21 ??????????????????????????????????????????????????? ?? ???????????????????????????????????????????????? ????
??????????????????????????? ??????? ?????????????????? ???????????? ????????????????????????????????????
?????????????????????????????? ?? ?
???????????????????????????????????????????????? ??????????????? ???? ???? ????????????????????????
????????????????????????/?????????????????? ??????????????????????
???????????????????????????????????????????????? ???????????????????????? CNE?MEC????INEP?????
???????????????????????????????????????????????? ??????
???? ABMES ?Edux ???????? ?
??
???
?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
???
- ??21????????????????????????
- ???????????????? 21 ??????????????????????????
- ???????????????????????????????
- ?????????????????
- ?????????????????????? INEP ??????????????????????????????????
- ????? CAPES/MEC Stricto Sensu ??????????????????????????????
?????????????????????????
?????5????
?? I - ?????????????????Iara de Xavier ??? Patricia Vilas Boas ???
• Bases da educação superior tradicional e da educação superior inovadora e empreendedora no contexto do Século XXI.
• Contexto e complexidade da Educação Superior na contemporaneidade.
• Aprendizados decorrentes da Pandemia da Covid 19 e relevância e desafios da Educação Superior pós Pandemia.
• Elementos constitutivos comuns dos currículos dos cursos de graduação, na perspectiva da criatividade e da inovação disruptiva.
Módulo II - Qual o conceito de currículo inovador no âmbito da graduação, considerando os ecossistemas? (Profª Fran Hasmann)
• Conceitos e tendências na estruturação de currículos inovadores para graduação.
• Desenvolvimento de habilidades inovadoras e o mercado de trabalho.
• Importância da tecnologia, da inovação e da criatividade nos currículos em “tempos inquietos”.
• Extensão e pesquisa como diferenciais na construção dos currículos inovadores.
• Desafios e contornos da gestão de currículos inovadores na graduação.
Módulo III - Como adotar currículos inovadores na graduação frente à regulação, à supervisão e à avaliação do MEC? (Prof. Paulo Chanan)
• Construção dos currículos inovadores pelas IES, observando os aspectos regulatórios, de supervisão e de avaliação do MEC.
• Marco regulatório vigente, com ênfase nos atos decorrentes da pandemia COVID-19, os modelos de avaliação externa e os instrumentos de avalição in loco.
• Desafios e oportunidades do novo modelo de avaliação remota do INEP.
• Cenários prospectivos para a educação presencial e a distância, abordando o sistema híbrido.
Módulo IV - Como conceber cursos/programas inovadores na pós-graduação stricto sensu? (Prof. Max Damas)
• Política de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: pesquisa, inovação, ciência e sociedade.
• Modelo de avaliação da CAPES dirigido aos programas de pós-graduação stricto sensu.
• Importância da integração da graduação e da pós-graduação stricto sensu no contexto das políticas institucionais.
• Pós-graduação stricto sensu impulsiona a implantação de currículos inovadores nos cursos de graduação.
Módulo V - Mesa Redonda: Experiências institucionais em promover rupturas paradigmáticas na educação superior por meio da implantação e implementação de currículos inovadores nos cursos superiores de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologias nas modalidades presenciais e a distância).
?????
???????????????????????????????NDE ????????????????????
?????
20??????????????????
??? ABMES Moodle
??????+??????
????
???? |
8 ? 12 ? - ?? 9:00 |
???
|
8 ? 12 ? - ?? 9:30 ??? 12:30
|
???
|
8 ? 18 ? - ?? 10:00 ??? 12:30
|
???
|
8 ? 25 ? - ?? 10:00 ??? 12:30
|
???
|
9 ? 1 ? - ?? 10:00 ??? 12:30
|
???
|
9 ? 8 ? - ?? 9:30 ??? 12:00
|
???
*Iara de Xavier - Fiocruz ??????????????Edux ???????????????????? (ABMES) ???????????????Abrafi?????????????? (UnB) ?????
* Paulo Chanan - ????? (Unama) ??????Grupo Ser Educacional S/A ????????????????????? (ABMES) ?????????????????????Abrafi?????
*????·???·??? - ?????? (UnB) ?????? ??????ENAP??????UnB?????? ?????????????????????????? ??????????????? ?? ????CC-PARES ????
*??????? ????·???? - ???????????? ??????????????????? (UniFOA) ????????? ???? ??????? ????/RS????????????? ??? ???????????????(COPPE/UFRJ) ?????????
*?????·??? - ?????? ?????? ??????????????? ???????????? ?1999???????????????????????????????? ?????????????
??
????????????? |
??? 999.00 |
?????????
|
??? 1,999.00
|
ABMES ???Edux ???????????????
|
???? (relajamento@abmes.org.br)
|
???????????? ??? ??????