Depois de 27 horas de viagem, em média, a 2ª Delegação ABMES Internacional - Israel Experience pousou em Tel Aviv para dez dias de muito aprendizado, troca de conhecimento e abertura de canais para parcerias que viabilizem a ampliação das áreas internacionais das instituições brasileiras de educação superior.
Composto por 40 pessoas de 17 instituições de todas as regiões do Brasil, o grupo teve como primeiro compromisso um encontro com a história e a cultura locais.
Com a aterrisagem em terras israelenses em pleno Shabbat (período de descanso e reflexão para os judeus) e as primeiras visitas às instituições locais agendadas para domingo (primeiro dia útil da semana em Israel), o sábado foi de muita caminhada em locais que vão desde as ruas milenares de Old Jaffa até espaços da dinâmica e efervescente Tel Aviv, criados ou revitalizadas após a criação do Estado de Israel, em 1948, como o bairro de Neve Tzedek e o porto de Tel Aviv.
O vice-presidente da ABMES Celso Niskier chamou a atenção para a emoção de estar em Israel com um grupo de brasileiros e viver esse contraste entre o antigo e o novo. “É sempre surpreendente aqui em Israel”.
Abertura oficial
O primeiro dia de atividades da delegação terminou com o jantar de boas-vindas. Realizado no hotel onde o grupo está hospedado, o lendário Dan Tel Aviv, o evento contou com um cardápio recheado de pratos típicos e muita empolgação.
Em seu pronunciamento de abertura, o diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, destacou o privilégio que é participar de uma experiência única como a proporcionada pela delegação, bem como os frutos que serão colhidos a partir dela. “Espero que todos vocês saiam daqui muito mais ricos, assim como saíram da delegação à Rússia. Não mais ricos de dinheiro, mas de um capital muito mais importante que são a informação e o conhecimento”.
Ainda na linha de provocar reflexões, o convidado especial Yaron Edel, consultor na área de educação e ex-diretor da área de educação do Israel Innovation Institute, fez uma breve apresentação durante a qual apontou caminhos capazes de conduzir à inovação. “Não dá para trabalhar inovação com todos. Inovação deve começar com grupo pequeno”.
Edel ainda chamou a atenção para o fato de que inovação não é só encontrar soluções novas, mas coloca-las em prática. “Estamos saindo da revolução da informação para a da inteligência artificial. O grande desafio das comunidades será achar a melhor solução inovadora e como implementa-la”.
Ao fim do jantar, patrocinado pelo Grupo A, cada membro da delegação recebeu da editora uma menorá, candelabro de sete braços que é um dos principais e mais difundidos símbolos do Judaísmo.
A 2ª Delegação ABMES Internacional acontece de 11 a 21 de outubro de 2018 e além de Tel Aviv visitará outras cidades da região como Jerusalém, Ra'anana, Rehovot, Beersheba, Herzliya, Haifa e Nazareth.