Detalhe

ABMES se reúne com coordenadora de Educação da campanha do presidenciável do PSDB

20/08/2014 | Por: ABMES | 1285

Seguindo a agenda de apresentar aos presidenciáveis as demandas do setor privado de ensino superior, o presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Gabriel Mario Rodrigues, se reuniu com a coordenadora de Educação da campanha do candidato Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Maria Helena Guimarães de Castro. O encontro ocorreu no comitê central do partido em São Paulo nesta segunda-feira, 18 de agosto, e teve a participação do presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu) e membro do Conselho da ABMES, Paulo Cardim.

A reunião foi pautada na apresentação do documento “Eleições 2014 – Propostas para a Educação Superior” elaborado pela ABMES com os três principais pontos identificados pela entidade como pilares para direcionar as políticas públicas que atendam melhor a educação superior particular. O primeiro deles diz respeito à representatividade e à participação do setor privado no sistema federal de ensino com estreitamento dos laços de confiança e parceria entre o poder público e as entidades particulares – tanto os grandes grupos como as pequenas e médias instituições.

O segundo tópico trata da necessidade de dar celeridade à tramitação dos processos de regulação e supervisão de cursos e instituições tendo, como foco, a revisão dos processos e fluxos burocráticos. E, por fim, o aprimoramento dos critérios, mecanismos e procedimentos de avaliação da educação superior com a percepção de coerência e justiça.

As propostas foram recebidas com atenção pela representante da campanha de Aécio Neves. Maria Helena validou as preocupações da ABMES e reforçou que algumas mudanças estão previstas no plano de governo federal do PSDB. “Entendo que é preciso verificar e rever o sistema de avaliação. O ensino superior se diversificou e o processo de avaliação precisa de adequar”, comentou. A coordenadora de Educação admitiu que se deve haver um tratamento mais coerente entre as instituições dedicadas à pesquisa e àquelas orientadas para formação profissional. “As pequenas e médias instituições são essenciais para formação de professores e, o ideal, é atender às necessidades regionais com currículos inovadores e práticos”.

Na opinião de Gabriel Rodrigues, presidente da ABMES, o comprometimento dos representantes partidários é essencial para construção de parcerias público-privadas em prol do desenvolvimento econômico do país. “As instituições particulares têm uma participação muito importante para a democratização do ensino superior no país, para formação de profissionais que atuam no mercado”, comentou.

Na oportunidade foi oficializado o convite para que Maria Helena participe do debate sobre educação com os representantes da área educacional dos demais candidatos. O encontro está marcado para 2 de setembro, às 19h, no auditório da sede da ABMES, em Brasília.

Ao longo de 2014, representantes da ABMES já estiveram reunidos com o Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Socialista Brasileiro (PSB) para apresentação de propostas semelhantes.

O encontro de membros e da ABMES com candidatos à Presidência da República já é um procedimento rotineiro desde a inauguração da associação, em 1982, que utiliza o ano eleitoral como oportunidade para promover o diálogo com representantes do governo e das entidades de ensino superior particular para apresentação de propostas para o setor e identificação dos desafios da área.