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Imagem do ensino a distância melhora

29/01/2018 | Por: Valor Econômico | 451
Foto: Freepik

Foi-se a época em que pesava negativamente na mesa do gestor de pessoas a contratação de um profissional que tivesse feito cursos a distância. O tempo cada vez mais escasso e a sofisticação das escolas ajudam a moldar uma nova imagem para o ensino on-line. E apesar de identificarem diferenças na capacitação entre quem frequentou a sala de aula e quem se especializou pela
web, os gestores reconhecem que a qualidade e interação da educação a distância (EAD) vem se aprimorando e lhes conferindo maior credibilidade.

"Acho que para fazer uma análise e julgar se o EAD foi bom, o profissional tem sempre que se perguntar: sai diferente da formação? Foi importante? Fez sentido?", diz Rosana Daniele Marques, gerente de gestão de pessoas da Crowe Horwath. "O executivo tem que se conhecer para fazer a escolha. E a empresa também tem que observar onde o executivo se adapta e dá melhor
resultado. A reflexão tem que ser feita entre empresa e profissional", afirma.

Na Crowe, onde há incentivo financeiro para executivos que queiram se especializar, cerca de 30% dos profissionais optam em algum momento por fazer cursos a distância e a principal justificativa para esta escolha é a facilidade. "A gente sempre dá suporte aos líderes e tenta ajudá-los na escolha dos cursos. Não decidimos qual o curso, mas ajudamos a entender qual é o melhor e o mais recomendado para a sua carreira", diz a gestora.

Para a Robert Half, empresa global de recrutamento, o que pesa para o executivo é que os cursos de pós-graduação e especialização sejam feitos em escolas de primeira linha. "E se há compatibilidade do curso com a carreira do profissional. Tem que fazer sentido", diz Fernando Mantovani, diretor geral da empresa no Brasil. Ele afirma que as empresas que contratam a Half
para seleção não impõem restrições com relação a formação on-line, mas diz, no entanto, que as aulas presenciais têm riqueza na interação e o valor agregado da troca de experiências pode se mostrar na prática.

Para Mantovani, o que pesa mais na contratação de uma liderança é o seu desempenho e a trajetória profissional. "Agora, se tiver que desempatar, enquanto o mercado não conseguir validar as especializações a distância, que são relativamente novas, talvez fique a sensação que estão um degrau abaixo do presencial. E isso pode se dar pelo desconhecimento."

A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil) alerta que instituições que têm mais histórico e reputação dão mais segurança ao recrutador em termos de qualidade dos cursos. "Na questão da especialização on-line, a observação do engajamento fica prejudicada" afirma Elaine Saad, presidente da entidade. Mas é preciso reconhecer, em sua opinião, que a educação virtual democratizou o ensino.

 


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PORTARIA NORMATIVA Nº 21, DE 13 DE OUTUBRO DE 2011

Fixa critérios para a revalidação de diplomas concedidos por instituições estrangeiros, nos casos específicos de cursos oferecidos na modalidade de educação a distância (EAD).


PORTARIA INEP Nº 224, DE 28 DE JUNHO DE 2012

Designar os seguintes docentes para composição da Comissão de Revisão dos Instrumentos de Avaliação Institucional, presencial e EAD, e de Pólo de apoio presencial na Modalidade a Distância, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior - SINAES:


INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 14 DE JANEIRO DE 2013

Dispõe sobre os procedimentos do fluxo dos processos de regulação de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos na modalidade EAD.


PORTARIA CAPES Nº 61, DE 22 DE MARÇO DE 2017

Define critérios de concessão de bolsas e pagamento de custeio a docentes regularmente matriculados e em efetiva regência nas redes públicas de ensino nacionais vinculados aos Programas de Mestrado Profissional em Rede custeados pela Capes. (PROEB).


PORTARIA SERES Nº 347, DE 24 DE ABRIL DE 2017

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) poderá expedir atos autorizativos em caráter provisório, para credenciamento de polos de apoio presencial, em processos de aditamento ao ato de credenciamento EAD. 


DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017

Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.


REPUBLICADO DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017

Republicação do art. 9º do Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, por ter constado incorreção, quanto ao original, na Edição do Diário Oficial da União de 26 de maio de 2017, Seção 1.


RESOLUÇÃO MS/CNS Nº 569, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2017

Dispõe sobre os cursos da modalidade educação a distância na área da saúde.


PORTARIA MEC Nº 370, DE 20 DE ABRIL DE 2018

Fica homologado o Parecer nº 128/2018, da Câmara de Educação Superior - CES do Conselho Nacional de Educação - CNE, referente aos processos e-MEC relacionados no Anexo desta Portaria.


PARECER CES-CNE Nº 128, DE 07 DE MARÇO DE 2018

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Educação Superior: tecnologia, inovação e criatividade

Reúne artigos de autoria de Gabriel Mario Rodrigues, enquanto presidente da ABMES, publicados no Blog da ABMES no período compreendido entre 4 de outubro de 2009 e 1º de dezembro de 2015.