Em mais um dia de visitas acadêmicas e tecnológicas na China, a 3ª Delegação ABMES Internacional esteve na manhã desta sexta-feira (18/10) na Fudan University, em Xangai.
A instituição, que possui cerca de 35 mil alunos, sendo 15% deles estrangeiros, é considerada a 40ª melhor universidade do mundo, segundo o QS World University Rankings 2020. Ela é também a maior universidade de Xangai e a terceira maior da China.
Durante a visita, o grupo realizou encontros com os líderes do Instituto de Desenvolvimento (FDDI), que integra a universidade e é classificado como um dos dez think tank mais influentes do país. Na ocasião, Shen Yi, diretor do Centro de Estudos dos BRICS do FDDI, afirmou que, entre os países do bloco, o Brasil é o que mais interage e promove troca experiências com a instituição.
“O Brasil é de longe o nosso maior parceiro. Estão sempre promovendo reuniões, seminários e eventos com especialistas de diversas áreas dos dois países. Precisamos dessa interação entre nossas culturas, que são tão diferentes”, disse Shen Yi, destacando o interesse em firmar mais parcerias nesse sentido.
Ao apresentar o mercado de educação superior particular brasileiro aos presentes no encontro, o diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, explicou que o setor possui hoje mais de 6 milhões de alunos matriculados no ensino superior privado. “Temos no Brasil mais de 2.500 de instituições de educação superior, dentre elas, 88% são particulares. Trata-se de um mercado diversificado, com pequenas e grandes instituições, com e sem fins lucrativos, muitas delas presentes no mercado de ações. Já somos grandes e estamos crescendo cada vez mais”, destacou.
Niskier apresentou ainda os dados que mostram o aumento virtuoso da educação a distância (EAD) e afirmou que o país está de portas abertas para estabelecer parcerias com a Fudan. “Estamos aqui para discutir cooperação em várias áreas. Acredito que possamos conversar sobre mobilidade dos estudantes, do corpo docente, bem como debater sobre programas de pesquisa e acordos de transferência de tecnologia, pois sabemos que a China está bastante avançada em várias áreas. Já que a Fudan quer expandir internacionalmente, quem sabe o Brasil não é o seu destino?”, propôs.
China Experience
A 3ª Delegação ABMES Internacional - China Experience, que ocorre entre os dias 10 e 25 de outubro, foi iniciada por Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, passou por Pequim, seguindo para Xangai, Hong Kong, Hangzhou e Macau. Durante os quinze dias, gestores, mantenedores e líderes educacionais estão conhecendo as instituições destaques da segunda maior economia do mundo.