O prazo para a renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), firmados no primeiro semestre de 2018, foi adiado para 10 de maio - antes, estava previsto para 30 de abril. O procedimento deve ser feito semestralmente pelos estudantes que já são beneficiados pelo programa.
A mudança de data foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (2) e vale para contratos simplificados e não-simplificados.
O pedido de aditamento é realizado primeiramente pelas instituições de ensino. Em seguida, os alunos devem entrar no site do SisFies para validar as informações.
Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a decisão foi tomada por causa da instabilidade registrada no site, gerada pelo alto número de acessos. “Vamos assegurar o direito de todos os beneficiados pelo Fies, mas é importante que os alunos que ainda não fizeram o procedimento de renovação não deixem para a última hora novamente”, diz Silvio Pinheiro, presidente do FNDE.
Caso o aditamento tenha alguma alteração nas cláusulas do contrato, o aluno precisa levar a nova documentação ao agente financeiro (Banco do Brasil ou Caixa) para conseguir fazer a renovação. Se nenhum dado necessitar de correção, basta entrar no SisFies e seguir as instruções.