Posição no World University Ranking: 443
Posição no Asia University Ranking: 98
Fundada em 1981, a City University of Macau (CityU), localizada na região administrativa de Macau, na China, é uma instituição de educação superior particular que conta com mais de 5 mil alunos matriculados.
A universidade possui programas de cooperação com mais de dez entidades internacionais, incluindo a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além disso, importantes indústrias locais possuem parceria com a CityU.
Com o lema “Virtude, conhecimento e prática”, a instituição é reconhecida como pioneira e atua fortemente pelo desenvolvimento do ensino superior em Macau, sempre acompanhando as necessidades econômicas e sociais da cidade. Um dos objetivos da CityU é oferecer um ambiente harmonioso para professores e alunos, para isso o campus da instituição trabalha para se manter "ecológico, inteligente e amigável".
Durante a 3ª Delegação ABMES Internacional, que será realizada de 10 a 25 de outubro de 2019, os participantes visitarão dois centros da CityU: o Instituto de Investigação dos Países de Língua Portuguesa (IROPC) e a Faculdade de Turismo Internacional e Gestão (FITM).
IROPC
O Instituto de Pesquisa dos Países de Língua Portuguesa (IROPC) realiza estudos e publicações de graduação e pós-graduação sobre temas como plataformas econômicas, comerciais e culturais; sociedade e economia, história, antropologia e patrimônio cultural, entre outros temas relacionados a países de língua portuguesa.
O IROPC promove diversos fóruns e convida renomados especialistas locais e internacionais para ministrarem palestras sobre os temas de interesse da instituição.
O local funciona também como think tank (laboratório de ideias) para estudos nacionais e regionais.
FITM
Um setor de extrema relevância para a cidade de Macau é o do turismo. A área gera empregos competitivos, bons salários e possui políticas fiscais simplificadas. Nesse sentido, em 2011, a CityU criou a Faculdade Internacional de Turismo e Gestão (FITM), que atualmente conta com mais de 50 professores e oferece os seguintes cursos:
Bacharel
- Hospitalidade Internacional e Gestão de Turismo (Chinês e inglês)
- Gerenciamento do Setor de Serviços (Chinês e inglês)
- Programa de TI e Serviços (Chinês)
Mestrado
- Hospitalidade Internacional e Gestão de Turismo (chinês e inglês)
- Gerenciamento do Setor de Serviços (chinês e inglês)
Doutorado
- Gestão de Turismo Internacional (chinês e inglês)
Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China (RAEM)
Línguas oficiais: Chinês e português
Área: 32.9 km²
População: 622.567 habitantes (região com maior densidade populacional do mundo)
Taxa de escolaridade superior: 84,54%
Desemprego: 2.02%
Moeda: Pataca (MOP)
Para compreender melhor a CityU, é essencial conhecer um pouco sobre a história de Macau. A cidade é marcada pela diversidade, pois desde a chegada dos portugueses, no século XVI, tornou-se uma importante porta de acesso para a entrada da civilização ocidental na China. Pela herança portuguesa que partilha com o Brasil, presente na paisagem arquitetônica e no uso da língua, Macau oferece uma curiosa mescla de familiaridade e exotismo. Hoje, Macau desponta principalmente como destinação turística regional.
A cidade possui uma política econômica extremamente aberta e liberal. Sua maior fonte de renda vem do setor terciário, principalmente de jogos de azar e turismo.
Macau possui 86 escolas e 10 instituições de educação superior, sendo quatro públicas e seis particulares. O ensino é obrigatório dos 5 a 15 anos de idade. A maioria dos colégios locais oferecem aulas em chinês e inglês.