Currículos inovadores: oportunidade para as IES diante da revolução pós-digital

Categoria: ABMES Cursos

Seguindo recomendações do MEC acerca do novo coronavírus (COVID-19), as inscrições para esta atividade foram suspensas por tempo indeterminado. Mais informações em breve.

Os desafios do século XXI exigem que a educação superior trilhe novos rumos e supere o descompasso, cada vez mais evidente, entre a formação ofertada nas instituições de educação superior (IES) e a exigida pela sociedade contemporânea pós-digital. Isso significa que novos modelos e novas práticas, concebidas sob novos paradigmas, precisam ser implementados para que a formação humana e profissional esteja devidamente alinhada às transformações estruturais trazidas pelas novas tecnologias e os avanços das ciências.

Mas quais são as características da atualidade que demandam essas mudanças na educação superior? Que mudanças são necessárias para inovar? É possível inovar em um setor altamente regulado? Tais mudanças têm respaldo legal? Por onde começá-las ou onde encontrá-las?

Acreditamos que um bom começo passa por uma reflexão aprofundada sobre o que sustenta a prática de formação, ou seja, o currículo.

Dessa forma, o curso "Currículos Inovadores: oportunidade para as IES diante da revolução pós-digital" pretende trabalhar não apenas os princípios basilares da construção curricular, mas também promover um processo de formação significativa, abordando e discutindo questões relevantes sobre currículos inovadores; gestão; novas metodologias; modelos, limites e possibilidades existentes na regulação e nos instrumentos de avaliação vigentes.

O curso contará com a participação de especialistas sobre os diversos temas e para a devida apropriação das reflexões e dos conteúdos apresentados, ao final do curso será realizado exercícios práticos, em grupo.

Público-alvo: Mantenedores, reitores, pró-reitores acadêmicos, diretores, coordenadores, procuradores institucionais, coordenadores pedagógicos, membros do NDE, da CPA e demais profissionais da educação superior.

Data: 1 e 2 de abril de 2020
Local: Auditório Victorio Lanza (Sede da ABMES), em Brasília/DF
Carga Horária:  20 horas

Objetivos

  • Contribuir para a ruptura das estruturas curriculares sustentadas em bases tradicionais, distantes das exigências formativas atuais, dotando os participantes dos insumos necessários à construção de currículos inovadores, alinhados aos desafios da sociedade contemporânea e às exigências do mercado de trabalho em acelerada transformação;
  • Refletir sobre os desafios e oportunidades da educação superior no século XXI;
  • Problematizar os atuais modelos de organização curricular e sua adequação à formação humana e profissional para atuar numa sociedade complexa, tecnológica e competitiva;
  • Analisar os marcos regulatórios e os instrumentos de avaliação da educação superior, identificando possibilidade e limites para a implementação de inovações curriculares no âmbito das IES, em cursos de graduação presenciais, EAD e/ou híbridos;
  • Apresentar o contexto de transição regulatória da educação superior, com ênfase na possibilidade da autoregulação do setor privado, discutindo as implicações nas IES e seus currículos de graduação.

Metodologia
Os temas serão desenvolvidos por meio de metodologias ativas e participativas, visando a construção coletiva da aprendizagem. Como técnicas serão realizadas atividades teórico-práticas, utilizando-se de exposição oral, apresentação de vídeos e trabalhos em grupo.

Programação
01/04 – Quarta-feira

8h30 a 9h | Welcome coffee e credenciamento

9h a 9h30 | Abertura do curso e informes

9h30 a 11h30 | Módulo I - Lições sobre o Século XXI: reflexões sobre as complexidades da Educação Superior na contemporaneidade - Expositores: Prof. Max Damas e Profª. Patrícia Vilas Boas

11h30 a 12h | Debate

12h a 14h | Almoço

14h a 16h30 | Módulo II – Modelos Curriculares para Cursos de Graduação: tradição x inovação - Expositores: Prof. Paulo Chanan e Profª. Francislene Hasmann

16h30h a 16h45 | Intervalo

16h45 a 17h30 – Módulo II – Modelos Curriculares para Cursos de Graduação: tradição x inovação - Expositores: Prof. Paulo Chanan e Profª. Francislene Hasmann

17h30 a 18h | Debate

02/04 – Quinta-feira

9h a 11h30 | Modulo III – Transição regulatória da Educação Superior Privada, com ênfase na possibilidade da autoregulação, e implicações nas IES e nos currículos de graduação. Expositores: Prof. Gilberto Garcia, Prof. Paulo Chanan e Profª. Iara de Xavier

11h30 a 12h | Debate

12h a 14h | Almoço

14h às 16h30 | Modulo IV - Atividades Práticas, em grupo. Mediadores: Profª. Francislene Hasmann e Prof. Max Damas

16h30h a 16h45 | Intervalo

16h45 a 17h45 | Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos

18h | Encerramento

 

Especialistas

 *Iara de Moraes Xavier - Doutora em Saúde Pública pela Fiocruz. Especialista em Educação Superior. Diretora Executiva da Edux Consultoria. Assessora da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Diretora técnica da Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades (Abrafi). Professora aposentada da Universidade Federal de Brasília (UnB).

 

 *Paulo Chanan - Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (Unama). Diretor de Regulação e Procurador Institucional do Grupo Ser Educacional S/A. Membro do Conselho de Administração e assessor da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Vice-presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi).

 

 *Patrícia Vilas Boas - Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Aperfeiçoamento em Políticas Públicas Sociais e especialização em Educação a Distância. Diretora Técnica da Edux Consultoria. Diretora de Regulação da Educação Superior da Secretaria de Regulação da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC) no período de 2016 a 2018.

 

 *Max Damas Doutor em Engenharia Produção com ênfase em Pesquisa Operacional e Otimização e Alocação de Recursos. Professor e pró-reitor acadêmico do Centro Universitário UniCarioca. Especialista em educação superior. Assessor da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

 

 *Francislene Hasmann - Doutora em Biotecnologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). Possui pós-doutorado em Engenharia Química. Professora universitária desde 1999. Professora pesquisadora stricto sensu da Universidade da Amazonas (Unama). Diretora Adjunta de Regulação e Qualidade do grupo Ser Educacional.

 

 *Gilberto Garcia – Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Reitor da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista/SP. Conselheiro da Associação Nacional de Educação Católica (Anec). Presidiu o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc). Foi Reitor da FAE – Centro Universitário e da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Investimento

Associado ABMES

R$ 999,00

Não associado

R$ 1.999,00

 

 

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Contato


Simone Silva
Consultora de Relacionamento

relacionamento@abmes.org.br

(61) 3322-3252 Ramal 201

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