Em outubro de 2019, durante a 3ª Delegação ABMES Internacional, gestores, mantenedores e líderes educacionais brasileiros visitarão o Zhongguancun Software Park (Z-park), conhecido como o "Vale do Silício Chinês" em Pequim. O local reúne diversos empreendimentos de alta tecnologia, chineses e internacionais, que lideram o desenvolvimento do mundo digital, inclusive na educação.
O Z-park conta com 700 empreendimentos de tecnologia, 50 startups “unicórnios” e mais de 70 mil funcionários, o que gera um lucro de RMB 50 bilhões (USD 7 bilhões) por ano. A visita da delegação da ABMES está sendo organizada pela Beijing International Technology Trade Association (BITTA), que representa diversas empresas do parque. Confira a seguir os negócios que serão visitados pela delegação:
Yeebee
Plataforma B2B (business to business) chinesa para prestadores de serviços. A Yeebee é utilizada principalmente por empresas de pequeno e médio porte e tem se expandido no exterior para explorar o consumo high-end.
Alguns dos serviços mais populares disponíveis para comércio na Yeebee são: educação, turismo, assistência médica e financeira. Ao todo, a plataforma tem 800 mil prestadores de serviços registrados na China e tem como objetivo aumentar o número para 1,5 milhão até o fim de 2019.
Lenovo
A Lenovo é uma das maiores fabricantes de computadores pessoais e disputa a linha de produção dos aparelhos mais inovadores do mundo. Formada a partir da aquisição da antiga Divisão de Computação Pessoal da IBM, a Lenovo reforça cada vez mais sua posição dominante na China e busca se expandir globalmente. A empresa foi iniciada por Liu Chuanzhi, juntamente com 10 colegas, com um investimento inicial de apenas RMB 200.000 (USD 25.000).
Hoje, a Lenovo é uma corporação global com operações significativas em seis continentes, atuando em mais de 60 países e vendendo produtos para 160 nacionalidades.
A empresa emprega mais de 23 mil pessoas em todo o mundo, entre eles 1.700 são designers, cientistas e engenheiros, o que representa uma ampla gama de culturas e idiomas trabalhando juntos com uma visão e linguagem unificada: construir os computadores pessoais mais modernos do mundo.
A expansão do Oriente para o Ocidente, se espalhando pelo globo, é o modo da Lenovo de ver o mundo do futuro.
iFlytek
Criada em 1999, a iFlytek, é uma empresa chinesa de tecnologia da informação líder em reconhecimento de voz. Ela constrói softwares e mais de 10 produtos para internet móvel que abrangem educação, comunicação, música e de brinquedos inteligentes. 15% de suas ações são compradas pela China Mobile.
A companhia está listada na Bolsa de Valores de Shenzhen com capitalização de mercado em RMB 25 bilhões (USD 3 bilhões).
A iFlytek já ganhou diversos prêmios internacionais, 12 deles foram em concursos de fala e inteligência artificial. Nos últimos cinco anos, mais de 20% de sua receita operacional anual foi investida em pesquisa e desenvolvimento. O relatório financeiro da empresa para os três primeiros trimestres de 2018 mostra que investiu RMB 698 milhões (USD 102 milhões) em P&D durante o período.
Lanxum
Com o objetivo de fornecer soluções de gerenciamento de segurança e produtos educacionais, a Lanxum opera no mercado interno chinês, com foco em Pequim, e tem como missão "usar a tecnologia para mudar a educação e as ciências humanas".
Na área da educação, a empresa atua principalmente no jardim de infância. Por meio de plataformas regionais de ensino “em nuvem”, apresenta soluções integradas com campus inteligentes, serviços de consultoria para vestibular e para estudo no exterior, bem como para a área de empreendedorismo.
Já no segmento de segurança da informação, a Lanxum oferece serviços de segurança de dados, produtos e soluções de segurança industrial.
Lechuang
Produz aparelhos domésticos, câmeras, computadores e outros produtos eletrônicos utilizados por cinemas, shoppings e parque de diversões. A empresa chinesa Lechuang hoje atua em mais de 100 países, chegando aos EUA, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Austrália, Emirados Árabes Unidos e África do Sul.