#ABMESINFORMA | ABMES se reúne com Inep para tratar das avaliações externas in loco virtuais


09/04/2021 | 2382

003/2021 Brasília, 09 de abril de 2021


A ABMES, representada por seu diretor executivo, Sólon Caldas, se reuniu na tarde desta sexta-feira (09) com a presidência do INEP para tratar acerca da implementação da visita in loco na modalidade virtual. Sob a premissa de trilharem um caminho de desenvolvimento e evolução, o INEP informou que foram feitos testes desde o início de março, sinalizando a possiblidade de que algumas visitas virtuais possam ocorrer ainda neste mês de abril. Uma portaria normatizando os detalhes das visitas virtuais deve ser publicada.

Os benefícios sinalizados pelo INEP são muitos: accountabilitycompllance (gravação com possibilidade de revisão na CTAA); realização de avaliações simultâneas; menor custo financeiro às instituições de ensino superior (IES); menor custo operacional ao Inep; maior disponibilidade de avaliadores; facilidade em casos de necessidade de substituição de avaliadores; aperfeiçoamento contínuo da ferramenta e dos processos; ganhos de escala, dentre outros.

A pretensão é converter as comissões presenciais confirmadas em virtuais, a partir de um diálogo com as IES. A perspectiva é realizar 5.000 avaliações virtuais até outubro de 2021.

Na linha de aprimoramento, há um trabalho para estruturação efetiva da Comissão Multidisciplinar com a construção de fluxo nas diversas fases e adequação de sistema. Essas medidas, inclusive, possibilitariam a retomada do fluxo para avaliação dos processos de recredenciamento, reconhecimento e renovação de reconhecimento, a partir de outubro de 2021.

Para os cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Psicologia, a princípio, serão mantidas as visitas in loco presenciais. Em relação ao credenciamento de campus fora de sede, por estarem vinculados a processos de recredenciamento, permanecerão sobrestados neste primeiro momento.

Outro importante destaque: as instituições que, eventualmente, tenham se recusado a receber visita em razão das restrições provocadas pela pandemia da Covid-19 serão consultadas novamente sobre o interesse em realizar a visita virtual.

A ABMES segue acompanhando e batalhando em prol dos interesses da educação superior.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe de relacionamento!