APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
O Canadá é o país criador da metodologia PBL (Problem-Based Learning ou Project-Based Learning), em português Aprendizagem baseada em Problemas (ou Projetos) - ABP, é uma forma de aprendizado que estimula a proatividade e o aprimoramento pessoal em um grupo acadêmico por meio de discussões profundas de casos interdisciplinares.
A metodologia ABP surgiu entre o final da década de 60 e início da década de 70 nas Faculdades de Medicina da Universidade de McMaster, no Canadá; seguido pela Universidade de Maastricht, na Holanda. Desde então, vem sendo implementado em diversas escolas e faculdades do mundo, sendo o modelo adotado por algumas faculdades de Medicina no Brasil.
ENSINO BASEADO EM PROBLEMAS X ENSINO BASEADO EM PROJETOS
No Ensino Baseado em Problemas, cada aluno deve estudar previamente o assunto da aula e anotar suas dúvidas ou dificuldades. Na classe, são realizadas discussões sobre o tema por meio da apresentação de problemas, isto é, situações reais ou profissionais. Em grupos de até 10 alunos, são trabalhadas possíveis resoluções. Cada estudante precisa contribuir, mobilizando seus conhecimentos e realizando pesquisas mais aprofundadas em sala de aula.
O Ensino Baseado em Problemas pode ser confundido com o Ensino Baseado em Projetos ou Project-based Learning, que possui a mesma sigla em inglês (PBL). O Ensino Baseado em Projetos, por sua vez, é uma abordagem mais antiga, sendo que o primeiro uso desse termo data de 1918. Nele, os alunos também aprendem investigando questões ou desafios da vida real, mas a elaboração de respostas passa sempre pela construção de um grande projeto.
A maior diferença entre ambas as práticas é que no Ensino Baseado em Problemas geralmente não existe uma única solução para o desafio dado. As questões são mais abertas, e os objetivos de aprendizagem, definidos em conjunto por estudantes e professores. Além disso, os grupos frequentemente compartilham seus resultados com a classe, gerando momentos de reflexão. Já no Ensino Baseado em Projetos, as tarefas são mais estruturadas, havendo objetivos e caminhos de aprendizagem bem definidos logo de início. Ele é normalmente multidisciplinar e mais longo do que o Ensino Baseado em Problemas.