Celso Niskier, vice-presidente da ABMES e Lioudmila Batourina, consultora de parceria internacional, estão em Israel para uma visita de técnica nos locais que receberão a 2ª Delegação ABMES Internacional – Israel Experience. Faltam apenas quatro meses para que gestores, mantenedores e líderes educacionais do Brasil tenham oportunidade de conhecer as universidades destaques do país, um dos principais polos de inovação do mundo.
Representando o programa ABMES Internacional, eles foram recebidos por uma equipe da Associação de Universidades de Israel; da Universidade de Tel Aviv e do Weizmann Institute, que possui dois importantes projetos que serão apresentados para a delegação brasileira, um sobre pesquisa de modelos científicos inovadores e outro para ensinar física na escola média.
A instituição líder em educação a distância do país, Open University, foi outra importante visita realizada. Os equipamentos modernos e fáceis foram destaque, além da cooperação positiva que a instituição tem com outras entidades e indústria.
Na cidade de Bersebá, a Universidade Ben-Gurion do Neguev recebeu os representantes da Associação e apresentou os seus programas sociais e de diversidade. Já o IDC College, que fica Herzliya, chamou atenção pela modernidade e pelo programa de internacionalização muito bem desenvolvido.
A Technion – Israel Institute of Technology, com um excelente programa de preparação de estudantes em ciência e inovação, também entrou na rota da visita técnica. Assim como a Embaixada do Brasil em Israel, onde foram recebidos pelo primeiro secretário, Daniel Souza Costa Fernandes. O Conselho de Ensino Superior, órgão vinculado ao Ministério da Educação local, também recebeu os representantes da Associação.
Na ocasião, o vice-presidente e a consultora internacional da ABMES também puderam conhecer uma aluna brasileira Yasmim Franceschi, que estuda em Israel e ganhou o prêmio de melhor estudante com seu projeto de startup, e Marcelo Korn, brasileiro que trabalha na sede da Intel em Israel, empresa com excelentes programas de cooperação entre instituições de educação e a indústria.
Em Jerusalém, a Hebrew University, primeira universidade de Israel, que abriga a maior biblioteca de estudos judaicos do mundo e tem o maior número de prêmios Nobel de Israel, também foi visitada. Entre diversas iniciativas, a instituição conta com um curso "Glocal", um departamento especializado em América Latina, pesquisa para inovações do ensino e faculdade de medicina com hospital próprio.
2ª Delegação ABMES Internacional – Israel Experience
Durante dez dias, de 11 a 21 de outubro de 2018, os participantes irão vivenciar a realidade israelense no que se refere à educação, à cultura e às possibilidades de cooperação internacional, além de conhecer melhor o país, que tem apenas 70 anos, mas já é conhecido como a “nação das startups”.
Serão desenvolvidos contatos e parcerias com algumas das principais universidades, centros de inovação e comunidades inovadoras da atualidade com o objetivo de trocar experiências e conhecer as melhores práticas em áreas organizacionais, educativas e gerenciais, com oportunidades reais de novos negócios entre brasileiros e israelenses.