Impactos das ações de Regulação, Avaliação e Supervisão nas Instituições de Educação Superior com abordagem prática do e-MEC

Impactos das ações de Regulação, Avaliação e Supervisão nas Instituições de Educação Superior com abordagem prática do e-MEC

CURSO ADIADO.EM BREVE, MAIS INFORMAÇÕES

Os aspectos regulatórios da educação superior no Brasil são essenciais para a obtenção da qualidade. A supervisão, o controle e a avaliação institucional são ferramentas primordiais para a melhoria contínua das Instituições de Educação Superior (IES). Reconhecendo a complexidade da regulação e supervisão na educação superior, os profissionais e gestores devem aprofundar seus conhecimentos, desenvolver habilidades práticas de forma a enfrentar os desafios da educação no Brasil. Compreender o sistema e-MEC e suas especificações operacionais é de suma importância para que as IES possam realizar uma gestão educacional de excelência, que atenda às exigências normativas e os parâmetros de qualidade. 

 

Datas: EM BREVE

Horário:  9h30 às 12h30 e das 14h às 17h

 

Objetivo do Curso

O curso visa oferecer uma abordagem sobre as ações de regulação, avaliação e supervisão que impactam nas IES privadas, tendo o sistema e-MEC como o meio digital de processamento dos processos e dos resultados, com uma perspectiva prática de forma a capacitar os participantes a lidar com os desafios do ambiente regulatório das IES. 

Público-Alvo

Gestores de instituição de ensino; reitores; pró-reitores; coordenadores, docentes, PI, pessoas ligadas ao setor de recursos humanos e demais profissionais da comunidade acadêmica. 

Metodologia

A metodologia utilizada será ativa, participativa e reflexiva com destaque para os aspectos práticos. O curso contará com aulas expositivas com debates, relatos de experiências institucionais, momentos de interação para exposição de cases e esclarecimentos de dúvidas.

Modalidade de Oferta

Remota, com aulas síncronas, via Zoom.

Parceria

Edux 21 Consultoria Educacional 

Investimento:

Associados ABMES  e Clientes EDUX 21

Não associados

Inscrição

R$ 599,00

R$ 1.199,00

Clique AQUI e inscreva-se

 

Descontos progressivos para grupos:

3 a 6 inscrições: 10%

7 a 10 inscrições: 20%

Acima de 11 inscrições: 30%

Egressos ABMES cursos: 10% de desconto

 

Programação

Dia 22/04/2024

9h30 - Abertura: Celso Niskier

Módulo I: Regulação da Educação Superior O módulo I vai apresentar um panorama geral da regulação da Educação Superior com as principais mudanças e desafios que as IES enfrentam, assim como abordar a regulação como um processo essencial para garantir a qualidade e o funcionamento adequado das IES com base, principalmente, na legislação do MEC e do CNE sem prejudicar o processo de inivação institucional. 

Das 9h35 às 10h30 - Expositor: Max Damas

 

Módulo II: Avaliação da Educação Superior

Este módulo irá explorar os princípios, métodos e instrumentos de avaliação da educação superior no contexto do SINAES, por meio de abordagens quantitativo e qualitativo sobre os tipos e as dimensões, principalmente, no que tange as avaliações externas realizadas pelo INEP, contemplando também a autoavaliação institucional realizada pela CPA, bem como a importância da articulação entre elas e a relevância para as melhorias e aprimoramento das IES.

10h45 às 12h00 – Expositor: Paulo Chanan

 

Módulo III: Supervisão da Educação Superior

Este módulo visa capacitar os participantes a compreender o papel e as práticas da supervisão na educação superior, mediante estratégias de supervisão, ferramentas utilizadas e a importância da supervisão para garantir a qualidade e a conformidade das IES com as normas e diretrizes educacionais. Serão apresentados os tipos de supervisão compreendidos pelas políticas educacionais, bem como o monitoramento de programas e projetos a serem operacionalizados pelas IES. 

14h00 às 15h30 - Expositor: Pedro Ferreira

 

Módulo IV: Marco legal do MEC e CNE e os impactos nas Instituições de Educação Superior Privadas 

Este módulo visa proporcionar aos participantes uma compreensão abrangente do marco legal estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e seus impactos nas IES privadas. Serão apresentadas ações que contribuem para a melhoria da qualidade da oferta no contexto de planos, projetos e programas institucionais, considerando a missão , os objetos e a visão da IES.

15h45 às 17h00 – Expositora: Francislene Hasmann

 

Dia 24/04/2024

 

Módulo V: Sistema e-MEC: arquitetura e configuração

O Sistema e-MEC é uma ferramenta fundamental para a regulação, avaliação e supervisão da educação superior, contribuindo para a qualidade e o controle das atividades acadêmicas e administrativas das IES. O módulo V visa apresentar a configuração geral do Sistema e-MEC, envolvendo a definição de usuários e permissões de acesso, configuração de parâmetros específicos e a integração com outros sistemas.

9h30 às 10h30 – Expositor: Heverton Carvalho

 

Módulo VI: IES operando o sistema e-MEC

Este módulo abordará as etapas e funcionalidades no sistema referentes ao credenciamento e recredenciamento das IES, bem como nos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação e atuação nos cursos de pós-graduação lato sensu e processos de aditamento dentro do sistema e-MEC.

10h45 às 12h00 – Expositores: Heverton Carvalho e Lucas Campos

 

Módulo VII: Desvelando o sistema e-MEC: abordagem prática

Este módulo vai apresentar uma abordagem prática, demonstrando os cadastros, consultas, protocolos, formulários eletrônicos, diligências, comunicados, recursos e contrarrazões no Sistema e-MEC, considerando a legislação de regulação, avaliação e supervisão da educação superior. 

14h00 às 16h15 – Mediadores: Heverton Carvalho, Marcos Beltrão e Lucas Campos

16h15 às 16h30 – Café 

 

Sessão de Síntese da Programação

Será realizada uma sintese integradora dos conteúdos apresentados, tendo como foco o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), nas visões estratégica e prospectiva, como o documento norteador das ações de regulação, avaliação e supervisão. 

16h30 às 16h55 – Iara de Xavier

 

17h00 – Encerramento ABMES e EDUX21

 

Conheça os expositores: 

 

Francislene Hasmann - Engenheira Industrial Química. Doutora em Biotecnologia. Diretora Adjunto de Regulação e Qualidade do Grupo Ser Educacional. 

Iara de Xavier - Diretora Executiva da EDUX21 Consultoria Educacional. Assessora da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Diretora técnica da Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades (Abrafi). Professora aposentada da UnB. Doutora em Saúde Pública

Lucas Figueiredo - Graduação de bacharelado em Direito (2019) pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU e especialização de MBA em Gestão Empresarial (2021) pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Atua como Secretário Executivo na Associação Brasileira das Faculdades - ABRAFI e exerce há mais de 7 anos atividades no âmbito da Regulação do Ensino Superior e gestão administrativa de empresas.

Marcos Beltrão - Graduação em Turismo pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU e especialização de Gestão da Qualidade e Auditoria pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Consultor Educacional com mais de 08 anos de experiência no âmbito da Regulação do Ensino Superior.

Max Damas - Gestor e professor universitário há 20 anos. Engenheiro de computação e Doutor em Engenharia da Produção. Palestrante e consultor em estratégias educacionais. Atualmente, Assessor da Presidência da ABMES e Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). 

Paulo Chanan - Diretor de Regulação e Procurador Institucional do Grupo SER Educacional. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Direito Empresarial pela OAB/PR-INBRAPE e Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia. Presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades (Abrafi). 

Pedro Henricque Ferreira - Advogado e Coordenador de Relações Governamentais do grupo Yduqs. Possui experiência em regulação do ensino superior, com atuação junto à CoordenaçãoGeral de Legislação e Normas da SERES/MEC no período de 2017 a 2019. Foi consultor na Edux21 em 2023. Membro da Comissão de Educação da OAB/DF desde 2020. 

Heverton de Carvalho - Em breve, mais informações.

 

 

 

 

Curtir:

Compartilhar: