Estudantes que estão acompanhando o andamento das etapas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2018.2) terão de aguardar mais um pouco para conhecer os contemplados com o programa. Previsto anteriormente para hoje (30), o resultado Fies 2018 foi adiado para esta quarta-feira, 1º de agosto, conforme divulgado pela Secretaria de Educação Superior no Diário Oficial da União desta segunda-feira.
O resultado da pré-seleção do Programa de Financiando Estudantil (P-Fies), composto apenas por uma única chamada, foi adiado para a próxima segunda-feira, 06 de agosto. Já os resultados da modalidade Fies serão constituídos de chamada única e também de lista de espera.
Foram anunciadas mais de 155 mil vagas Fies 2018.2. Destas, 50 mil são ofertadas a juros zero. O financiamento é destinado aos cursos de graduação não gratuitos em instituições de ensino privadas do país. Para participar é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota média igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos nas provas, além de nota superior a 0 (zero) na redação. Também é preciso ter renda mensal bruta de até 03 ou até 05 salários mínimos a depender da modalidade solicitada.
Novo cronograma Fies 2018.2
Com as alterações, os procedimentos deverão ser realizados de acordo com o novo cronograma: de 1º a 5 de agosto, até às 23h59, os candidatos pré-selecionados na modalidade do Fies deverão acessar o sistema FiesSeleção para complementar a inscrição e prosseguir com a contratação do financiamento.
Ainda de acordo com o MEC, "o agente financeiro na modalidade Fies e os AFOCs* na modalidade P-Fies deverão confirmar a contratação ou informar o vencimento da inscrição no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da disponibilização pelo candidato da DRI**. O objetivo neste caso é viabilizar o controle de ocupação de vagas.
Fies x bolsa de estudo
O Fies inclui juros na mensalidade de grande parte das vagas ofertadas – aproximadamente 105 mil nesta edição e, como se trata de um empréstimo, o estudante beneficiário terá de pagar a dívida acumulada ao final do curso. As bolsas de estudo funcionam de forma diferente permitindo descontos diretamente na mensalidade do curso.
Com isto, caso o estudante tenha pago todas as mensalidades ao longo do curso, não acumulará dívida após o fim da graduação. Programas educacionais como o Educa Mais Brasil chegam a ofertar até 70% de desconto mensais. São mais de 240 mil bolsas de estudo para o ensino superior disponíveis em www.educamaisbrasil.com.br.
*Agentes Financeiros Operadores de Crédito
**Documento de Regularidade de Inscrição