Tradições e Costumes

A população judaica divide-se em asquenazes, de origem europeia, e sefarditas, originários da bacia mediterrânea (que além de países europeus, como França Itália e Espanha, engloba nações africanas e asiáticas como Marrocos, Tunísia, Turquia e Líbano). A cultura do país está intrinsecamente ligada à sua história e ao judaísmo. A diversidade cultural de Israel deriva da heterogeneidade de sua população, cujo resultado é um caldeirão de costumes e crenças.

É o único país do mundo onde a vida é fundamentada no calendário hebraico. O trabalho e as férias escolares são determinados pelas festas judaicas.

Dias sagrados 
Os dias considerados de descanso semanal diferem entre as religiões. Para os muçulmanos é a sexta-feira; para os judeus é o sábado e para os cristãos, o domingo. Sendo assim, há o risco de encontrar estabelecimentos fechados em todos esses dias, a depender da religião do proprietário ou do bairro onde está localizado. Porém, a predominância é de judeus, por isso o mais comum é encontrar o comércio fechado aos sábados.

Shabat, também grafado como sabá ou sabat, é o nome dado ao dia de descanso semanal no judaísmo. Apesar de comumente ser dito como o sábado de cada semana, é observado a partir do pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado. O exato momento de início e final do shabat varia de semana para semana e de lugar para lugar, de acordo com o horário do pôr-do-sol. 

Feriados
Em Israel, em dias de feriado, os bancos, os comércios e as instituições públicas ficam fechados, mas nas cidades mais importantes serviços como restaurantes, cinemas, locais noturnos e discotecas ficam abertos. O transporte público, por sua vez, suspende o serviço nesses dias, mas sempre se pode recorrer aos práticos táxis.

Enquanto o calendário gregoriano é solar, o judaico é baseado nos giros orbitais da lua ao redor da Terra. Assim, um ano normal tem 12 meses: Nisan, Iyar, Sivan, Tamuz, Av, Elul, Tishrei, Cheshvan, Kislev, Tevet, Shevat e Adar, e ainda um décimo terceiro mês, denominado Adar II. A base do calendário lunar representa o festejo de cada ciclo lunar (Rosh Jodesh), que era determinado pelo Sinédrio (a Assembleia dos Sábios) de Jerusalém.

Festividades
Todas as festas em Israel têm forte componente religioso e estão repletas de símbolos e rituais.

  • Os Dez dias de Penitência (Iamim Noraim)
    Ano Novo judaico (Rosh Hashaná) e Dia do Perdão (Yom Kippur)
     
  • As 3 festividades de peregrinação (Shalosh Regalim)

Páscoa (Pesach), Festa das Semanas (Shavuot) e Tabernáculos (Sukot

  • As festividades que não estão nos Pentateucos

Chanucá e Purim 

  • As semifestividades

Lag Baômer e Tu B'Shevat 

  • As comemorações nacionais
    Dia da Lembrança do Holocausto (Yom HaShoá), Dia da Independência de Israel (Yom HaAtzmaut) e Dia de Jerusalém (Yom Yerushalayim).