Currículos Inovadores: oportunidade para as IES diante da revolução pós-digital

Categoria: ABMES Cursos

Seguindo recomendações do MEC acerca do novo coronavírus (COVID-19), as inscrições para esta atividade foram suspensas por tempo indeterminado. Mais informações em breve.

Os desafios do século XXI exigem que a educação superior trilhe novos rumos e supere o descompasso, cada vez mais evidente, entre a formação ofertada nas instituições de educação superior (IES) e a exigida pela sociedade contemporânea pós-digital. Isso significa que novos modelos e novas práticas, concebidas sob novos paradigmas, precisam ser implementados para que a formação humana e profissional esteja devidamente alinhada às transformações estruturais trazidas pelas novas tecnologias e os avanços das ciências.

Mas quais são as características da atualidade que demandam essas mudanças na educação superior? Que mudanças são necessárias para inovar? É possível inovar em um setor altamente regulado? Tais mudanças têm respaldo legal? Por onde começá-las ou onde encontrá-las?

Acreditamos que um bom começo passa por uma reflexão aprofundada sobre o que sustenta a prática de formação, ou seja, o currículo.

Dessa forma, o curso "Currículos Inovadores: oportunidade para as IES diante da revolução pós-digital" pretende trabalhar não apenas os princípios basilares da construção curricular, mas também promover um processo de formação significativa, abordando e discutindo questões relevantes sobre currículos inovadores; gestão; novas metodologias; modelos, limites e possibilidades existentes na regulação e nos instrumentos de avaliação vigentes.

O curso contará com a participação de especialistas sobre os diversos temas e para a devida apropriação das reflexões e dos conteúdos apresentados, ao final do curso será realizado exercícios práticos, em grupo.

Público-alvo: Mantenedores, reitores, pró-reitores acadêmicos, diretores, coordenadores, procuradores institucionais, coordenadores pedagógicos, membros do NDE, da CPA e demais profissionais da educação superior.

Data: 1 e 2 de abril de 2020
Local: Auditório Victorio Lanza (Sede da ABMES), em Brasília/DF
Carga Horária:  20 horas

Objetivos

  • Contribuir para a ruptura das estruturas curriculares sustentadas em bases tradicionais, distantes das exigências formativas atuais, dotando os participantes dos insumos necessários à construção de currículos inovadores, alinhados aos desafios da sociedade contemporânea e às exigências do mercado de trabalho em acelerada transformação;
  • Refletir sobre os desafios e oportunidades da educação superior no século XXI;
  • Problematizar os atuais modelos de organização curricular e sua adequação à formação humana e profissional para atuar numa sociedade complexa, tecnológica e competitiva;
  • Analisar os marcos regulatórios e os instrumentos de avaliação da educação superior, identificando possibilidade e limites para a implementação de inovações curriculares no âmbito das IES, em cursos de graduação presenciais, EAD e/ou híbridos;
  • Apresentar o contexto de transição regulatória da educação superior, com ênfase na possibilidade da autoregulação do setor privado, discutindo as implicações nas IES e seus currículos de graduação.

Metodologia
Os temas serão desenvolvidos por meio de metodologias ativas e participativas, visando a construção coletiva da aprendizagem. Como técnicas serão realizadas atividades teórico-práticas, utilizando-se de exposição oral, apresentação de vídeos e trabalhos em grupo.

Programação
01/04 – Quarta-feira

8h30 a 9h | Welcome coffee e credenciamento

9h a 9h30 | Abertura do curso e informes

9h30 a 11h30 | Módulo I - Lições sobre o Século XXI: reflexões sobre as complexidades da Educação Superior na contemporaneidade - Expositores: Prof. Max Damas e Profª. Patrícia Vilas Boas

11h30 a 12h | Debate

12h a 14h | Almoço

14h a 16h30 | Módulo II – Modelos Curriculares para Cursos de Graduação: tradição x inovação - Expositores: Prof. Paulo Chanan e Profª. Francislene Hasmann

16h30h a 16h45 | Intervalo

16h45 a 17h30 – Módulo II – Modelos Curriculares para Cursos de Graduação: tradição x inovação - Expositores: Prof. Paulo Chanan e Profª. Francislene Hasmann

17h30 a 18h | Debate

02/04 – Quinta-feira

9h a 11h30 | Modulo III – Transição regulatória da Educação Superior Privada, com ênfase na possibilidade da autoregulação, e implicações nas IES e nos currículos de graduação. Expositores: Prof. Gilberto Garcia, Prof. Paulo Chanan e Profª. Iara de Xavier

11h30 a 12h | Debate

12h a 14h | Almoço

14h às 16h30 | Modulo IV - Atividades Práticas, em grupo. Mediadores: Profª. Francislene Hasmann e Prof. Max Damas

16h30h a 16h45 | Intervalo

16h45 a 17h45 | Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos

18h | Encerramento

 

Especialistas

 *Iara de Moraes Xavier - Especialista em educação e assessora da Presidência da ABMES. Doutora em Saúde Pública pela Fiocruz. Professora aposentada da Universidade de Brasília (UnB) e diretora técnica da Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades (Abrafi).

 

 *Paulo Chanan - Membro do Conselho de Administração da ABMES. Especialista em avaliação da educação superior e em Direito Empresarial pela OAB/PR-INBRAPE. Diretor de Regulação e Procurador Institucional do Grupo Ser Educacional S/A. Vice-presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi).

 

 *Patrícia Vilas Boas - Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (Unb). Diretora de Regulação da Educação Superior da Seres/MEC no período de 2016 a 2018. Membro da Comissão Nacional de Avalição da Educação Superior (CONAES) e do CC-Pares no mesmo período.

 

 *Max Damas Professor e pró-reitor acadêmico do Centro Universitário UniCarioca. Graduado em Engenharia da Computação, mestre em Sistemas e doutor em Engenharia de Produção, com ênfase em pesquisa operacional, otimização e alocação de recursos. Representante do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular na Comissão Consultiva de Análise dos Instrumentos de Avaliação Externa.

 

 *Francislene Hasmann - Diretora Adjunta de Regulação e Qualidade do grupo Ser Educacional. Possui pós-doutorado em Engenharia Química e doutorado em Biotecnologia. É professora universitária desde 1999 e professora pesquisadora stricto sensu da Universidade do Amazonas.

 

 

 *Gilberto Garcia – Reitor da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista/SP, e Conselheiro da Associação Nacional de Educação Católica (Anec). É doutor em Filosofia. Presidiu o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e foi reitor da FAE – Centro Universitário e da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Investimento

Associado ABMES

R$ 999,00

Não associado

R$ 1.999,00

 

 

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Contato


Simone Silva
Consultora de Relacionamento

relacionamento@abmes.org.br

(61) 3322-3252 Ramal 201

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