Tradições e costumes

Culinária
A gastronomia chinesa é exótica e possui características únicas, além de muitas curiosidades. Cada lugar possui seus pratos típicos e marcantes. Os hábitos alimentares do país são muito diferenciados e antigos, com iguarias como carne de cachorro, cobra, gafanhoto, barbatana de tubarão, entre outros, que são heranças de um passado histórico de guerras e fome. Porém, existem diversos pratos chineses conhecidos ao redor do mundo, como chop suey, porco agridoce, yakissoba, rolinhos primavera e camarão à moda de Xangai. A culinária de Pequim, capital do país, sofreu inúmeras influências tais como a muçulmana, a manchu e a Shandong. O pato assado – Bei Jing Kao Ya – é um dos símbolos da região.

Terra do chá 
A China é conhecida mundialmente como a "terra do chá". A bebida está inclusa numa lista das sete necessidades básicas para o chinês viver bem, são elas: lenha, arroz, óleo, sal, molho de soja, vinagre e chá. É comum encontrar chineses com seus copos ou garrafas de chá às mãos pelas ruas.

Principais feriados

Ano Novo Chinês - 4 a 10 de fevereiro de 2019
A data é uma referência à comemoração do ano novo adotada por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês. As diferenças entre os dois calendários fazem com que, todos os anos, a data de início de cada Ano Novo Chinês caia em uma data diferente do calendário ocidental. O calendário chinês é lunissolar, leva em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O Ano Novo Chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário. O dia mais importante do Ano Novo Chinês é a véspera e o primeiro dia do ano. O feriado oficial atualmente são 7 dias.

  • O Ano Novo Chinês rivaliza com o Natal como o evento mais celebrado do mundo.
  • Em vez de presentes embrulhados, as crianças recebem envelopes vermelhos cheios de dinheiro, chamados HONGBAO. A quantidade é tradicionalmente um número par, não divisível por quatro, pois simboliza a morte. Hoje em dia com o fenômeno do wechat, os envelopes são entregues virtualmente em muitas casas.
  • Não importa a data de nascimento – no Ano Novo Chinês, todo mundo fica um ano mais velho. Então, mesmo que seu aniversario seja só em novembro, a partir do primeiro dia do ano lunar já se diz a idade que ira completar.
  • Acredita-se que todas as contas pendentes, dívidas a amigos e familiares, devem ser pagas antes do Ano Novo Chinês, para não começar o ano com débitos.
  • No primeiro dia de Ano Novo, as famílias chinesas comem um prato vegetariano composto por 18 ingredientes chamados `jai`, que foram atribuídos com qualidades supersticiosas, como a semente de lótus (para descendentes masculinos), algas de musgo preto (para a riqueza) e broto de bambu (para o bem-estar).
  • As duas flores mais comumente associadas ao Ano Novo Chinês são a flor de ameixa, que é um símbolo de coragem e esperança, e o narciso, que simboliza boa sorte e prosperidade.
  • O 5º dia do Ano Novo Chinês, as pessoas ficam em casa para receber o Deus da Riqueza. Ninguém visita amigos ou famílias porque acredita que a visita trará às duas partes má sorte.

Tomb Sweeping - 5 de abril de 2019
O Festival Qingming é um tradicional festival chinês para reverência aos mortos, realizado no início do mês de abril. É também conhecido como o dia da limpeza dos túmulos. Assim como a maioria das datas especiais chinesas, o Qingming se baseia no calendário lunissolar chinês e ocorre sempre no primeiro dia do quinto período solar, equivalendo aos dias 4–6 de abril no calendário gregoriano. A celebração possui duas conotações: a de alegria, por poder apreciar o tempo agradável e florido da primavera; e a de luto, pela veneração aos ancestrais, através do cuidado com o túmulo da família.

Dia do trabalhador - 29 de abril a 1 de maio de 2019
Assim como diversos países do mundo, a China também comemora o Dia do Trabalhador. A homenagem remonta ao dia 1º de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago, com o objetivo de conquistar condições melhores de trabalhado, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a dezessete horas, para oito horas.

Dragon Boat Festival - 7 de junho de 2019
Este feriado acontece anualmente no quinto dia, do quinto mês do calendário lunar chinês. Embora seja baseado em diversas lendas com mais de 2.500 anos, somente em 2008 foi reconhecido como um feriado nacional. O festival é permeado de costumes particulares de celebração. A atividade central é justamente aquela que vem nomeando esse feriado: os barcos em forma de dragão, que são usados durante a data em uma espécie de competição. Grupos se deslocam em uma “corrida” de barcos com o o objetivo de chegar primeiro ao local estabelecido. Além disso, um membro da equipe sempre se senta na ponta de cada barco, tocando um tambor, como forma de manter o equilíbrio de remadas, além do incentivo aos competidores. Essa corrida de barcos de dragão tornou-se praticamente um esporte,sendo praticado, além da China, em territórios do Japão, Vietnã e até mesmo no Reino Unido.

Outro costume bastante popular durante o Dragon Boat Festival está ligado à gastronomia. Durante a manhã da data, cada família chinesa costuma comer o chamado zongzi – uma forma de bolinho de arroz envolto em folhas de bambu, que pode ser recheado com variados tipos de alimentos. Além disso, por ter também um significado de purificação, o feriado traz com ele práticas que remetem a esse objetivo. Uma das atividades realizadas pelos chineses na data é a de pendurar em portas e paredes ervas com propriedades inseticidas e antifúngicas, como a artemísia chinesa e o calamus, pois acredita-se que são capazes de afastar energias negativas e doenças. 

Mid-Autumn Festival - 13 de setembro de 2019
O Festival da Lua acontece no 15º dia do 8º mês lunar do calendário chinês (normalmente em meados de setembro no calendário gregoriano), que coincide com o equinócio de outono do calendário solar. Esse é o momento ideal, quando a lua está cheia e em seu maior esplendor, para comemorar a colheita do verão. Neste feriado, os famosos "Bolo da Lua" são vendidos aos milhares e trocados como presentes entre familiares e parceiros de negócios. Segundo a lenda mais famosa sobre a data, o calor que irradiava do sol estava matando todas as plantações. O rei então chamou Hou Yi, o melhor arqueiro da terra, para derrubar nove dos sóis. Hou Yi recebeu a pílula da imortalidade por seus esforços, mas quem ingeriu a tal pílula foi sua esposa Chang Yi, a senhora da Lua. Após tomar a pílula, ela flutuou para o céu e reside até hoje na lua. Por isso, os bolos são oferecidos a ela durante o festival.

National Holiday (Golden Week) - 1 a 7 de outubro de 2019
É a segunda maior celebração no país, depois do Ano Novo Chinês. O "Dia Nacional", na China antiga, era o dia em que um novo  imperador subia ao trono ou nascia. Hoje, é celebrado no dia 1 de outubro de cada ano para comemorar a fundação da República Popular da China. Muitas atividades de grande porte são realizadas em todo o país. 

Em 1949, também em 1 de outubro, foi realizada uma grande cerimônia na Praça Tiananmen (praça da Paz Celestial) para celebrar a formação do Governo Popular Central do novo país. Mais tarde, no dia 2 de outubro de 1949, o novo governo aprovou a “Resolução sobre o Dia Nacional da República Popular da China” e declarou 1 de outubro como o Dia Nacional. Desde 1950, a data é marcada por grandiosas comemorações pelo povo chinês. Bandeiras da China são espalhadas pelos quatro cantos das cidades, nos postes, prédios públicos e condomínios privados. As lojas e shoppings também se preparam para homenagear o país.