Detalhe

Senado: Wilson Santiago faz sugestões para aprimorar o Prouni

12/04/2011 | Por: Agência Senado | 53

Em discurso nesta terça-feira (12) no Plenário, o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) apontou o programa Universidade para Todos (Prouni) como "uma das melhores iniciativas do governo federal na última década".

- A principal virtude do programa reside no fato de identificar e corrigir as desigualdades nas oportunidades de acesso ao ensino superior na Brasil - afirmou.

Apesar de elogiar o programa, Wilson Santiago disse acreditar que alguns pontos do ProUni merecem reparos. O senador disse perceber "certo desequilíbrio na participação das bolsas integrais", pois de 2005 a 2010 apenas 57% dos beneficiados receberam a bolsa de forma integral. Para o senador, é preciso um número maior de bolsas integrais para beneficiar ainda mais os menos favorecidos.

- Esse fenômeno vem fazendo com que das mais de um milhão de bolsas oferecidas somente 800 mil sejam aproveitadas - disse o senador.

Wilson Santiago acredita, ainda, que a oferta de bolsas do Prouni deveria levar em conta o aspecto populacional. Ele disse que o estado da Paraíba, que tem 2% da população brasileira, foi beneficiado com apenas 0,7% das bolsas do programa - o que representa menos de 8 mil bolsistas contemplados. Para o senador, é importante mudar essa situação, pois "corre-se o risco de, ao contrário do pretendido, o Prouni não estimular o desenvolvimento das regiões mais carentes". O senador disse ainda que os ajustes no programa podem "construir um Brasil melhor".

- Estamos diante de uma oportunidade de aprimorar as características que estruturam um programa tão importante para o Brasil e para os brasileiros - concluiu.