Para Saber Mais

Patrimônios naturais e culturais
De todo o continente asiático, a China é o país que mais possui patrimônios culturais e naturais, são 52 no total, e mundialmente, perde apenas para a Itália, que possui 62. Entre os 52 sítios listados pela Unesco, 36 deles são culturais, 12 são naturais e 4 são considerados mistos, por serem ao mesmo tempo culturais e naturais.

Curiosidades sobre a China

  • Um em cada cinco pessoas no mundo é chinesa. A população da China é quatro vezes maior do que os Estados Unidos.
  • Os chineses inventaram a pipa há 3.000 anos. Elas eram usadas para assustar os inimigos na batalha, e Marco Polo (1254-1324) observou que as pipas também foram usadas para predizer o sucesso de uma viagem. Era considerado má sorte deixar uma pipa se soltar.
  • Lutas de grilos é uma diversão popular na China. Muitas crianças chinesas possuem grilos como animais de estimação.No verão, é comum ver vendedores de grilos pelas ruas.
  • Ping-pong é um dos jogos mais populares na China, mas não foi inventada na China. Originou-se na Grã-Bretanha, onde é chamado tênis de mesa. E os chineses são craques nisso.
  • As artes marciais são praticadas em toda a China e foram inspiradas pelos antigos métodos de agricultura e da caça.
  • Os chineses fazem a seda, há 3.000 A.C. Os romanos chamavam a  China de  “Serica”, que significa “Terra de seda.” Os chineses guardavam os segredos de fazer a seda, e quem fosse pego contrabandeando ovos do bicho ou casulos era condenado à morte.
  • Durante a primeira metade do século XX, Xangai foi o único porto do mundo que aceitava receber os judeus que fugiam do Holocausto sem visto de entrada e, muitas vezes, sem documentos. Existe um bairro judeu na cidade e museus sobre essa época.