Instituições de educação superior (IES) associadas à ABMES que ofertam cursos de Medicina terão a oportunidade de realizar parceria com a Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN), localizada em Moscou, para cursos de mestrado na área de Nanotecnologia em Medicina (NanoMed).
O projeto faz parte do Eramus+, programa da União Europeia de apoio à educação, formação, juventude e esporte, e terá a duração de três anos. Além do Brasil, a RUDN convidará instituições de outros países da Europa e da China para integrar o projeto.
Utilizando o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS), o objetivo é criar uma metodologia interdisciplinar para desenvolver e lançar um novo currículo para um programa de estudo conjunto em nanotecnologia médica, a nível de mestrado, que atenda aos requisitos de pesquisa da indústria de saúde. Para isso, o projeto combinará especialistas da área de ciências naturais; biotecnologia e engenharia; ciência dos materiais; e Medicina.
O prazo para manifestação de interesse encerra em 08 de fevereiro, mas alguns documentos precisam ser providenciados com antecedência para que a IES possa dar entrada no processo.
As instituições interessadas devem entrar em contato o mais breve possível com a consultora de parceria internacional da ABMES, Lioudmila Batourina, pelo e-mail: lioudmila@abmes.org.br.
Erasmus+
O programa Erasmus+ oferece oportunidades de cooperação em educação superior com IES dos países parceiros por meio das ações Mobilidade Internacional de Créditos (International credit mobility); Mestrados Conjuntos; Reforço das Capacidades em Educação Superior; e Jean Monnet.
ABMES e RUDN
A RUDN é uma das principais instituições públicas de educação superior da Rússia e a única do mundo que reúne anualmente estudantes de cerca de 150 países. Ela foi uma das instituições visitadas durante a 1ª Delegação ABMES Internacional – Russia Experience, em setembro de 2017. No mês seguinte, a Associação recebeu, em sua sede, uma delegação composta por representantes da universidade.
No encontro, foi assinado um termo de cooperação entre as duas entidades. Esse acordo facilita a promoção de parcerias entre os associados da ABMES e a RUDN.