Informações gerais

Capital: Pequim
Língua oficial: Chinês Mandarim
Moeda: Renminbi (RMB) - Sua unidade básica é o yuan (CNY) e ambos os termos são usados para designar a moeda chinesa em geral. (RMB 1.00 = USD 0.15)
População: 1.386 bilhão - é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, reúne quase um quinto da população da Terra

Geografia
A República Popular da China é o terceiro maior país do mundo em área terrestre e é considerado o terceiro ou quarto maior em relação à área total. A incerteza sobre o seu tamanho está relacionada com a validade de certos territórios reivindicados pela China, como Aksai Chin e Vale de Shaksgam (ambos os territórios também são pleiteados pela Índia), e com a forma como a área territorial é calculada.

O país possui fronteiras com 14 nações, mais do que qualquer outro no mundo; no sentido horário, a partir do sul: Vietnã, Laos, Myanmar, Índia, Butão, Nepal, Paquistão, Afeganistão, Tajiquistão, Quirguistão, Cazaquistão, Rússia, Mongólia e Coreia do Norte.

Fuso horário
A China possui 11 horas de diferença em relação ao horário oficial brasileiro. O país está localizado no UTC+8, ou seja, +8 horas em relação ao Meridiano de Greenwich, enquanto o Brasil está em UTC-3. Mesmo sendo o maior país da Ásia Oriental, a China adota apenas um fuso horário, o de Pequim.

Política
A China é um dos seis Estados que se declaram socialistas no mundo. O país é governado pelo Partido Comunista da China (PCC) e o presidente em exercício é Xi Jinping, que também é secretário-geral do PCC e presidente da Comissão Militar Central. O primeiro-ministro é Li Keqiang, que também é um ex-membro sênior do Comitê Permanente do Politburo do Partido, órgão com atualmente sete integrantes que dividem os cargos mais importantes do país.

Apesar de ser um dos maiores líderes comunistas desde Mao Tse-tung, fundador do regime, Xi Jinping está longe de acenar para iniciativas anticapitalistas. Na abertura do Congresso do Partido Comunista Chinês de 2017 ele proclamou repetidamente uma nova era para a economia do país, com maior abertura e respeito aos interesses das empresas estrangeiras.

Economia
A economia chinesa é a segunda maior do mundo. Seu Produto Interno Bruto (PIB) é estimado em 12,24 trilhões de dólares. A renda per capita do país é de 8.826,99 dólares (2017), de acordo com o Fundo Monetário Internacional. A China é a nação com o maior crescimento econômico dos últimos 25 anos, com a média do crescimento do PIB em 10% por ano. 

Além disso, é uma das nações que compõe o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), mecanismo de cooperação em áreas que tenham o potencial de gerar resultados concretos aos povos dos países membros. Os principais setores de colaboração entre o BRICS são econômicofinanceiros; saúde; ciência, tecnologia e inovação; segurança e empresarial.

Brasileiros na China
Segundo o Consulado Geral do Brasil em Xangai, existem cerca de 6.500 brasileiros vivendo na jurisdição desse consulado e 16 mil brasileiros vivendo na China.

Contatos úteis

  • Embaixada do Brasil em Pequim

Embaixador do Brasil na China: Paulo Estivallet de Mesquita
Endereço: 27 Guanghua Lu Beijing 100.600, Pequim, China
Telefone: +8610 6532-2881/3883
Plantão Consular: +8610 138-0121/0722 (somente para emergências)
Email: brasemb.pequim@itamaraty.gov.br
Site da Repartição: pequim.itamaraty.gov.br

  • Consulado-Geral do Brasil em Hong Kong

Endereço: Rooms 2014-21 Sun Hung Kai Centre, 30 Harbour Road Wanchai, Hong Kong Sar, China
Telefone: +852 2525-7004
Plantão Consular: +852 9781-3842 (somente para emergências)
Email: consulate@brazil.org.hk
Site da Repartição: hongkong.itamaraty.gov.br

  • Consulado-Geral do Brasil em Xangai

Endereço: Jiang Ning Lu 188 Asa Building 703, Xangai, China
Telefone: +8621 6437-0110 / 6474-5944
Plantão Consular: +861 3166-2313/12 (somente para emergências)
Email: cg.xangai@itamaraty.gov.br
Site da Repartição: xangai.itamaraty.gov.br