Nossa história

 

Graças ao notável trabalho na área acadêmica e no âmbito político, a ABMES ocupa um papel de destaque no conjunto das entidades representativas do setor privado, tendo merecido duas importantes láureas: Prêmio Darcy Ribeiro, outorgado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados do Congresso Nacional em 2009 e Prêmio Barão de Mauá – Educação 2012, outorgado pelo Conselho Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

 

 

 

 

 

A história da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES) teve início na década de 1980, graças ao esforço de um grupo de dirigentes que decidiu criar uma associação para representar nacionalmente a categoria e lutar pelos legítimos direitos do setor privado garantidos na Constituição Federal de 1988.

Desde 1982, a ABMES busca atender as expectativas de seu quadro de associados e marca presença no cenário nacional por meio de uma contribuição decisiva nas discussões dos grandes temas pertinentes ao desenvolvimento da educação superior, com destaque para o papel do ensino superior particular.

Conheça a galeria de presidente da ABMES:

 

Candido Mendes (1982/1992)

Primeiro presidente da ABMES, estabeleceu durante a sua gestão os ideais e os princípios que até hoje norteiam a entidade. Ele dizia, em 1982: “A ABMES deverá ser um grande fórum de discussão e diálogo das escolas, no sentido de captar as suas aspirações e traduzi-las em proposições viáveis ao governo, já que a falência do setor significaria hoje a frustração de quase um milhão de brasileiros e a inexorável condenação dessa geração”.

 

Édson Franco (1992/2004)

Na sua gestão a ABMES cresceu significativamente em número de associados, conquistou novos espaços, trouxe para o âmbito da entidade o debate sobre temas de interesse da educação superior brasileira, ganhou respeitabilidade na comunidade acadêmica e no governo e. Criou a ABMES Editora, cujas publicações são conhecidas em todo o território nacional pela qualidade de seu conteúdo. 

Nesse período também foram realizadas pesquisas, estudos e seminários – com a colaboração de intelectuais do Brasil e do exterior – que tiveram um papel decisivo não só para a compreensão dos problemas educacionais como também para estabelecer os fundamentos do projeto institucional da ABMES.

 

 Gabriel Mario Rodrigues (2004/2016)

Com as linhas de ação definidas e implementadas, nas gestões do professor Gabriel a ABMES abriu espaços de interlocução com os órgãos oficiais e deu um notável salto em direção de uma atuação política mais forte e consistente, de forma independente e/ou em articulação com o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular[1].

A ABMES passou a desenvolver programas de apoio ao desenvolvimento acadêmico e administrativo das pequenas e médias instituições privadas de ensino superior (PMIES), incluindo a realização de cursos de capacitação pela ABMES Virtual (hoje ABMES Cursos).

Nas suas gestões, a Associação deu continuidade à realização de seminários mensais, workshops, programas de treinamentos e reuniões com consultores para atender às demandas das mantenedoras e de suas instituições mantidas. Ao lado disso, a ABMES deu sequência aos seus prêmios e projetos e publicou diversos títulos pela ABMES Editora. A presidência do professor Gabriel Mario Rodrigues foi encerrada com um marco para a história da ABMES: a aquisição da sede própria.

 

José Janguiê Bezerra Diniz (2016/2019)

Na gestão de Janguiê Diniz, a ABMES ganhou novos projetos, ampliou sua projeção nacional e internacional e estreitou relacionamento com instituições de educação superior de todo o Brasil.

O projeto ABMES Internacional lançou a Associação a novos patamares, tornando-se internacionalmente reconhecida e chancelada como a voz da educação superior particular do Brasil.

Aproximar a ABMES das instituições de educação superior, em especial das pequenas e médias, também foi uma marca da sua gestão. Neste sentido, foi criado e implementado o projeto ABMES Regional, que ampliou a atuação da entidade nos locais onde os associados estão.

Em um período marcado por inúmeros desafios nas esferas econômica e política, a Gestão 2016-2019 teve o mérito de dialogar de forma ampla com os entes governamentais, mesmo em meio a duas transições no âmbito do governo federal. Essa relação próxima, contudo, não comprometeu a independência da entidade.

Sede própria

Depois de 24 anos, a ABMES adquiriu, em 2016, a sede própria da Associação: o 9º andar do Edifício Vision Work, no Setor Hoteleiro Norte (SHN), coração da  capital federal.

A nova sede foi adquirida na Gestão 2013-2016, presidida por Gabriel Mario Rodrigues, e inaugurada no dia 6 de dezembro de 2016, sob a presidência de Janguiê Diniz.

Conselho de Administração

Criado pela Gestão 2016-2019, o Conselho de Administração consiste em um órgão independente e colaborativo que tem como finalidade traçar as diretrizes estratégicas para o desenvolvimento da ABMES e permitir a manifestação dos associados no processo de tomada de decisões.

O grupo pauta seus debates em aspectos como soluções para os desafios da educação superior; a necessidade de mudar a imagem do setor particular de educação superior perante a sociedade; realçar o trabalho de responsabilidade social desenvolvido pelo setor; e a utilização de novas tecnologias no processo de aprendizagem e ensino.

 

Celso Niskier (2019/2022)

Com o lema “Uma ABMES de todos e para todos”, Celso Niskier assumiu o compromisso de construir uma Associação cada vez mais participativa, inclusiva e diversa. Para isso, aposta em uma gestão transparente, participativa e moderna. Foi nesse contexto que surgiu a ABMES 4.0. 

Entre as principais inovações destacam-se o suporte para a transformação digital das IES, em especial com a criação do Learning and Inovation Center (LInC) e a parceria com a Microsoft para capacitação em inteligência artificial, eventos on-line com temas atuais e de grande relevância para o setor, publicações digitais, lançamento do podcast “E por falar em educação” e tantas outras.

Em 2020, ano que trouxe um cenário atípico para o mundo inteiro em função da pandemia da Covid-19, a ABMES acelerou processos, projetos e propósitos, tornando a associação ainda mais eficiente, produtiva e digital

 


[1] Além da ABMES, compõem o Fórum as seguintes Associadas Fundadoras: Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi); Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu); e Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp). Associadas Participantes: Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen); Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep); e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (Semerj).


Vantagens aos Associados


  • Participar gratuitamente dos seminários da ABMES
  • Obter descontos especiais em cursos de capacitação, congressos e outras atividades
  • Receber gratuitamente exemplares das publicações da ABMES Editora
  • Consultoria nas áreas jurídica e acadêmica
  • Usufruir de estrutura moderna e atendimento qualificado
  • Contribuir com propostas sobre temas relacionados ao setor

Contato


Simone Silva
Coordenadora de Relacionamento

relacionamento@abmes.org.br

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