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Em seminário da ABMES: Instituições de Ensino Superior debatem sobre as oportunidades do mundo digital

07/05/2014 | Por: ABMES | 1506

O Brasil é um dos países que mais consome conteúdos digitais no mundo. Só aqui, as redes sociais somam 83,2 milhões de usuários. Em relação ao conteúdo, os vídeos são a preferência dos internautas. Essa realidade também faz parte o universo acadêmico: pesquisas apontam que 59% dos alunos atualizam seu ‘status’ nos horários de aula.

Os dados, bem como diversas outras informações foram apresentados por especialistas como oportunidades para as Instituições de Ensino Superior (IES) durante o seminário Marketing Digital para as IES: geração 3.0. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), no dia 6 de maio, em Brasília.

O objetivo do seminário foi subsidiar as instituições a expandirem sua forma de comunicação, utilizando o Marketing Digital como ferramenta estratégica para captar novos alunos, fidelizar os antigos e ampliar a rede de relacionamentos, reposicionando a marca e interagindo no universo online.

De acordo com Marília Martins, gerente de Marketing Digital do grupo Anhanguera Educacional, o desenvolvimento de novas tecnologias ampliou o potencial das estratégias do Marketing Digital. Em sua apresentação, ela exemplificou que o Brasil conta com 72 milhões de internautas que acessam suas redes pelo smartphone e que até 2017 a perspectiva é que esse número suba para 120 milhões de acessos mobile.

Marília destacou que hoje 31 milhões de usuários consomem mídia em três telas – computador, televisão e smartphone – e que as instituições precisam ficar atentas a esses dados, além de democratizar o acesso à informação e “esquecer a separação entre comunicação online e offline, ou estarão fadadas ao fracasso”, ressalta.

Quanto ao processo de escolha de uma instituição de ensino, a especialista informou que o estudante leva aproximadamente 2 meses pesquisando sobre a IES e que 70% deles fazem essa busca pela internet, sendo que 43% buscam vídeos sobre a faculdade no YouTube. “É preciso gerar a consolidação da marca da instituição”, concluiu a gerente que, no encontro, apresentou os cases de sucesso da Anhanguera Educacional.

 “Comunicar não basta”

Mesmo com um número expressivo de usuários nas redes sociais, não basta apenas comunicar; as instituições precisam interagir. O alerta vem do diretor de criação de agência de publicidade Full Designer, Fernando Portela. Segundo ele, os alunos precisam se identificar com as publicações e ser os primeiros a saberem sobre as tomadas de decisões, projetos e as novidades das IES. “Essa é a melhor forma de fidelizar o aluno”, ressaltou.

Fernando chamou a atenção para o fato de que os gestores de instituições de ensino devem se preocupar em estarem constantemente atualizados para continuar interagindo com um público cada vez mais crítico e independente, como a geração 3.0.

Marketing Digital e a geração 3.0

A estrutura da informação da nova geração da WEB, também conhecida como geração 3.0, consiste na organização de forma semântica dos conteúdos online. Sites e aplicações inteligentes permitem uma publicidade personalizada de acordo com cada usuário, baseada nas pesquisas e nos comportamentos dos internautas. Esta nova WEB também pode ser chamada de WEB Inteligente.

“Trata-se de uma internet cada vez mais próxima de uma inteligência artificial, que conhece a fundo o seu público e, com isso, tem mais possibilidades de prever tendências e traçar estratégias de ação”, destacou Júlio César de Castro Ferreira, consultor em Marketing Digital, Programação Neurolinguística e Comportamento 3.0, durante o encontro promovido pela ABMES.  

Júlio César realçou que toda essa conectividade e acesso a informações e comunicação em tempo real, sem precedentes na história da humanidade, resultaram em mudanças acentuadas no comportamento. “Mudou a forma como nos comunicamos, como pagamos nossas contas, como compramos, como adquirimos conhecimento, e muitas outras mudanças significativas”, informou.

O Seminário

Acompanhado presencialmente e à distância, por meio da ABMES TV (www.abmes.tv.br), mantenedores, gestores e dirigentes de IES de todo o país puderam aprofundar o conhecimento sobre o Marketing Digital como ferramenta estratégica para a comunicação institucional.  

Para Thiago Gomes, gestor financeiro da Faculdade L.S, em Brasília, o tema abordado durante o evento foi oportuno e poderá ter aplicação prática em sua instituição. “O seminário ajudou bastante na questão do entendimento para que as instituições trabalhem, por meio do Marketing Digital, a interação com seu corpo discente”, afirmou.

Os slides utilizados pelos palestrantes, os vídeos e os áudios do que foi debatido durante o evento já estão disponíveis para download. Acesse!


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Áudios

Áudio: Seminário ABMES - Marketing digital para as IES: geração 3.0 (I)

Data:06/05/2014

Descrição:Áudio da apresentação e entrevista de Júlio César de Castro Ferreira, sócio diretor da Produtora Nébadon, no seminário realizado em 6 de maio de 2014.

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Áudio: Seminário ABMES - Marketing digital para as IES: geração 3.0 (II)

Data:06/05/2014

Descrição:Áudio da apresentação de Fernando Portela, sócio fundador e diretor de criação da fullDesign Comunicação Integrada, no seminário realizado em 6 de maio de 2014.

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Áudio: Seminário ABMES - Marketing digital para as IES: geração 3.0 (III)

Data:06/05/2014

Descrição:Áudio da apresentação de Marília Martins, responsável pelo Marketing Digital da Anhanguera Educacional, no seminário realizado em 6 de maio de 2014.

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Áudio: Seminário ABMES - Marketing digital para as IES: geração 3.0 (Debate)

Data:06/05/2014

Descrição:Debate das apresentações de de Júlio César de Castro Ferreira, Fernando Portela e Marília Martins, no seminário realizado em 6 de maio de 2014.

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