As notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2017 serão divulgadas no dia 18 de janeiro (próxima quinta-feira), um dia antes do que havia sido anunciado no ano passado pela pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela realização do exame.
Os resultados estarão disponíveis na "Página do Participante", área reservada aos candidatos no site do Inep. Para acessá-la, o candidato precisa informar o número do CPF e a senha cadastrada.
Os menores de 18 anos que prestaram o Enem com o objetivo de autoavaliação de conhecimentos só terão acesso às notas 60 dias depois dessa divulgação, assim como os espelhos das redações de todos os participantes.
Com as notas do Enem, os participantes podem concorrer a vagas nas universidades federais que integram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) e a financiamentos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil). A nota também pode ser utilizada para participação em diversos processos seletivos.
Dá para estudar até no exterior com ela. Ao todo, 27 universidades portuguesas já aceitam a nota do Enem como critério para ingresso nas instituições.
No entanto, não dá mais para ter o certificado do ensino médio com ela. A possibilidade foi extinta na edição do ano passado. Quem deseja obter o certificado precisa prestar o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).
Na edição do ano passado, o Enem teve um total de 7,6 milhões de inscritos que fariam as provas pela primeira vez em dois domingos, 5 e 12 de novembro. Mais de 4 milhões de candidatos faltaram ao menos um dia de prova.
Um total de 853 candidatos foi eliminado nos dois dias de prova, sendo 273 no primeiro dia e 580 no segundo dia. A maioria foi eliminada por descumprimento de regras do edital (842), nove por terem sido identificadas irregularidades nos detectores de metais e dois por recusa do dado biométrico.
Sisu
A senha usada pelo candidato para acessar as notas na "Página do Participante" é a mesma que deve ser usada para se inscrever nas vagas do Sisu. As inscrições serão abertas no dia 29 de janeiro e vão até 1º de fevereiro. Este ano, estão sendo disponibilizadas 239.601 vagas.
Em 2016, 296 instituições públicas de ensino superior (municipais, estaduais e federais) aceitaram a nota do Enem como forma de ingresso. Os candidatos podem escolher até duas opções de cursos. A convocação dos aprovados será feita no dia 2 de fevereiro e as matrículas entre 5 e 7 do referido mês.
Entenda a nota do Enem
A metodologia utilizada para correção do Enem é a TRI (Teoria de Resposta ao Item), modelo estatístico que permite comparar o desempenho em diferentes edições da prova. Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota não apenas o número de acertos do candidato, mas o nível de dificuldade de cada item.
Na TRI, leva-se em conta a coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova. Por isso, o número de acertos não tem correspondência direta com a pontuação final.
Não é possível comparar o número de acertos nas provas de diferentes áreas do conhecimento. Se um aluno acerta a mesma quantidade de itens nas provas de matemática e ciências humanas, por exemplo, não significa que a pontuação obtida será igual. Isso porque o nível de dificuldade de cada prova e dos diferentes itens que a compõe afetam esse cálculo final.