Setembro foi um mês de intensa atividade e engajamento estratégico para a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Em um período marcado por importantes encontros com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), a Associação reafirmou seu papel central na discussão de políticas públicas, na disseminação de dados relevantes e na promoção da qualidade da educação no país.
Empregabilidade
O início do mês foi marcado pela força dos dados e da transparência. No dia 1º de setembro, a ABMES esteve no Inep para apresentar em primeira mão os resultados da 4ª edição do Indicador ABMES/Symplicity de Empregabilidade (IASE). Estes dados, essenciais para a análise do mercado e o futuro da Educação Superior, foram amplamente debatidos no seminário híbrido que se seguiu, reforçando a importância da empregabilidade no setor.
Diálogos estratégicos e avanços regulatórios com o MEC
A ABMES manteve o canal de diálogo com o MEC aberto e produtivo, buscando simplificação e melhorias regulatórias. Em 10 de setembro, representantes da Associação estiveram no MEC para dialogar sobre os avanços do PROPAG em reunião com a diretoria da DAF/MEC. Dois dias depois, em 12 de setembro, a Associação anunciou uma importante articulação: a possibilidade de as IES solicitarem autorização vinculada de cursos ao Recredenciamento Unificado, que terá prazo aberto no sistema e-MEC a partir de 20 de outubro de 2025. Essa ação visa encurtar o tempo para obtenção de portaria de novos cursos para instituições que não detêm autonomia. Encerrando o mês de diálogo, em 29 de setembro, uma reunião estratégica com a Seres/MEC, conduzida pela secretária Marta Abramo e sua equipe, abordou três temas centrais para o Ensino Superior, reafirmando o compromisso mútuo com o avanço do setor.
Medicina
A qualidade na formação, especialmente na área da saúde, foi um tema central no mês. Nos dias 10 e 11 de setembro, a ABMES deu início à sua Temporada Enade 2025 com um curso exclusivo focado no Enamed (Medicina), preparando as instituições para alcançar os melhores resultados na avaliação.
Ainda sobre o tema, em 29 de setembro, a Associação participou da Cerimônia de Homologação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina. A aprovação das diretrizes, fruto de um amplo diálogo no CNE, é um marco histórico, modernizando a formação médica no Brasil e alinhando-a às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e da população.
Inovação e inteligência em ação
Em 18 de setembro, o podcast da ABMES lançou um novo episódio explorando "O Futuro da Educação: Dados e Inteligência em Ação". O debate abordou as medidas estratégicas do Ministério da Educação para transformar o ensino com o uso inteligente de dados e inovação responsável, discutindo o impacto dessas políticas no dia a dia de escolas, professores e alunos.
