GUIA CULTURAL

O Canadá é mundialmente conhecido como um país multicultural, diverso e progressista, que acredita na importância da imigração para o enriquecimento da cultura.

Multiculturalismo, oficialmente endossado na sessão 27 da Carta Canadense dos Direitos e das Liberdades, tem larga influência na cultura canadense.

O Canadá recebeu, só nos primeiros nove meses de 2021, 1,3 milhão de pedidos de estrangeiros querendo morar no país. Bastante para uma população de apenas 38 milhões de habitantes. Não é de hoje. 22% dos canadenses atuais não nasceram no Canadá.

Em 2021, o ministro da Imigração do Canadá, Sean Fraser, anunciou um plano para receber cerca de 1,4 milhão de migrantes nos próximos três anos. De acordo com Fraser, o Canadá espera receber 465 mil novos residentes permanentes em 2023, 485 mil em 2024 e até 500 mil em 2025. Isso representa um aumento de cerca de 13% das metas iniciais do governo canadense. O principal objetivo da medida é aumentar a força de trabalho do país. Atualmente dezenas de milhares de vagas de trabalho estão disponíveis, mas não há quem as preencha.

IMPORTANTES TRADIÇÕES CANADENSES

Hóquei no gelo
Uma das primeiras características culturais do Canadá é hóquei no gelo como esporte nacional.

Maple Syrup
Outro símbolo canadense é o Maple Syrup (xarope de bordo - cuja aparência lembra bastante o mel). O produto é extraído da seiva de árvores do gênero maple. São várias desse tipo, sendo uma das mais famosas aquela que tem a folha que estampa a bandeira do Canadá, a sugar maple. Em diversas cidades acontecem festivais de Maple Syrup.

CULINÁRIA

Prato típico: poutine
Originário de Quebec, o prato é composto por batatas fritas, queijo e muito molho de carne. Além disso, há locais que incluem outros acompanhamentos, como ovos ou salsicha.

Tim Hortons
Tim Hortons é uma espécie de lanchonete/café, famosa especialmente pelos donuts e cafés, e fundado em 1964 na cidade de Hamilton, na província de Ontário. A história da grande rede de cafés se mistura com o esporte nacional: a rede foi criada pelo jogador de hóquei Tim Horton.

CURIOSIDADES

  • Há mais ursos polares do que humanos na cidade de Churchill, localizada ao norte da província de Manitoba, no Canadá. Ela é reconhecida como a capital mundial do urso polar, pois abriga mais ursos do que humanos. Uma das recomendações aos moradores é que todos deixem as portas de suas casas e carros destrancadas para abrigar quem tem alguma emergência e precisa fugir do animal. Além disso, muitas lixeiras da cidade são estruturadas “contra-ataques a ursos polares”, sendo preparadas para que uma pessoa possa se esconder lá dentro.
  • Um dos fenômenos naturais mais lindos e espetaculares é, sem dúvidas, a Aurora Boreal no Canadá. Por ser um país que está em uma região polar, de algumas localidades é possível presenciar essa obra-prima da natureza em determinadas épocas do ano.
     
  • O Canadá abriga o maior complexo comercial subterrâneo do mundo, o PATH. Localizado em Toronto, o complexo possui cerca de 37 quilômetros de extensão, mais de 50 torres comerciais e 1.500 lojas, onde trabalham, em média, 5 mil pessoas. Isso sem mencionar as diversas linhas de metrô que se conectam com os escritórios, os túneis, passarelas, calçadas, restaurantes e bancos. Mais de 100 mil pessoas visitam o local por dia – número que costuma aumentar no inverno, quando o PATH funciona como um ótimo refúgio para o frio intenso.