“Computadores são muito bons, mas não podem substituir professores; eles complementam a atividade de docência. Além disso, professor será a última profissão a ser substituída pela tecnologia. Isso porque computadores não podem motivar pessoas; professores podem”. Com essas palavras, Ari Rappoport, professor e pesquisador da The Hebrew University of Israel (HUJI), respondeu aos questionamentos da 2ª Delegação ABMES Internacional – Israel Experience sobre até que ponto a tecnologia será capaz de substituir os seres humanos.
Rappoport realiza pesquisas sobre inteligência artificial, ou seja, o uso de tecnologias que funcionam como o cérebro humano, em especial no que diz respeito ao aprendizado de idiomas. Um dos resultados das suas investigações é o Bilanga, programa de aprendizado da língua inglesa para pessoas que têm o português como língua materna. A ferramenta, testada com sucesso em duas escolas brasileiras, tem como foco os indivíduos, a correção de erros típicos e o controle do processo de aprendizagem.
Impacto social
Partindo do pressuposto de que tecnologia não se resume à informática e eletrônicos, a HUJI também desenvolve projetos voltados para a missão social da universidade, como o mestrado em Desenvolvimento Internacional.
Uma das ações realizadas no âmbito do mestrado, e que consiste em uma tecnologia social, é a Glocal (Global + Local). A iniciativa tem como foco o desenvolvimento inclusivo por meio de intervenções em comunidades de baixa renda. Para isso, os estudantes recebem conhecimentos acadêmicos e práticos voltados para um trabalho multicultural e sensível às características locais.
Entre os resultados práticos do mestrado está o Architecture by Girls: Designing a School in East Jerusalem With Students (Arquitetura por Meninas: Projetando uma Escola em Jerusalém Oriental com Estudantes, em livre tradução). Coordenado pela estudante brasileira Luisa Venancio, o projeto consistiu em uma série de workshops ao longo de quatro meses com 12 estudantes de 14 anos de uma escola para meninas de Jerusalém. O objetivo era apresentar a elas o mundo da arquitetura por meio de uma experiência prática de design, dando-lhes a oportunidade de aprender e se expressar através do design de uma escola secundária pública para meninas, que ainda não existe no bairro onde elas vivem, embora já exista uma área destinada para este fim.
Ao longo das oficinas as meninas tiveram a oportunidade de conhecer conceitos básicos da arquitetura, de visitar o terreno e de desenvolver projetos que integram o espaço físico existente à estrutura ideal de escola, de acordo com a concepção delas. O resultado final foi a representação das ideias em maquetes, expostas juntamente com os respectivos projetos no campus da HUJI.
Integração com a América Latina
A The Hebrew University of Jerusalem é a única instituição do país com um departamento voltado para estudos ibéricos e latino-americanos. Entre as atividades ofertadas por ele estão cursos de idioma, literatura, história e comunicação.
Durante a passagem da 2ª Delegação ABMES Internacional pela instituição, a diretora do departamento, Profa. Ruth Fine, manifestou a satisfação por receber o grupo e ressaltou o interesse da instituição em estreitar o relacionamento com as instituições de educação superior brasileiras. “O Brasil tem grande importância para a nossa universidade e queremos desenvolver essa relação ainda mais”.
Encontros rápidos
E foi exatamente com o objetivo de aproximar ainda mais instituições de educação superior brasileiras e israelenses que, durante a visita à HUJI, foi promovido uma espécie de “speed dating” entre as 17 IES brasileiras ali representadas e outras 16 universidades israelenses que, por limitação de tempo, não puderam ser visitadas presencialmente pela delegação.
Após uma breve apresentação de ambos os lados, os participantes tiveram tempo para conversar sobre interesses comuns, trocar cartões e começarem a pensar em ideias de atuação conjunta. O encontro foi organizado em parceria com o Conselho de Educação Superior de Israel e com o apoio da The Hebrew University of Israel.