Nas últimas décadas o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tinha se consolidado, ao lado do Programa Universidade para Todos (ProUni), como uma das principais políticas públicas de acesso à educação superior no Brasil. Graças a ele, milhões de jovens de todo o país tiveram a oportunidade de frequentar uma universidade. Muitos, inclusive, quebrando ciclos geracionais de baixa escolaridade e se tornando o primeiro membro da família a ter acesso à graduação.
As reformulações sofridas pelo programa nos últimos anos, contudo, impactaram significativamente no seu alcance. Tanto estudantes quanto instituições de educação superior (IES) sentiram os efeitos das mudanças, em especial da redução drástica no número de vagas ofertadas a cada semestre.
Com isso, instituições que nos últimos anos investiram em aspectos como ampliação e modernização da infraestrutura física e pedagógica estão enfrentando, de forma ampliada, o desafio de ocupar salas, carteiras e laboratórios que, até recentemente, eram disputados por jovens ávidos por conhecimento e oportunidade de ascensão social por meio da qualificação profissional proporcionada pela educação superior.
Novas formas de captação e retenção de alunos
Além de ser uma das maiores preocupações de qualquer gestor da área educacional, encontrar soluções de captação e retenção de estudantes adequadas à realidade de cada instituição de ensino não é uma tarefa das mais simples. Se antes o Fies era um grande aliado das IES nesse processo, agora as instituições estão tendo que inovar e, em alguns casos, até reinventar suas estratégias para atrair novos estudantes.
Criar ações de marketing focadas em aspectos como preço e proximidade, desenvolver conteúdos de qualidade, se fazer presente em canais de comunicação e mídias sociais, divulgar diferenciais metodológicos e de infraestrutura, fazer parcerias e oferecer programas próprios de financiamento estudantil estão entre as inúmeras estratégias que podem ser desenvolvidas pelas instituições, em especial as de pequeno e médio portes que, em geral, são as que mais se deparam com o desafio da captação e retenção de alunos.
Tendo em vista que o tema demanda uma boa dose de entendimento e avaliação de cenário, além de conhecimento sobre técnicas de gestão e marketing, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) realiza no próximo dia 8 de maio, em Brasília/DF, o seminário e workshop Novas Formas de Captação e Retenção de Alunos. A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas no assunto para apresentarem práticas e estratégias, além de esclarecerem dúvidas e orientar as IES para o aprimoramento dos seus processos e planejamento mercadológico, de modo a tornar a instituição mais competitiva. As inscrições estão abertas e são gratuitas para associados à ABMES.