Atenta às alterações que as Instituições de Ensino Superior (IES) terão que fazer, até 2018, para implementar as Novas Diretrizes Curriculares dos Cursos (DCNs) de Medicina, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) promoveu no dia 4 de agosto seminário que contou com a presença dos representantes do Conselho Nacional de Educação Arthur Roquete de Macedo e Gilberto Garcia, além de José Lucio M. Machado, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), que colaboraram com a produção do novo currículo. Na ocasião também esteve presente o diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde (DDES) do Ministério da Educação, Vinicius Ximenes, que falou sobre a importância da nova grade para a oferta de serviços médicos no Brasil.
Entre as principais mudanças no programa curricular está o estágio obrigatório no Sistema Único de Saúde (SUS), na atenção básica e no serviço de urgência e emergência. Pela resolução CES-CNE nº 3, de 20 de junho de 2014, o internato deve ter a duração mínima de dois anos, com 30% da carga horária cumprida no SUS.
Além disso, a cada dois anos os estudantes serão submetidos a avaliação obrigatória elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado será contado como parte do processo de classificação para os exames dos programas de residência médica.
De acordo com José Lúcio M. Machado, o processo de avaliação também seria ideal para conceituar as instituições de ensino, uma vez que os alunos terão que ter compromisso com a pontuação, diferentemente do que acontece com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que é obrigatório, mas não traz consequências para o aluno pelo resultado.
Os palestrantes se mostraram otimistas com o novo currículo que, segundo eles, propiciará uma formação mais prática e humanitária aos futuros médicos, resultando em qualidade na prestação do serviço.
O seminário
O encontro, que reuniu representantes de instituições de ensino de todo o país na sede da ABMES, em Brasília, também pôde ser acompanhado pela ABMES TV. No canal da Associação na internet é possível assistir a matéria resumo com os principais destaques do evento e as entrevistas exclusivas com os palestrantes.
No portal, as apresentações expostas, bem como os vídeos com a íntegra do seminário Diretrizes Curriculares de Medicina – uma nova agenda para os cursos já estão disponíveis para downloads.