Informações Gerais

Capital: Tel Aviv
Idioma: Hebraico e Árabe
Moeda: Novo shekel (‎1.00 = R$ 0.93)
População: 8 134 100
Fuso horário: (UTC+2)
Código telefone: +972
Presidente: Reuven Rivlin
Primeiro-ministro: Benjamin Netanyahu

Geografia
O Estado de Israel, em sua área total de 27 800 km², é descrito dentro das linhas de cessar-fogo e do autogoverno da Palestina. De forma alongada e estreita, tem em seu comprimento 470 km, e em sua largura máxima, 135 km. Israel está localizado no Oriente Médio, ao longo da costa leste do mar Mediterrâneo, fazendo fronteira com Líbano, Síria, Jordânia e Egito. Fica na junção de três continentes: Europa, Ásia e África.

Fuso horário
O fuso horário em Israel é de +5 horas em relação à Brasília (GMT+2), porém entre março e outubro prevalece o horário de verão, com fuso de +3 horas em relação a Brasília. Lembrando que Brasília está em GMT -3.

Política
Israel é uma democracia parlamentar e o Presidente de Israel é o chefe de estado, mas suas funções são em grande parte simbólicas. Um membro do Parlamento apoiado pela maioria dos parlamentares torna-se o Primeiro-Ministro, normalmente o presidente do maior partido. O Primeiro-ministro é o chefe de governo e chefe do Gabinete. Israel é governado por um parlamento composto por 120 membros, conhecido como Knesset. A composição do Knesset é baseada na representação proporcional dos partidos políticos.

Economia
Israel é considerado um dos países mais avançados do sudoeste da Ásia em desenvolvimento econômico e industrial. O país foi classificado como o de nível mais elevado da região pelo Banco Mundial, bem como, no Fórum Econômico Mundial. Tem o maior número de empresas cotadas na bolsa NASDAQ fora da América do Norte. Em 2008, Israel tinha o 41º produto interno bruto (PIB) mais alto e o 22º maior PIB per capita do mundo (em paridade de poder de compra), com 199,5 bilhões de dólares e 33.299 de dólares, respectivamente. Em 2007, Israel foi convidado a aderir à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que promove a cooperação entre os países que aderem aos princípios democráticos e explorar economias de mercado.

Comunidade brasileira
A comunidade brasileira em Israel é estimada em 10 mil pessoas e encontra-se espalhada por todo o território israelense.


Contato


Lioudmila Batourina
Consultora de parceria internacional

E-mail

lioudmila@abmes.org.br

Telefone

+55 (81) 9 9998-7258