Dicas de Viagem

Muro das lamentações

Validade do passaporte: Mínima de 6 meses
Visto de turista: Dispensa de visto para cidadãos brasileiros, por até 90 dias de permanência
Vacinação: Nenhuma vacina específica é necessária

Requisitos de entrada
Na chegada ao país, as autoridades aplicam questionário habitual e podem, em alguns casos, exigir a confirmação de dados, como local de hospedagem e existência de agência de viagem.

Entrevistas
As autoridades israelenses são extremamente rigorosas em questões de segurança e, não raro, submetem os turistas não apenas a entrevistas, mas também a revistas ou interrogatórios, tanto na entrada quanto na saída do país. Embora não impeça a entrada em Israel, a passagem anterior por certos países da região aumenta a possibilidade de averiguação mais rigorosa por partes das autoridades locais.

Carimbo de entrada
Vários países árabes não permitem a entrada de estrangeiros que tenham, em seu passaporte, indicação de passagem ou estada em Israel. Sendo assim, as autoridades israelenses costumam não carimbar os passaportes de turistas, mas entregam, no momento da chegada, um controle de entrada impresso em pequeno papel azul. Esse papel não deve ser extraviado pois será exigido no momento da saída do país.

Restrições alfandegárias
Todos os equipamentos eletrônicos, incluindo câmeras e notebooks, devem ser declarados na entrada em Israel. Equipamentos de processamento de dados não declarados podem ser apreendidos pelas autoridades de fronteira, por razões de segurança. Equipamentos visuais e de áudio também podem ser confiscados.

Língua
As línguas oficiais em Israel são o hebraico e o árabe (um projeto de lei em andamento estipula tornar o hebraico única língua oficial)*. Apesar de não ser oficial, o inglês é comumente falado entre os moradores. As placas de sinalização no país são escritas nas três línguas. O mesmo acontece com a maioria dos cardápios, panfletos informativos e nas informações disponibilizadas nos lugares turísticos.

Principais destinos
O Muro das Lamentações, a Igreja do Santo Sepulcro e a Esplanada das Mesquitas são locais de interesse histórico e religioso localizados na Cidade Velha, em Jerusalém Oriental.  Tel Aviv, Haifa, Acre, Mar Morto, Massada e Eilat, no Mar Vermelho, são outros dos principais destinos turísticos em Israel. Estima-se que o país tenha recebido, em 2017, mais de 3,6 milhões de turistas.

Voltagem
O padrão de voltagem em Israel é de 220V. A tomada é de três pinos redondos que formam um triângulo equilátero. Apesar de ser de três pinos, não é o mesmo padrão do Brasil. Caso o seu aparelho tenha tomada no padrão brasileiro, lembre-se de levar um adaptador. 

Internet
Israel é um país extremamente moderno. Pontos de internet, muitas vezes gratuitos, estão disponíveis em todas as cidades em lugares como praças, shoppings, museus e restaurantes. 

Ligações

O código de telefone de Israel é +972. Para realizar uma ligação internacional de qualquer cidade do Brasil para Israel basta digitar a sequência 00 + Código da Operadora + 972 + número desejado.

Já para ligar de Israel para o Brasil, deve-se digitar 00 + 55 + Código DDD + Número do telefone.

Comida
Em Israel você poderá conhecer por meio do paladar a formação social do país. A rica culinária é composta por sabores que chegaram com judeus de toda parte do mundo. Desde o Leste e Centro europeu, passando pela região Mediterrânea, Oriente Médio, África do Norte e o encontro com a cozinha árabe local. Porém, hoje em dia, especialmente em Tel Aviv, é possível saborear pratos de todo o mundo. Os sabores, apesar de diversos, são familiares aos brasileiros.

Clima
Aproximadamente 60% da superfície de Israel é desértica. Por sua posição geográfica, o tempo e suas características climáticas são muito similares às da Síria, e notam-se grandes contrastes entre o norte do país e a zona do deserto de Neguev.

Em geral, tem um clima ensolarado, com 6 horas diárias de luz nos meses de inverno e 12 no verão. Por este motivo, é um dos países pioneiros no uso de energias renováveis, com a implantação de painéis solares nos telhados de numerosas residências.

A zona mais próxima do mar goza de um clima mediterrâneo, caracterizado por invernos suaves e úmidos e verões longos, quentes e secos. As chuvas costumam ser abundantes durante o inverno, mas o maior número de precipitações concentra-se em alguns poucos dias. Além disso, a neve e as geadas são um fenômeno pouco usual no período invernal.

Em contraposição, no deserto de Neguev a taxa de precipitações anual é a mais baixa do país. De setembro a abril pode haver chuvas esporádicas, e o céu costuma ser limpo inclusive durante o inverno. Ao contrário do que possa parecer, salvo raras exceções, as noites no deserto costumam ser frescas.

Durante o verão costuma ocorrer um fenômeno denominado khamsin (em hebraico, sharav), ventos secos e quentes do deserto da Arábia que trazem temperaturas muito altas.

Com seu agradável clima temperado, Jerusalém tem verões quentes e secos e, por causa de sua altitude, invernos relativamente frios, com algumas nevadas esporádicas.

Em geral, as pessoas em Israel vestem-se informalmente, ainda que em algumas zonas seja preciso ter um cuidado especial com aquela roupa que possa ser considerada indecorosa ou excessivamente chamativa. 

Primavera: vai de abril a maio. Durante estes meses as temperaturas são muito agradáveis (11 a 30ºC), apesar de ser comum um fenômeno denominado Jamsín, ventos provenientes do deserto, muito quentes e secos.

Verão: ocorre durante os meses de junho a julho. O clima nestas datas é muito quente e seco, com temperaturas que vão de 25 a 40oC. É recomendável usar chapéu e roupa leve, de tecidos naturais, e beber muita água. Ainda que as temperaturas de dia sejam muito altas, à noite costuma refrescar, por isso se recomenda colocar alguma jaqueta na mala.

Outono: as temperaturas variam muito. Em Jerusalém, entre os meses de agosto e novembro, a mínima pode ser de 10 e a máxima de 26oC. Na costa, mínima de 14 oC. Em algumas ocasiões, os ventos do deserto trazem temperatura mais amena.

Inverno: o clima invernal em Jerusalém é frio, especialmente ao anoitecer, com algumas chuvas e nevadas eventuais. As temperaturas variam de 0 a 22ºC. Costuma-se usar roupas para a chuva e roupa de frio para compensar as baixas temperaturas.

Segurança
A presença de policiais e soldados não é ostensiva nas ruas das grandes cidades de Israel. Nas ruas dos centros urbanos a circulação a qualquer hora do dia e noite é segura. A presença de militares pode ser sentida em postos fronteiriços e em épocas de sensibilidade em alguns pontos da cidade de Jerusalém.

Perda de documentos brasileiros
No exterior, cidadãos brasileiros devem ter sempre o máximo de cuidado com seu passaporte. Durante a viagem, recomenda-se manter cópia autenticada de documento de identidade e de certidão de nascimento, além de cópia simples do passaporte em local seguro. A posse dessas cópias facilitará a emissão de novo passaporte, em caso de perda ou furto dos documentos originais. Cidadãos que estejam em retorno ao Brasil podem solicitar Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), cuja emissão é mais rápida e mais barata do que um novo passaporte, sob determinadas condições.

Rede de saúde
Estrangeiros não têm acesso ao sistema público local. De forma geral, médicos particulares no país falam inglês. O atendimento deve ser feito em hospitais particulares por meio do seguro saúde. A rede particular é bem equipada e dispões de atendimento médico de excelente qualidade.

Transporte
Transporte aéreo -
O aeroporto de Ben Gurion, em Tel Aviv, opera os voos internacionais que chegam e partem de Israel.

Transporte rodoviário - O país dispõe de moderna e eficiente rede de rodovias. O trânsito é intenso, especialmente nas áreas urbanas.

Transporte ferroviário - Israel dispõe de algumas linhas ferroviárias que ligam as principais cidades. O uso de trens, no entanto, é pouco difundido no país.

Transporte público - O serviço de ônibus é bastante eficiente.

Táxis - Estão facilmente disponíveis no país. No entanto, em seus deslocamentos, o turista deve evitar pegar os carros de rua e priorizar opções seguras como os serviços de táxis com agendamento por telefone ou os táxis recomendados pelos principais hotéis. Aplicativos de transporte, como Gett Taxi e Uber, também são boas opções de mobilidade Tel Aviv.