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ABMES fortalece parcerias internacionais e discussões sobre educação superior no mês de Outubro

04/12/2024 | Por: ABMES | 414

Em outubro, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) iniciou suas atividades no dia 10/10, com a participação do diretor executivo da ABMES, Andrei Candiota, no evento "Desenho de Plano Estratégico 2035: Colaborações e Parcerias Brasil-Reino Unido em Educação Superior e Ciência", realizado na Embaixada Britânica em Brasília/DF. O encontro teve como objetivo promover a colaboração acadêmica entre Brasil e Reino Unido, além de estimular o desenvolvimento de parcerias estratégicas nas áreas de pesquisa, inovação, pós-graduação e cursos conjuntos.

A partir do dia 13/10, teve início a 6ª Delegação ABMES Internacional – United Kingdom Experience. A cerimônia de abertura ocorreu no castelo Ashridge House. No dia 14/10, o grupo iniciou a programação acadêmica com a visita à Imperial College Business School, em Londres, com foco nas áreas de Medicina, Negócios, Engenharia, Inteligência Artificial e Tecnologias. Em seguida, o grupo visitou a Universities UK International (UUKI), a Associação Internacional das Instituições de Ensino Superior do Reino Unido. Durante a visita, Celso Niskier, presidente da ABMES, aproveitou a oportunidade para compartilhar uma visão do cenário da educação no Brasil, destacando números, desafios do setor e o papel da ABMES na sociedade.

No dia 15 de outubro, durante a visita à Universidade de Cambridge, Celso Niskier foi convidado pela pesquisadora Marina Avena Maia a incluir as instituições de ensino superior brasileiras no grupo de 24 empresas e entidades que visam promover melhores resultados e troca de boas práticas durante o COP30, que acontecerá em novembro de 2025, em Belém (PA).

No dia 16/10, a delegação visitou a Brunel University, em Londres. O grupo foi recebido por John Cossar, vice-reitor internacional da Faculdade de Saúde, Medicina e Ciências da Vida, que destacou o potencial de uma parceria com o Brasil para formar profissionais capacitados tanto para atuar em hospitais britânicos quanto brasileiros. Nesse contexto, Celso Niskier propôs a realização de um estudo de viabilidade para permitir que alunos de cursos da área de saúde em instituições privadas brasileiras possam obter dupla certificação, ampliando suas oportunidades de atuação internacional.

No dia 18/10, a delegação visitou a Universidade de Oxford, onde foi recebida por Laurence Whitehead, pesquisador sênior em Política no Nuffield College, e por Naomi Moir, Diretora de Soluções Educacionais da Oxford University Press. Durante a visita, discutiram-se temas como as habilidades esperadas dos estudantes no século XXI, as diretrizes da instituição para o desenvolvimento desses alunos e a relevância da inteligência artificial no processo educacional. No mesmo dia, a delegação concluiu sua programação com a visita à University College London (UCL), conduzida por Júlio D. Dávila, professor de Política Urbana e Desenvolvimento Internacional. Em seguida, o grupo foi recebido na Pearson University por Ebrahim Matthews, Vice-Presidente Internacional de Ensino Superior, que apresentou as tecnologias inovadoras da empresa, além de destacar novos produtos lançados e a importância de integrar educação e empregabilidade de forma estratégica.

Em Brasília, no dia 18/10, o diretor jurídico da ABMES, Bruno Coimbra, participou da Sessão Especial no Senado em comemoração aos 80 anos da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen). 

Já no dia 29 de outubro, Celso Niskier, participou do painel “A Inteligência Artificial como Parceira na Prática Docente” no evento “Novos Horizontes para o EAD: Desafios e Perspectivas” promovido pelo SEMERJ, no Rio Janeiro/RJ. O encontro contou com a presença do assessor da presidência da FOA,  Max Damas, o Dr. em semiótica e filosofia do direito, Gabriel Chalita, e o diretor de tecnologia e inovação da YDUQS, Ricardo Tiecher.