Dicas de viagem

Validade do passaporte: Mínima de 6 meses
Página do passaporte em branco: Duas páginas necessárias para carimbo de entrada
Visto de turista: Obrigatório
Restrições de moeda para entrar: Valor máximo de 20.000RMB
Restrições de moeda para sair: Valor máximo de 20.000RMB

Restrições alfandegárias
É proibido levar para a China: flores frescas; plantas; frutas; sementes; qualquer produto feito com bambu, madeira ou capim; laticínios não pasteurizados; ovos; carnes.

É permitido levar queijos e laticínios pasteurizados ou em pó e outros alimentos processados (industrializados) desde que em embalagem original lacrada e com data de validade claramente indicada.

A página da AQSIS (english.aqsiq.gov.cn) tem informações detalhadas sobre este ponto (em inglês).

Áreas restritas
Algumas regiões da China podem ser acessadas somente com agências turísticas ou grupos organizados de pessoas. O visto de turismo chinês não permite acesso às Regiões Autônomas do Tibet, de Xinjiang e da Mongólia Interior, bem como à Província de Qinghai, para as quais há necessidade de permissão especial.

Vacinação
É exigido o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) com comprovante de vacinação contra febre amarela. Mais informações podem ser conferidas no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Câmbio
Há limites para troca de dólares no país. O Itamaraty aconselha, nesse sentido, trocar somente o necessário ao chegar ao país. Nos aeroportos e nas grandes cidades há diversos operadores de câmbio de moeda estrangeira. As moedas de mais fácil aceitação para câmbio são dólar dos EUA e Euro. O ingresso As taxas de câmbio são divulgadas diariamente no website oficial, clique aqui para acessá-lo. O viajante estrangeiro que ingressar na China com quantia em dinheiro acima de USD 5,000.00 (cinco mil dólares) precisa fazer declaração à autoridade alfandegária (China Customs).   

Condições ambientais
As autoridades chinesas têm procurado enfrentar a poluição do ar. Porém, durante períodos de excessiva contaminação, é recomendável que crianças, pessoas sensíveis e/ou com problemas respiratórios ou cardíacos adotem precauções para reduzir a exposição a poluentes. Em muitas metrópoles chinesas é comum ver pessoas com máscaras nos dias mais poluídos.

Porte de dinheiro
É obrigatório fazer declaração de porte de valores para levar quantia maior do que USD 5,000.00 (cinco mil dólares).

Cartões de crédito e débito
Não são todos os estabelecimentos chineses que aceitam cartões de débito e de crédito internacionais. Por isso, é importante ter dinheiro em espécie e conferir antes qual a forma de pagamento aceita no lugar visitado. O pagamento por meio digital é a forma mais utilizada pelos chineses. Seja em restaurantes, lojas e até em caixinhas de artistas de rua, o mais comum é utilizar aplicativos e QR code para pagar contas.

Bancos
Em praticamente toda China há terminais ATM que operam cartões bancários de bandeira internacional (UnionPay, Visa e Mastercard são os mais difundidos). A maioria deles (sobretudo do Bank of China) têm instruções em inglês. Há bancos brasileiros em operação no país, porém eles só atendem clientes corporativos, são eles: Banco do Brasil e Itaú.

Telefonia móvel
Telefones celulares das principais operadoras brasileiras funcionam na China, mas o custo do roaming internacional é muito alto. Turistas podem comprar um chip local na chegada, nos aeroportos, ou nas lojas das operadoras chinesas. É imprescindível apresentar o passaporte.

Internet
O acesso à internet é amplamente disseminado na China. Porém, em alguns cafés, poderá ser necessário apresentar passaporte e tirar foto para assegurar o acesso à rede Wi-fi. Alguns sites são bloqueados para acesso no país, incluindo Google, Gmail, YouTube e redes sociais como o Facebook e Twitter. Para utilizá-los, é preciso ter um Rede Privada Virtual (VPN) , softwares que criam redes privadas (e encriptadas) para o tráfego de dados. O ideal é que seja instalada ainda no Brasil, antes da viagem.

Ligações
O código de telefone da China é +86. Para realizar uma ligação internacional de qualquer cidade do Brasil para lá, basta digitar a sequência 00 + código da operadora + 86 + número desejado. Já para ligar da China para o Brasil, deve-se digitar 00 + 55 + código DDD + número do telefone.

Padrões de rede elétrica
A voltagem é 220V. Os plugs brasileiros de três pinos não podem ser usados na China sem adaptador.

Clima
As estações do ano na China são opostas às brasileiras, pois o país está acima da Linha do Equador. O inverno começa em 22 de dezembro, a primavera em 21 de março, o verão em 21 de junho e o outono no dia 23 de setembro.

Em outubro, período no qual será realizado a 3ª Delegação ABMES Internacional, a China estará no outono. Esta é uma das melhores épocas para visitar o país, pois o clima costuma ser ameno e ensolarado. O ideal é levar casacos de meia-estação.

Segurança
A China é um país seguro para estrangeiros. Porém, casos de pequenas delinquências, como batedores de carteira, em lugares movimentados são frequentes.

Clonagem de cartões
A China é apontada como um dos 20 países com maior incidência de clonagem de cartões de crédito. Como em diversos centros urbanos em vários países, recomenda-se cuidados básicos para evitar esta prática. Deve-se, sempre, solicitar que o cartão seja manuseado na presença do portador. Em comércios informais, o ideal é realizar pagamentos com dinheiro em espécie. Em caixas eletrônicos, deve-se verificar, antes do uso, se não há câmeras ou qualquer tipo de alteração na máquina.

Falsificação monetária
Falsificação de notas consiste em grave problema na China. Recomenda-se fortemente a cidadãos brasileiros que não sejam trocadas moedas na rua, mas apenas em bancos ou casas de câmbio.

Rede de saúde
É preciso ter seguro-saúde válido na China ou dar garantia de pagamento para ser atendido em hospital público ou privado, mesmo em situação de emergência. A maioria das clínicas e hospitais particulares tem atendimento em inglês.

Transporte aéreo
As autoridades chinesas agem em obediência aos padrões de segurança definidos pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). Os aeroportos internacionais da China estão localizados em Pequim, Xangai e Hong Kong.

Transporte ferroviário
É muito comum a utilização do sistema ferroviário para deslocamentos de longa distância na China. A China possui a linha de trem de alta velocidade (trem-bala) mais rápida do mundo, o sistema se estende por quase 10 mil km e transporta cerca de meio bilhão de passageiros por ano.

Transporte rodoviário
A malha rodoviária é de boa qualidade e as autoestradas têm manutenção regular.

Transporte público
A China conta com amplo serviço de ônibus e sistema metroviário. Táxis Os táxis “tchu tchu tchê” são baratos, mas os taxistas não entendem inglês nem conhecem o alfabeto latino. É importante ter sempre em mãos o endereço do local para onde quer ir escrito em caracteres chineses.

Os Rickshaw, conhecidos em alguns países como "tuk tuk", são bastante utilizados por turistas para deslocamentos curtos. Convém combinar o preço da corrida antes.

Ciclismo
A China conta com ampla rede de ciclovias. Bicicletas podem ser alugadas nos hotéis e em lojas especializadas.