Com oferta de 100 mil vagas no 1° semestre de 2019, o programa federal de financiamento estudantil Fies manterá, neste ano, a mesma essência do ano passado. O edital do programa para a primeira metade de 2019 traz apenas uma mudança na modalidade P-Fies, que usa funding dos bancos privados e que teve pouca contratação no último ano.
Com inscrições abertas a partir de 5 de fevereiro, o Fies deste ano oferece as mesmas 100 mil vagas do ano passado na modalidade que usa recursos públicos. A diferença agora é que a totalidade dessas vagas será disponibilizada já neste semestre. O edital deste ano mantém as principais regras para adesão de estudantes ao Fies.
Na modalidade com recursos públicos, o aluno deve ter renda familiar de até três salários mínimos, nota do Enem superior a 450 pontos, e não ter tirado zero na Redação. No P-Fies, modalidade que usa recursos de instituições financeiras privadas, em vez de a nota do Enem ser usada para criar uma ordem de classificação dos alunos, agora prevalece a ordem de inscrição. Ou seja, o aluno que se inscreve primeiro, obtém a vaga para contratar financiamento junto ao banco privado. De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), das 210 mil vagas prometidas em 2018, nessa modalidade, só foram efetivados 500 contratos.