Pesquisa apresenta levantamento sobre as atividades de ensino da educação básica e superior entre o registro do primeiro caso de coronavírus até o início de agosto da Alemanha, Argentina, China, Estados Unidos, Itália, Japão e Uruguai e as compara com os dados do Brasil
Documento: Retomada gradativa da rotina nas instituições de educação superior
Data: 09/06/2020
Autor: ABMES
Confira a íntegra do seminário "Coronavírus e educação superior: 5ª fase do estudo sobre o que pensam os alunos". O evento foi realizado na terça-feira (17/11), pelo YouTube da ABMES
Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, fala sobre o retorno das aulas presenciais nas instituições de educação superior em São Paulo/SP, após a quarentena imposta pela pandemia da Covid-19
Em entrevista ao vivo para a CNN, o diretor-executivo da ABMES, Sólon Caldas, classificou como acertada a decisão da retomada das aulas nas universidades na cidade de São Paulo a partir de 7 de outubro, mas defendeu o mesmo para todos os outros setores da educação
Confira a íntegra do webinar "Retomada com segurança das atividades presenciais nas IES", realizado em 21 de julho de 2020, com a participação de Maurício Garcia, consultor educacional e cientista digital; Margareth Dalcolmo, pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, e Marcos Alencar, advogado especializado no ramo trabalhista empresarial
Prorrogar, para o dia 30 de novembro de 2020, o prazo estabelecido na Resolução nº 03, de 28 de junho de 2012, para a realização dos aditamentos de renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), simplificados e não simplificados, do 2º semestre de 2020.
Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009.
Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020.
O objetivo agora é não pagar para ver o resultado da perigosa mistura de incertezas quanto à pandemia, cenário econômico desfavorável: o adiamento do Enem
Estadão: Em estudo realizado pela ABMES mostra que a intenção de ingressar em um curso de graduação caiu de 38%
Portaria prevê início do calendário em março nas instituições de ensino superior
Band News: O levantamento realizado pela ABMES mostra o desempenho acadêmico dos estudantes e a permanência na faculdade
Parecer homologado pelo MEC permite atividades a distância em instituições de todas as redes até o fim de 2021. Aula presencial depende das cidades
Nova data foi definida em portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União dessa segunda-feira
Sem ouvir dirigentes das instituições, ministro Milton Ribeiro queria retorno das atividades para o dia 4 de janeiro
Nova portaria foi publicada nesta segunda-feira (07/12) e define adia retorno de janeiro para março nas instituições de ensino superior
Além de interferir na rotina de quem já está matriculado no ensino superior este ano, a pandemia de covid-19 também vai impactar aqueles que pretendem entrar na universidade em 2021
ABMES monitora decisões em todas as unidades federativas para volta às aulas
Diário do Nordeste: Nilson Filatieri comenta em seu artigo o levantamento realizado pela ABMES
Deliberação do Conselho regulamentou a Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020
Jornal Nacional: Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, comenta sobre a dificuldade dos estudantes em pagarem o financiamento estudantil
Flexibilização valerá em instituições públicas e particulares
Rede Brasil Atual: Segundo estudo divulgado pela ABMES, o processo é pelo momento que estamos vivendo, de pandemia de covid-19
Diário da Grande ABC: A consultoria Educa Insights projeta, em estudo divulgado pela ABMES , que o volume de alunos em cursos on-line deve superar os matriculados no modelo presencial já em 2022
Brasil 61: Em entrevista, Sólon Caldas, o diretor executivo da ABMES, afirmou que EAD proporciona oportunidade de capacitação profissional para pessoas que vivem em cidades sem acesso à educação presencial
Protocolos de segurança sanitária e adoção de ensino híbrido são marcas comuns entre os países pesquisados
CNN Brasil: Sólon Caldas, diretor-executivo da ABMES, fala sobre a retomada das aulas
Educação em Revista: Em crescimento antes da pandemia, atividades remotas podem avançar ainda mais durante a retomada da economia
Queda na renda e falta de perspectiva levam alunos a desistência de seus cursos. Evasão universitária, que já vinha em tendência de alta, pode observar aumento em 2020
O Globo: Em artigo, o professor Arnaldo Niskier comenta sobre a educação híbrida
A ABMES, em articulação com o Fórum, atuou ativamente para evitar que o ProUni fosse impactado por uma normatização que em muito prejudicaria todo o setor
Esse é o número de estudantes que devem buscar vaga em universidades privadas, mas precisam de resultado do exame, previsto para março de 2021
ABMES monitora decisões em todas as unidades federativas para volta às aulas
Documento contém medidas de prevenção e segurança às instituições que planejam o retorno presencial às aulas