Detalhe

Morre, aos 79 anos, Marco Antônio Laffranchi, fundador da Unopar

15/07/2015 | Por: ABMES | 5700

O empresário e fundador da Universidade Norte do Paraná (Unopar), Marco Antonio Laffranchi, morreu na manhã desta quarta-feira (15), aos 79 anos.

Graduado em Medicina Física e de Reabilitação (Fisiatria) e licenciado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP), fundou e presidiu a União Norte do Paraná de Ensino, mantenedora da Universidade Norte do Paraná (Unopar). Ele foi um dos precursores do ensino superior em Londrina e esteve à frente da instituição de 1972 a 2011, quando a Unopar foi vendida para o grupo Kroton Educacional S/A. Ele ocupava atualmente o cargo de Diretor e Membro do Comitê de Recursos Financeiros e Humanos da empresa.

Sua experiência educacional de quatro décadas, a seriedade, o compromisso com a educação e a visão empresarial alçou a Unopar a um lugar de destaque no ensino a distância no país. Entre 2003 e 2011, a rede passou de um quadro de 1.800 para 145.600 alunos. O modelo criado por Laffanchi e por sua esposa, Elizabeth Laffranchi, tem sido copiado por instituições de todo o mundo.

Em 2012, Laffranchi recebeu, merecidamente, o título de cidadão honorário  da cidade de Londrina, em reconhecimento ao seu trabalho na área educacional. 

Sempre presente às reuniões e atividades da ABMES, Laffranchi contribuiu com seus conhecimentos, aconselhamentos e visão para o fortalecimento do plano institucional desta casa.

Apresentamos à sua esposa, Elizabeth Laffranchi, aos seus filhos e a todos os membros de sua família os nossos mais sinceros sentimentos e a nossa solidariedade.

Reafirmamos ainda a nossa certeza na permanência do legado da Laffranchi na educação brasileira, da qual ele foi protagonista, e de seu exemplo como homem e como profissional.

Que ele descanse em paz na sua eterna morada e que sua família receba as bênçãos e a proteção divinas para superar a dor, seguir em frente e dar continuidade à luta pela educação de jovens e adultos, como forma de reverenciar sua memória.

O velório será na Capela 3 do Cemitério Parque das Allamandas em Londrina/PR e o sepultamento está previsto para as 16h30.  Os que quiserem enviar mensagens para a família, poderão fazê-lo pelo e-mail ebl@laffranchi.com.br.

 

Gabriel Mario Rodrigues
Presidente da ABMES