Em sua passagem por Macau, região autônoma na costa sul da China continental, a 3ª Delegação ABMES Internacional – China Experience assinou mais um Memorando de Entendimento (MOU), desta vez com a City University of Macau (CityU). Com foco em turismo internacional e gestão, acordo foi firmado nesta quarta-feira (23/10) pelo diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, e o reitor da CityU, Zhang Shuguang.
O termo tem como objetivo incluir o Brasil nos programas de cooperação que a universidade possui com mais de dez entidades internacionais, incluindo a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com isso, até o momento, já são quatro parcerias oficiais estabelecidas pela delegação, que chegou à China no último dia 14 de outubro.
Ao receber o grupo, Zhang Shuguang apresentou as principais ações da CityU e destacou o interesse da instituição em países de língua portuguesa, já que Macau foi território português até 1999. “Damos importância aos estudos de português e aos países que falam o idioma. Somos a primeira universidade em Macau e da região a lançar programas de mestrados e PhD em países que falam a língua portuguesa. Atualmente, somos a quarta instituição do mundo que oferece este tipo de programa”, afirmou o reitor, que informou que a universidade deverá lançar em breve um programa de bacharelado, em português, sobre a língua portuguesa.
Ao apresentar o seguimento de educação superior particular brasileiro, Celso Niskier destacou a importância estratégica das parcerias com a CityU. “O que estamos buscando é a oportunidade de melhorar a mobilidade estudantil e também a construção de projetos conjuntos. Estou certo que vamos fazer relacionamentos e desenvolver acordos importantes aqui em Macau. Acreditamos que a assinatura deste memorando possibilitará a abertura de portas entre esta universidade e as instituições brasileiras que representamos”, enfatizou.
Responsável pela cooperação global da CityU, o reitor adjunto, Chau Ka Yin, afirmou que a entidade possui grande interesse em parcerias com instituições brasileiras. “Temos estudantes chineses interessados no idioma e na cultura do Brasil. Também querem conhecer a grande floresta amazônica. Estamos também muito interessados nos mestrados e doutorados ofertados pelas instituições aqui presente. Gostamos da ideia de continuar este diálogo”, afirmou.
Outras parcerias
Antes de seguir para a University of Macau, a delegação brasileira almoçou com o Diretor de Serviços de Ensino Superior de Macau, Sou Chio Fai. Na ocasião, Celso Niskier ressaltou a familiaridade de Macau, não só pela presença do idioma, mas também pela culinária portuguesa, que também está presente no Brasil. “Estamos saindo da China e de Macau impressionados com todo o desenvolvimento e acolhimento. Certamente voltaremos para aproveitar um pouco mais dessa cultura que muito nos lembra o nosso país”, disse.
China Experience
A 3ª Delegação ABMES Internacional - China Experience, que ocorre entre os dias 10 e 25 de outubro, foi iniciada por Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, passou por Pequim, Xangai, seguindo para Hangzhou, Hong Kong e Macau. Durante os quinze dias, gestores, mantenedores e líderes educacionais estão conhecendo as instituições destaques da segunda maior economia do mundo.