Detalhe

29ª edição do ABMES Cadernos destaca os avanços e os desafios na avaliação da educação superior

05/11/2014 | Por: ABMES | 1325

A 29ª edição do ABMES Cadernos, lançada na última terça-feira (04/11), durante seminário da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), apresenta um restrospecto histórico das experiências de avaliação da educação superior brasileira.  No artigo, o consultor educacional Celso da Costa Frauches aborda os aspectos legais e operacionais do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que completou 10 anos em abril de 2014.

Pontos positivos e negativos da operacionalização do Sinaes e da interface com os processos de regulação e supervisão desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC) foram destacados por Frauches. Ele, que faz uma análise crítica da implementação do Sinaes pelo MEC, ressalta que “é chegado o momento de analisar a avaliação desenvolvida sob a égide do Sinaes, a sua relação com a regulação e a supervisão oficial, bem como as ações paralelas à Lei, desenvolvidas pelo MEC”.

Frauches faz ainda um breve levantamento do retrospecto das tentativas de avaliação da educação superior brasileira anteriores ao Sinaes e apresenta subsídios para um diálogo amplo e transparente sobre os processos de avaliação da qualidade, da regulação e da supervisão sob responsabilidade do MEC para as instituições de educação superior (IES) integrantes do Sistema Federal de Ensino (SFE).

O Lançamento

A 29ª edição do ABMES Cadernos foi lançada durante seminário da ABMES que abordou dois importantes temas para mantenedores e gestores do ensino superior particular e para a população em geral. No primeiro painel, especialistas, mantenedores, dirigentes, professores e técnicos das IES trataram sobre o atual Cenário do mercado educacional. Na segunda etapa, representante do MEC abordaram os 10 anos do ProUni, as mudanças e as perspectivas do Programa que, desde sua criação, já possibilitou o acesso de mais de 2 milhões de estudantes no ensino superior. 

Os participantes do evento receberam gratuitamente a publicação, que também está disponível na íntegra para download no site da ABMES.

Sobre o autor

Celso da Costa Frauches – é consultor educacional da ABMES e consultor sênior do Instituto Latino-Americano de Planejamento Educacional (Ilape). Atuou por 16 anos na secretaria executiva da Associação Fluminense de Educação. Foi consultor educacional da ANUP, Euroam Consultoria e CM Consultoria.  Autor de vários livros e artigos sobre educação superior. Consultor em legislação, planejamento, organização e avaliação da educação superior