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Financiamento é mais importante do que qualidade na hora de escolher faculdade, revela pesquisa da ABMES

28/03/2018 | Por: ABMES | 3597

A escolha da instituição de educação superior nem sempre é uma tarefa simples. São diversos os fatores que interferem no processo decisório, passando por pais, amigos, forma de ingresso até a situação econômica do país.

Com o objetivo de entender como se dá essa escolha, a ABMES e a Educa Insights realizaram uma ampla pesquisa com mais de 11 mil entrevistados, de 16 a 50 anos, de todas as regiões do país. Entre as constatações está a de que 35% dos entrevistados priorizam o financiamento à escolha da instituição, enquanto 86% não sabe o que é ou não acertou a definição de Enade, revelando que este não é um indicador muito utilizado por candidatos na hora de escolher a instituição de educação superior.

Diante desse cenário, não surpreende que a economia do país seja o maior influenciador: 40% dos entrevistados afirmaram que questões financeiras podem atrasar ou atrasaram o seu ingresso na faculdade, enquanto pais e amigos influenciam, respectivamente, 31% e 24% das pessoas que responderam à pesquisa.

Formas de ingresso
O levantamento também mapeou de que modo as formas de ingresso ofertadas pela instituição interferem na escolha de onde estudar. Embora 56% tenham afirmado que pretendem fazer o vestibular tradicional, outras modalidades também são bem vistas, como o vestibular agendado (34%) e o Enem (49%).

Entretanto, embora o índice obtido pelo Enem seja elevado, a pesquisa constatou que apenas 40% dos entrevistados haviam efetivamente realizado o Enem, revelando que a avaliação ainda pode ser melhor divulgada e explorada. Além disso, como não é novidade, estudantes que cursaram o ensino médio em escolas particulares tiveram desempenho melhor do que os egressos de colégios públicos.

Outra constatação foi de que o vestibular agendado é bem visto pela maioria das pessoas, sendo avaliado positivamente por todas as classes sociais e regiões. Nesse contexto, a imagem da instituição de ensino que oferta essa forma de ingresso não é depreciada. Apenas 22% das pessoas da classe A e 11% das pessoas da classe D não se matriculariam em uma faculdade que oferece essa possibilidade.


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PORTARIA INEP Nº 436, DE 05 DE SETEMBRO DE 2014

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PORTARIA INEP Nº 179, DE 28 DE ABRIL DE 2014

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Este Edital dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos da edição do Enem 2013, regido pela Portaria/MEC nº 807, de 18 de junho de 2010.


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Estabelece procedimentos e prazos para a solicitação de dados e resultados dos participantes do ENEM para utilização, por parte de Instituições de Ensino Superior, como mecanismo de acesso à Educação Superior ou em processos seletivos.


PORTARIA INEP Nº 144, DE 24 DE MAIO DE 2012

Dispõe sobre certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM.


PORTARIA MEC Nº 807, DE 18 DE JUNHO DE 2010

Institui o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem como procedimento de avaliação cujo objetivo é aferir se o participante do Exame, ao final do ensino médio, demonstra domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna e conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.


LEI N° 10.260, DE 12 DE JULHO DE 2001

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