A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) lançou, no dia 4 de agosto, a 28ª edição do ABMES Cadernos - “Desafios da Educação Contemporânea num Mundo Globalizado e sem Fronteiras”. Os artigos, assinados por Ronaldo Mota, chanceler acadêmico da Universidade Estácio de Sá, e João F. G. Oliveira, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), traçam um panorama do atual cenário do ensino superior e apresentam uma análise da Educação a Distância (EaD) na perspectiva de um mundo globalizado.
“Os artigos são verdadeiros alertas aos educadores e legisladores brasileiros para as enormes possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias digitais”, reflete Gabriel Mario Rodrigues, presidente da ABMES. Segundo ele, é preciso compreender que o mundo está em transição e explorar metodologias educacionais compatíveis com o novo cenário que exige cada vez mais inovação e sustentabilidade.
Para Ronaldo Mota, o conceito de inovação tem se tornado a salvação a curto e médio prazo para manter as empresas competitivas e, consequentemente, os empregos preservados e ampliados. Ele ressalta que a inovação tem sido positivamente adotada pela sociedade de forma centralizada e estratégica, gerando por si só novas demandas.
Mota e Oliveira também chamam a atenção das Instituições de Ensino Superior para a necessidade de conhecer e usar modalidades, metodologias e tecnologias contemporâneas e eficientes para tornarem-se competitivas nacional e internacionalmente. Eles sugerem ainda que “explorar as ramificações espaciais das novas tecnologias é imprescindível para a oferta de ensino de qualidade acessível a todas as classes”.
28ª edição
O lançamento do livro, na sede da Associação, em Brasília, reuniu na sessão de autógrafos com Ronaldo Mota, mantenedores, gestores e especialistas da área educacional de todo o país. O ABMES Cadernos nº 28, assim como as demais publicações da ABMES Editora, já está disponível na íntegra na seção publicações do site www.abmes.org.br.
