Detalhe

Agosto de 2024 foi um mês histórico para a ABMES: pela primeira vez, um presidente da Associação é nomeado para o CNE

02/09/2024 | Por: ABMES | 1220

Agosto de 2024 foi marcado por um fato histórico na ABMES: pela primeira vez em 42 anos um presidente da Associação assumiu uma cadeira no Conselho Nacional de Educação (CNE). No dia 5 de agosto, Celso Niskier foi nomeado pelo presidente Lula, a convite do Ministro da Educação, Camilo Santana, como Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE). Este é um órgão de extrema importância na formulação da política educacional do país. Esta nomeação representa um marco histórico para a ABMES e amplia significativamente a representatividade do setor nos principais fóruns de discussão e decisões da educação brasileira.

A cerimônia de posse dos novos Conselheiros foi conduzida pelo ministro da educação, Camilo Santana, no dia 13 de agosto, na sede do CNE, em Brasília/DF.

Retomada da CC-Pares
No dia 2 de agosto, a ABMES participou da primeira reunião do Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processo de Regulação e Supervisão da Educação Superior, órgão colegiado de assessoramento conhecido como CC-Pares, desde que o foi recriado. A pauta da reunião foi a educação a distância (EAD). 

O encontro, coordenado pela secretária da Seres/MEC, Marta Abramo, contou com a participação de todos os dirigentes do MEC: Seres, SESu, Inep, Sete, Capes, Conaes, CNE e representantes das entidades públicas, comunitárias e privadas. Na ocasião, a representante da ABMES, Iara de Xavier, enfatizou a importância da EAD com qualidade para a inclusão e diversidade, e sugeriu incluir o tema educação híbrida como ferramenta a ser usada no processo ensino-aprendizagem.

ABMES 42 anos
Já no dia 6/8, a ABMES comemorou seus 42 anos com um seminário focado em empreendedorismo e inteligência artificial na educação superior. O evento contou ainda com a entrega da comenda de Oficial da Ordem do Mérito da Educação Superior a três destacadas personalidades da educação brasileira: Camilo Santana, ministro da Educação, Marlova Jovchelovitch, diretora da Unesco Brasil, e Hiran Costa Rabelo, diretor da UniAtenas e membro do Conselho de Administração da Associação.

O seminário contou com a presença do diretor-presidente da ABMES, Celso Niskier; a vice-presidente da ABMES, Débora Guerra; a diretora e representante da UNESCO, Marlova Jovchelovitch Noleto; o reitor do Centro Universitário Atenas (UniAtenas), Hiran Costa; e o sócio-fundador da Educa Insights, Daniel Infante.

No mesmo dia, durante o jantar de comemoração do aniversário da ABMES, foram anunciados os vencedores do 7º Prêmio ABMES de Jornalismo. A premiação tem como objetivo incentivar e valorizar o papel da imprensa e das mídias independentes na cobertura de temas relacionados ao ensino superior brasileiro.

No dia seguinte, 7 de agosto, Celso Niskier se reuniu com Leonardo Barchini, o novo secretário executivo do Ministério da Educação (MEC). Durante o encontro, o diretor-presidente da ABMES parabenizou Barchini pela nova posição e discutiu novos projetos, destacando a importância de desenvolver e manter políticas que priorizem a qualidade da educação.

No fim do mês, dia 27/8, a ABMES e a Symplicity apresentaram os resultados e análise da 3ª edição do Indicador ABMES/Symplicity de Empregabilidade (IASE). O evento teve como objetivo discutir os dados do acompanhamento de egressos realizados no segundo semestre de 2023 e no primeiro semestre de 2024. 

No dia 28 de agosto, o diretor jurídico da ABMES, Bruno Coimbra, representou a Associação na Audiência Pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. A reunião abordou o marco regulatório para cursos de graduação a distância.