INFORMAÇÕES GERAIS

Capital: Ottawa
Línguas oficiais: Inglês e francês
Moeda: Dólar canadense (CAD) (CAD 1.00 = R$ 3,84 - aproximadamente)
Localização: América do Norte
População: 38,25 milhões (2021)
Fuso horário: (UTC­-3,5 a -­8)
Governo: Democracia parlamentar federal sob um sistema de monarquia constitucional
Primeiro-ministro: Justin Trudeau

Segundo maior país do mundo em extensão territorial, mas relativamente pequeno em termos de população, o Canadá tem mais poder do que seu tamanho indicaria na área da economia. Com 35 milhões de habitantes, o país é uma das dez maiores economias do planeta em valores absolutos de Produto Interno Bruto (PIB).

Geografia
O Canadá é um país que ocupa grande parte da América do Norte e se estende desde o oceano Atlântico, a leste, até o oceano Pacífico, a oeste. Ao Norte o país é limitado pelo oceano Ártico. É o segundo maior país do mundo em área total, superado apenas pela Rússia. Sua fronteira comum com os Estados Unidos, no Sul e no Noroeste, é a mais longa fronteira terrestre do mundo.

Política
O Canadá é uma monarquia constitucional e um estado federal com um parlamento democrático.

O Canadá tem fortes tradições democráticas mantidas por um governo parlamentar dentro do construto de monarquia constitucional, sendo a monarquia no Canadá a fundação dos poderes executivo, legislativo e judiciário e sua autoridade originária da população canadense. O soberano é o Rei Carlos III do Reino Unido, que também atua como chefe de Estado de outros 15 países da Commonwealth e reside principalmente no Reino Unido. Como tal, o representante do Rei, o Governador-geral do Canadá (atualmente Mary Simon), cumpre a maior parte dos deveres reais no Canadá.

Contudo, a participação direta das figuras reais e vice-reais, em qualquer destas áreas da governação é limitada; na prática, o seu uso dos poderes executivos é dirigido pelo Gabinete, uma comissão dos ministros da Coroa responsável perante a Câmara dos Comuns eleita, e liderada pelo primeiro-ministro do Canadá (atualmente, Justin Trudeau), o chefe de governo. Para garantir a estabilidade do governo, o governador-geral normalmente nomeia como primeiro-ministro o líder do partido político que tem a maioria relativa na Câmara dos Comuns e o primeiro-ministro escolhe o Gabinete. O cargo de primeiro-ministro é assim uma das instituições mais poderosas do governo, dando início a maior parte da legislação para aprovação parlamentar e selecionando para a nomeação pela Coroa, além dos acima mencionados, o governador-geral, vice-governadores, senadores, juízes federais, chefes de corporações da coroa e agências governamentais.

Economia
O Canadá é uma das nações mais ricas do mundo, com um elevado rendimento per capita, e é membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do G8. É uma das dez maiores nações comerciais do mundo.

Brasileiros no Canadá
O Brasil tornou-se o sétimo país que mais exporta moradores permanentes para o Canadá em 2021, quando número mais do que dobrou em relação a 2019, último ano antes da pandemia.

De acordo com dados do governo canadense, 11.420 brasileiros receberam a residência permanente no Canadá em 2021. Desse total, 43,5% imigraram para o país pela categoria Canadian Experience, um dos três programas do governo federal que fazem parte do Express Entry.

De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, os residentes no Canadá representavam a nona maior comunidade brasileira no exterior, com cerca de 121 mil pessoas em 2020. A residência mais frequente de brasileiros lá fora está nos Estados Unidos, que abriga 1,77 milhão de forma permanente.

Contatos úteis

  • Embaixada do Brasil em Ottawa - Setor Consular
    Jurisdição:
     Região da Capital Nacional.
    Endereço: 450 Wilbrod Street, Ottawa, Ontario, K1N 6M8
    Portal: http://ottawa.itamaraty.gov.br
    E-mail: consular.ottawa@itamaraty.gov.br
    Telefone: +1 613 237-1090
    Telefone de Plantão (somente para emergências envolvendo brasileiros): +1 613 294-4530
     
  • Consulado-Geral do Brasil em Montreal

Jurisdição: Províncias de Quebec, Nova Escócia, New Brunswick, Terra Nov

Endereço: 1, Westmount Square, Suite 1700 (17º andar) Westmount, QC H3Z 2P9

Portal: http://montreal.itamaraty.gov.br

E-mails: brasileiros.montreal@itamaraty.gov.br / cg.montreal@itamaraty.gov.br

Telefone: +1 514 499-0968 
Telefone de Plantão (somente para emergências envolvendo brasileiros):  +1 514 912-0012

  • Consulado-Geral do Brasil em Toronto

Jurisdição: Províncias de Manitoba, Ontário (exceto a Região da Capital Nacional) e Território do Nunavut

Endereço: 77 Bloor Street West Suite 1109, 11º andar - Toronto, ON, M5S 1M2
Portal: http://toronto.itamaraty.gov.br
Emails:  passaporte.toronto@itamaraty.gov.br procuracao.toronto@itamaraty.gov.brnotarial.toronto@itamaraty.gov.br / cg.toronto@itamaraty.gov.br
Telefone: +1 416 922 2503
Telefone de Plantão (somente para emergências envolvendo brasileiros):  +1 647 986-1109

  • Consulado-Geral do Brasil em Vancouver

Jurisdição: Províncias da Colúmbia Britânica, Alberta e Saskatchewan e Territórios do Yukon e do Noroeste.

Endereço: 1111, Melville St | Suite 1050 - Vancouver, BC - V6E 3V6
Portal: http://vancouver.itamaraty.gov.br
E-mails: consular.vancouver@itamaraty.gov.br
Telefone: +1 604 696-5311
Telefone de Plantão (somente para emergências envolvendo brasileiros): +1 604 314-2287