaço, inaugurado em 6 de dezembro. Localizada no coração da capital federal, a sede própria da Associação está mais moderna e bem equipada para garantir a qualidade e a agilidade no atendimento aos associados. Com a realização desse sonho, a Equipe ABMES se fortalece para dar continuidade a todas as apões em prol do ensino superior particular brasileiro. Estamos de portas abertas para recebê-lo!

Notícias

Novas regras para ensino a distância devem reduzir concentração, diz setor

As cinco maiores instituições do setor detêm 60% das matrículas em cursos de graduação

Em 2023, graduação on-line será maioria

De acordo com dados de 2015 do Ministério da Educação, cerca de 20% dos universitários faziam cursos a distância

As mudanças na educação

Só o desmonte da hegemonia ideológica e dos interesses corporativos que vinham norteando a atuação do MEC pode ser suficiente para reverter a crise em que o setor se encontra

ABMES: Atitudes a favor da Educação Superior

Em entrevista à Linha Direta, o presidente da ABMES e secretário- executivo do Fórum, Janguiê Diniz, comentou sobre a nova sede e fez um balanço sobre as atividades da Associação ao longo de 2016

Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular promove jantar de fim de ano

Mais de 300 convidados, entre autoridades e representantes do setor educacional, participaram da confraternização, em 6 de dezembro, na casa Porto Vittoria

Inauguração da nova sede da ABMES também terá sessão de autógrafos

A sessão será com a autora da obra “Evidências da Conciliação Política na construção do Plano Nacional de Educação – 2014-2024”, professora Carmen Silva

Cerimônia de entrega do Prêmio Top Educacional 2016 será no dia 6 de dezembro

Faculdade de Engenharia de Sorocaba/SP foi a grande vencedora com projeto sobre campus inteligente

Cerimônia de premiação do Concurso Silvio Tendler será na inauguração da nova sede da ABMES

Vencedores da 9ª edição receberão os prêmios no dia 6 de dezembro, com a presença do ministro da Educação

ABMES celebra fim de ano com casa nova

Sede própria da associação ocupa 9º andar do edifício Vision Work & Live, no Setor Hoteleiro Norte

Editora

ABMES Cadernos 31

Publicado pela ABMES Editora, o ABMES Cadernos tem uma edição especial dedicada ao Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, na qual são apresentados artigos assinados pelos coordenadores dos projetos vencedores e das menções honrosas de cada ano de realização do prêmio, conferindo aos trabalhos mais visibilidade entre as demais instituições de ensino do Brasil e do exterior.