Informações Gerais

Capital: O Estado de Israel reconhece Jerusalem como sua capital, mas muitos países ainda mantêm suas representações diplomáticas em Tel Aviv.
Línguas oficiais: Hebraico e árabe*
Moeda: Novo shekel (‎1.00 = R$ 0.93)
População: 8.134.100
 

Geografia
O Estado de Israel, em sua área total de 27.800 km², de forma alongada e estreita, tem em seu comprimento 470 km e em sua largura máxima 135 km. Está localizado no Oriente Médio, ao longo da costa leste do mar Mediterrâneo, fazendo fronteira com Líbano, Síria, Jordânia e Egito.

Política
Israel é uma democracia parlamentar e o presidente, atualmente Reuven Rivlin, é o chefe de Estado, mas suas funções são em grande parte simbólicas. Um membro do Parlamento apoiado pela maioria dos parlamentares torna-se o primeiro-ministro, normalmente o presidente do maior partido. O primeiro-ministro, cargo exercido atualmente por Benjamin Netanyahu, é o chefe de governo e chefe do gabinete. Israel é governado por um parlamento composto por 120 membros, conhecido como Knesset. A composição do Knesset é baseada na representação proporcional dos partidos políticos, há parlamentares eleitos pelas minorias, incluindo árabe-israelenses. As eleições acontecem a cada 4 anos, o voto é facultativo e permitido a todos os cidadãos maiores de 18 anos.

Economia
Israel é considerada uma das nações mais avançadas do sudoeste da Ásia em desenvolvimento econômico e industrial. O país foi classificado como o de nível mais elevado da região pelo Banco Mundial, bem como pelo Fórum Econômico Mundial. Entre os países fora da América do Norte, é o que tem o maior número de empresas cotadas na NASDAQ (bolsa de valores norte-americana). Em 2008, Israel tinha o 41º produto interno bruto (PIB) mais alto e o 22º maior PIB per capita do mundo (em paridade de poder de compra), com U$ 199,5 bilhões e U$ 33.299, respectivamente. Em 2007, Israel foi convidado a aderir à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que promove a colaboração entre os países visando a melhoria do bem-estar econômico e social das pessoas em todo o mundo.

Comunidade brasileira
O número de brasileiros vivendo em Israel é estimado em 10 mil pessoas espalhadas por todo o território israelense.

Contatos úteis

Números de emergência do Itamaraty no exterior

  • Embaixada do Brasil em Tel Aviv

Embaixador do Brasil no Estado de Israel: Paulo Cesar Meira de Vasconcellos

Endereço: 23, Yehuda Halevi Street, 30th Floor, Tel Aviv, 6513601, Israel

Telefone: + 972 (3) 797-1500

Plantão Consular: + 972 54 803 5858 (somente para emergências)

E-mail: consular.telaviv@itamaraty.gov.br

Facebook: www.facebook.com/embaixada.brasil.telaviv 

Site da Repartição: telaviv.itamaraty.gov.br

  • Consulado Honorário em Haifa

Titular: Eyal Devidas

Endereço: Rua Sweden nº 40, Haifa, 34970, Israel

Telefone: + 972 054 811-2020 – celular + 972 054 252-5252

E-mail: devidas@bezeqint.net

Plantão Consular
Os números de telefone do plantão consular funcionam 24 horas por dia, mas recebem demandas apenas após o encerramento do horário normal de expediente (8h às 20h). Para ligar, disque 00 + código da operadora de longa distância + código do país + número. Caso o atendimento não ocorra imediatamente, o órgão pede que o cidadão brasileiro deixe seus dados de contato na caixa postal para que seja feito o retorno tão logo possível pelos funcionários do Itamaraty. Como último recurso, pode-se ligar para o telefone do plantão no Brasil: (61) 98197-2284. Esse número também recebe mensagens de WhatsApp.